segunda-feira, 10 de maio de 2021

Atividade de História para 8ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 11 de Maio de 2021

Série: 8º A e B

Nome:

CONTEÚDO: Revolução Francesa

OBJETIVO: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. 

Data de entrega: 11-05-2021

Instrumento avaliativo de História referente ao 2º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível                               

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

Revolução Francesa 

Revolução Francesa foi um marco histórico importante. Por esse motivo, o ENEM coloca frequentemente essa matéria na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, então revisar e fazer questões vai te preparar ainda mais.

São questões de vestibular sobre a Revolução Francesa e ajudam os alunos do ensino médio.

A Revolução Francesa teve seu início no ano de 1789 no dia 17 de junho, motivada pela burguesia e com uma participação importante dos camponeses e trabalhadores. No dia 14 de julho de 1789, Paris sofreu mudanças marcantes no governo francês, após a massa urbana tomar a prisão da Bastilha.

Para responder aos exercícios sobre a Revolução Francesa é importante saber qual era o contexto histórico da França no final do século XVIII.

França era considerado um país agrário, inspirado na produção do modelo feudal. O governo era absolutista, ou seja, o poder da economia, da justiça, da política, da religião era designada ao rei.

Naquela época o rei da França era Luís XVI, sendo acusado pela burguesia e por uma parte da nobreza de arruinar a economia francesa. Por conta de tanta insatisfação, o povo queria acabar com o seu poder.

A Inglaterra era considerada uma grande inimiga da França. Isso que causou ainda mais insatisfação para a população francesa, uma vez que a Inglaterra estava passando por um momento histórico: a Revolução Industrial.

A Revolução Francesa pode ser dividida em três partes:

·         Monarquia Constitucional (1789-1792);

·         Convenção (1792-1794);

·         Diretório (1794-1799).

A causa da Revolução Francesa foi, principalmente, a insatisfação com a economia. A burguesia estava preocupada com o desenvolvimento da indústria, queriam mais liberdade de comércio internacional, desejando a implementação do liberalismo econômico e outras exigências. Lembre-se disso ao responder as questões sobre a revolução francesa.


A sociedade francesa era hierarquizada. O clero estava posicionado no topa da pirâmide, ou seja, o primeiro estado.

A seguir, a nobreza, formada pelo rei e sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres. Eles formavam o segundo estado.

Já a base era constituída pelo terceiro estado, formado pelos trabalhadores, camponeses e a burguesia.

O terceiro estado sustentava toda a sociedade francesa, com trabalho e pagamentos de impostos.

A Revolução Francesa espalhou no mundo os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (Esse lema é o mais famoso dentre as questões sobre Revolução Francesa).

Porém, foram aproximadamente 18.000 assassinatos em 10 anos e as decapitações eram realizadas em praça pública, sem nenhum mistério.

                   Atividade Avaliativa

- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na criatividade de vocês;

ATENÇÃO

- O mapa pode ser feito à mão, ou digital.

- O mapa deve ser enviado para o privado da professora.

-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche.

-Não esqueça de colocar o nome 

-Use cores e desenhos

-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.

-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche