segunda-feira, 17 de maio de 2021

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7º "A" e "B" - REVISÃO DE CONTEÚDO 1º CICLO

 

Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 18 de maio de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza       Coordenadora: Ieda Martins Cananéia

Professora: Denísia Maria de Menezes          Série: 7ª Ano “A” e “B”

Aluno (a):_____________________________________________________ 

Conteúdo: Termodinâmica.

Objetivo: Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de maquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Data de entrega: (até as 22:30 da data de hoje)

Instrução para realização da atividade:

→ Leia com atenção;

→ Não é preciso copiar o texto, ele é somente para auxiliar à responder o questionário;

→ Copiar de caneta somente as questões propostas;

→ Responder corretamente e usar lápis;

→ Dúvidas chamar via whatsApp no privado.

→ Enviar as atividades prontas para verificação do aprendizado.

→ Assista ao vídeo explicativo.

https://youtu.be/vN1SRqgERvo  


 

REVISÃO SOBRE O CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA 1º CICLO.

ESCALAS TERMOMÉTRICAS

As escalas termométricas mais comuns são as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. A conversão entre elas é possível por meio de fórmulas específicas.

As escalas termométricas são usadas para representar a temperatura em diferentes unidades. Toda escala termométrica apresenta dois pontos fixos que são definidos a partir de alguma propriedade física de alguma substância que possa ser facilmente observada quando o corpo é submetido às mesmas condições.




 

 

 

 

 

 

TROCAS DE CALOR

Descubra por que as coisas frias ficam quentes e as quentes ficam frias lendo este texto sobre trocas de calor.

Você já deve ter reparado que se você deixar o seu leite quente em cima da mesa, depois de um tempo, ele ficará morno. Por outro lado, se você deixar um copo de refrigerante gelado em repouso, ele ficará quente, não é mesmo?! Por que será que isso acontece? Por que as coisas frias ficam quentes e as quentes ficam frias?

Bem, as mudanças de temperatura, o calor e o frio são fenômenos do nosso dia a dia estudados por uma ciência conhecida como Termodinâmica. Essa palavra vem da língua grega e, se a dividirmos, teremos o seguinte:

Termo significa “calor”

dinâmica significa “movimento”

Então, de forma bem simples, a Termodinâmica estuda o “movimento do calor”.

O leite e o refrigerante são formados de moléculas, que são pequenas partículas. Como mostra a figura a seguir, essas moléculas ficam constantemente se movimentando, indo de um lado para o outro. As moléculas em movimento mostradas abaixo são as da água:

e elas estão frias, isso quer dizer que elas têm pouca energia e, por isso, movimentam-se bem devagar. Porém, se essas moléculas ganharem energia, ficarão quentes, isto é, com uma temperatura mais elevada, e começarão a movimentar-se bem rápido.

O ar em nossa volta também é formado de moléculas, como as moléculas de gás nitrogênio (N2) e as de gás oxigênio (O2).

 

Então, o que acontece é que as moléculas do líquido entram em contato com as moléculas do ar. Quando essas moléculas colidem (batem de frente umas com as outras), as que estão mais rápidas (líquido quente) perdem energia e começam a movimentar-se mais devagar, enquanto as moléculas que estavam lentas ganham energia e ficam mais rápidas.

A energia é transferida do líquido quente para o ar. Se o líquido estiver frio, como um refrigerante gelado, ocorrerá o processo contrário, a energia será transferida do ar para o líquido frio. Esses processos são conhecidos como trocas de calor.

Calor é uma forma de energia, chamada de energia térmica, que se transfere de um sistema com temperatura maior para um sistema de temperatura menor.

Essa troca de calor ocorre primeiro entre as moléculas da superfície do líquido e depois atinge as que estão abaixo delas. Esse processo ocorre até que os dois (o líquido e o ar) atinjam um estado de mesma energia, que é chamado de equilíbrio térmico.

Em outras palavras, o resultado é que, com o tempo, todas as moléculas movimentar-se-ão com a mesma velocidade, ou seja, o líquido ficará com a mesma temperatura que o ar que o rodeia.

Isso também explica por que o leite quente esfria mais rápido quando o assopramos. Ao assoprar o leite, estamos aumentando a quantidade de moléculas de ar que colidirão com as moléculas do leite. Assim, ocorrem mais trocas de calor do que se o leite estivesse paradinho e somente as suas moléculas da superfície entrassem em contato com as moléculas do ar.










ATIVIDADES PROPOSTA DE ACORDO COM O QUE FOI ESTUDADO.

Questão 01. Leia o texto e use- o para responder as alternativas “1.1” e “1.2”.

Como funciona o termômetro?

 Um dia, você acorda se sentindo meio quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito: usar o termômetro. Mas, como será que ele funciona?

Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta. [...]


FIGUEIRA, Mara. CHC, Rio de Janeiro, n. 165, jan./fev. 2006.

 1.1) Qual é a finalidade do texto?

________________________________________________________________________.

1.2) “Um dia, você acorda se sentindo meio quente [...]”. Assinale a alternativa em que a concordância nominal foi feita de forma incorreta, segundo a norma culta:

 a) Naquele dia, a temperatura de seu corpo estava meio alta.

b) Não sentia ânimo para nada, pois o seu corpo estava meio mole.

c) Estava com febre. Por isso, ela se sentia meia indisposta.

d) Não consegui aferir a temperatura de meu filho, visto que o termômetro está meio desregulado. 

 Questão 02. Leia a história em quadrinhos.

 

a) Por que será que o Cascão quase se jogou na água? Anote suas conclusões no caderno.

______________________________________________________________________________________________________________________________.

Questão 03. A lã é um material muito usado na confecção de agasalhos por ser um isolante térmico. Assim, a pessoa que utiliza o agasalho de lã permanece protegido do frio, mesmo quando a temperatura se encontra muito baixa. Além da lã outros tecidos podem - se usadas na produção de agasalhos, pois possuem o mesmo modo de ação. Os agasalhos são capazes de aquecer os indivíduos em baixa temperatura, porque eles:


a) ajudam o hipotálamo a regular a temperatura do frio.

b) impedem a passagem de frio para o interior do corpo.

c) produzem o calor que mantem o corpo bem aquecido.

d) reduzem a perda de calor do corpo para o ambiente.

 Questão 04. Em nossas casas, geralmente são usados piso de madeira ou de borracha em quartos e piso cerâmico na cozinha. Por que sentimos o piso cerâmico mais gelado?

a) Porque o piso de cerâmica está mais quente do que o piso de madeira, por isso a sensação de mais frio no piso cerâmico.

b) Porque o piso de cerâmica está mais gelado do que o piso de madeira, por isso a sensação de mais frio no piso cerâmico.

c) Porque o piso de cerâmica no quarto dá um tom menos elegante.

d) Porque o piso de madeira troca menos calor com os nossos pés, causando-nos menos sensação de frio.

e) Porque o piso de cerâmica tem mais área de contato com o pé, por isso troca mais calor, causando sensação de frio.

 Questão 05. Com base na charge e nos conceitos da termodinâmica, é correto afirmar que as luvas de amianto são utilizadas porque a condutividade térmica.


 

 

a) da cuia de cristal é menor que a do líquido.

b) da cuia de cristal e a do amianto são iguais.

c) do amianto é menor que a da cuia de cristal.

d) do amianto é maior que a da cuia de cristal.

e) do amianto é maior que a do líquido.