Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 6ª Ano A. Matutino.
Lucas Eugênio 6ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 19/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Ensino Religioso- referente ao 2ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.
OBJETO
DO CONHECIMENTO
Princípios éticos e valores religiosos
OBJETIVO
DE AULA
Compreender que a amizade é um valor importante que contribui para uma melhor qualidade de vida.
HABILIDADE
BNCC
(EF07ER06) Identificar princípios
éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como
podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais
Amizade: sinal de vida em mim, no outro, em nó
HISTÓRIA REAL
Durante a guerra do
Vietnã, uma granada explodira perto de um orfanato e muitas crianças ficaram
feridas. Dentre elas, uma menina de aproximadamente nove anos fora levada às
pressas ao hospital, pois perdera muito sangue e sofrera traumatismos. Foram
feitos testes em toda a equipe médica americana, mas o tipo sanguíneo de
ninguém era compatível com o da garota. Os médicos, tentando de toda forma
salvar a menina, chamaram toda a população local, contaram o ocorrido entre
gestos e palavras, a fim de conseguir um doador. Depois de um momento de
silêncio, viu-se um braço levantar-se. Era um garoto de aproximadamente 12
anos. Os médicos o levaram às pressas para o hospital, terminaram os preparativos
e iniciaram a transfusão.
O
garoto sentiu a agulha silenciosamente, mas, passado algum tempo, deixou
escapar um soluço e tapou o rosto com a mão. O médico perguntou se estava
doendo e ele apenas balançou a cabeça demonstrando que não. Os soluços aumentaram
e o médico, preocupado, chamou uma enfermeira vietnamita para tentar saber o
que acontecia com o garoto. Após algumas palavras e carinhos, a enfermeira
voltou sorrindo e disse ao médico que ele estava com medo.
-
Medo de quê? – Perguntou o médico.
-
Medo de morrer. Ele não havia entendido o que estava acontecendo. Pensou que
seu sangue passaria todo para a menina e que ele morreria.
-
Então, por que ele se ofereceu para a transfusão?
- Eu
lhe perguntei a mesma coisa. Ele me olhou com um brilho diferente e disse:
- Porque ela é minha amiga.
(PaulaMiranda, 2002)
REFLEXÃO
É
difícil dizer alguma coisa sobre algo tão maravilhoso que se vive, se sente e
se experimenta; pô-lo em palavras é quase impossível. Só se aprende mesmo o que
é amizade vivendo. Amizade significa criar laços. É uma fonte que não retém a
água para si (seria poço se o fizesse), mas a dá espontaneamente. O amigo
também vai ao encontro de quem precisa e não espera que venham até ele. É
renovação para quem dá e para quem recebe. É a descoberta de corações.
No
início, o nome do outro não é nada para nós. A vida dele, seus gestos, suas
preferências, sua história. Mas, aos poucos, nosso egoísmo cai, o coração se
abre e há o encontro dos corações, com inexplicável sensação. Nossa vida muda.
Tornamo-nos felizes.
O QUE NOS FAZ A AMIZADE?
Dá novo sentido à vida. Quando tudo nos parece enfadonho, a presença do amigo quebra a solidão. Cresce a alegria de viver. A amizade torna a vida dos homens infinitamente mais bela e fecunda. É ânimo novo para a luta. Quando nos pegam a fossa e o desânimo nada melhor que a compreensão de um amigo. Ela [amizade] nos torna solidários. A amizade é um partilhar de vida: preocupações, alegrias, tristezas, sucessos, fracassos. Por essa razão, torna-nos responsáveis.
A amizade quebra a solidão. “Se tu vens às quatro da tarde, desde às três já
sou feliz” (Exupéry). Ela faz crescer! São vidas que se transformam, ideais que
se renovam, entusiasmo que volta, caminho que se abre.
ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1.
Sobre a história de hoje, por que o garoto demonstrou grande bravura e amizade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Você seria capaz de renunciar algo em benefício do outro? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Você tem amigos (as) que os (as) considera como uma verdadeira amizade? Por
quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Que sentimentos podem ser adquiridos pela verdadeira amizade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BONS ESTUDOS!!!!!!!