segunda-feira, 10 de maio de 2021

Atividade de História para 7ª A e B

 

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 11 de Maio de 2021

Série: 7 º A e B

Nome: 

CONTEÚDO: Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais:

OBJETIVO: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

Data de entrega: 11-05-2021 

Instrumento avaliativo de História referente ao 2º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

 

                               Renascimento

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.

Muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses que patrocinavam os artistas e filósofos) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.

Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

Características Principais

Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras

Michelangelo 1475-1564†

Destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.

Obras principais:

Davi

Pietá

Moisés

Pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).

Rafael Sânzio 1483-1520†

Pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

Obras principais:

A Transfiguração

Escola de Atenas.

Escola de Atenas

 Leonardo da Vinci 1452-1519†

Pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc.

Obras principais:

Mona Lisa

Última Ceia.

Última Ceia

Sandro Botticelli 1445-1510†

Pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos.

Obras principais:

O nascimento de Vênus

Primavera

O Nascimento de Vênus

O Renascimento em outras regiões da Europa

Espanha

Na literatura podemos destacar o escritor Miguel de Cervantes, autor da conhecida obra Dom Quixote de la Mancha.

Dom Quixote – Miguel de Cervantes

Inglaterra

William Shakespeare

Foi o grande destaque da literatura inglesa renascentista. Considerado também um dos maiores escritores de todos os tempos, é autor de muitas obras famosas como, por exemplo:

Romeu e Julieta

O Mercador de Veneza

O Rei Lear

Macbeth

Renascimento Científico

Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia de dois astrônomos:

Nicolau Copérnico

O polonês Nicolau Copérnico, defendeu a revolucionária ideia do heliocentrismo (teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema solar). Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.

Nesta mesma área temos o italiano:

Galileu Galilei 

Desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a ideia de que a Terra girava em torno do Sol.

Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava esta ideia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir suas ideias para fugir da fogueira.

Johannes Gutenberg

A invenção da prensa móvel, feita pelo inventor alemão Gutenberg em 1439, revolucionou o sistema de produção de livros no século XV.

Com este sistema, que substituiu o método manuscrito, os livros passaram a ser feitos de forma mais rápida e barata. A invenção foi de extrema importância para o aumento da circulação de conhecimentos e ideias no Renascimento.

 

                   Atividade Avaliativa

- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na criatividade de vocês;

ATENÇÃO

- O mapa pode ser feito à mão, ou digital.

- O mapa deve ser enviado para o privado da professora.

-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche.

-Não esqueça de colocar o nome 

-Use cores e desenhos

-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.

-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche