Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 11 de Maio de 2021
Série: 7 º A e B
Nome:
CONTEÚDO: Humanismos: uma nova
visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais:
OBJETIVO: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Data de entrega: 11-05-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 2º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
Renascimento
Durante os séculos
XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse
período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
Muitos comerciantes
europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de
condições financeiras para investir na produção artística de escultores,
pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os governantes
europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e
intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo
fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses que patrocinavam
os artistas e filósofos) se tornassem mais populares entre as
populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias
nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.
Foi na Península
Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma
grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por
exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo
movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser
conhecida como o berço do Renascimento.
Características
Principais
Valorização da cultura greco-romana.
Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão
completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
As qualidades mais
valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom
artístico;
Enquanto na Idade
Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo),
nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
A razão e
a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O
homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos
experimentais e de observação da natureza e universo.
Principais
representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras
Michelangelo ✰1475-1564†
Destacou-se em
arquitetura, pintura e escultura.
Obras principais:
Davi
Pietá
Moisés
Pinturas da Capela
Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
Rafael Sânzio ✰1483-1520†
Pintou várias
madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
Obras principais:
A Transfiguração
Escola de Atenas.
Escola de Atenas
Leonardo da Vinci ✰1452-1519†
Pintor, escultor,
cientista, engenheiro, físico, escritor, etc.
Obras principais:
Mona Lisa
Última Ceia.
Última Ceia
Sandro
Botticelli ✰1445-1510†
Pintor italiano,
abordou temas mitológicos e religiosos.
Obras principais:
O nascimento de
Vênus
Primavera
O Nascimento de
Vênus
O Renascimento em
outras regiões da Europa
Espanha
Na literatura
podemos destacar o escritor Miguel
de Cervantes, autor da
conhecida obra Dom Quixote de la Mancha.
Dom Quixote –
Miguel de Cervantes
Inglaterra
Foi o grande
destaque da literatura inglesa renascentista. Considerado também um dos maiores
escritores de todos os tempos, é autor de muitas obras famosas como, por exemplo:
Romeu e Julieta
O Mercador de
Veneza
O Rei Lear
Macbeth
Renascimento
Científico
Na área científica
podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia de dois astrônomos:
O polonês Nicolau
Copérnico, defendeu a revolucionária ideia do heliocentrismo (teoria que defendia
que o Sol estava no centro do sistema solar). Copérnico também estudou os
movimentos das estrelas.
Nesta mesma área
temos o italiano:
Desenvolveu
instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo
celeste. Este cientista também defendeu a ideia de que a Terra girava em torno
do Sol.
Este motivo fez com
que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava
esta ideia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir suas ideias para
fugir da fogueira.
Johannes
Gutenberg
A invenção da
prensa móvel, feita pelo inventor alemão Gutenberg em 1439, revolucionou o sistema de
produção de livros no século XV.
Com este sistema,
que substituiu o método manuscrito, os livros passaram a ser feitos de forma
mais rápida e barata. A invenção foi de extrema importância para o aumento da
circulação de conhecimentos e ideias no Renascimento.
Atividade Avaliativa
- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental
descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a
criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na
criatividade de vocês;
ATENÇÃO
- O mapa pode ser feito à mão, ou digital.
- O mapa deve ser enviado para o privado da professora.
-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche.
-Não esqueça de colocar o nome
-Use cores e desenhos
-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.
-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche