quarta-feira, 5 de maio de 2021

Atividade de Educação Física - 8°A e B

Atividade de Educação Física referente ao 2°Bimestre de 2021

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

Série: 8° A e B       Turno: Matutino e Vespertino

Aluno (a):__________________________________________________

 Data da entrega: 06/05/2021

Tema/Objeto do Conhecimento: Esportes/ Conceito e Valores.

(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre. 


História do Esporte moderno e contemporâneo


Em suma, os esportes que conhecemos nos dias atuais possuem fortes influências nos princípios e configurações do processo de esportivização dos jogos populares que ocorriam na Inglaterra no século XVIII. Nesse período, um educador chamado Thomas Arnold, ao dirigir o colégio Rugby, na Inglaterra (1828-1842), incorporou atividades físicas praticadas pela burguesia e aristocracia inglesa ao processo educativo. Nesse processo, Arnold oportunizou aos seus alunos dirigir jogos vivenciados nas aulas, construindo regras e códigos próprios. Essas práticas se expandiram pela Inglaterra e com o passar do tempo foram criadas ligas e clubes esportivos, principalmente por ex-alunos de escolas públicas que possuíam a finalidade de regular e normalizar as práticas. Com o passar do tempo, muitos países da Europa começaram a observar e a incorporar tais atividades, criando assim o que entendemos hoje como esporte moderno. Se antes o esporte era restrito apenas a uma parcela da população, ao longo do século XX se tornou acessível às massas. Além do aumento das possibilidades de prática, passou a sofrer um processo de mercantilização, adquirindo status de espetáculo, seja para uso político ou comercial e nessa perspectiva surge o esporte contemporâneo, uma evolução do esporte moderno. O conceito de esporte sempre esteve ligado à competição e alto rendimento, às práticas corporais institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais, instruídas por federações. Já em 1964 o inglês Philiph Noel-Baker assinou o manifesto do esporte; esse documento reconheceu pela primeira vez outras manifestações esportivas além do esporte de rendimento, admitindo a existência do esporte escolar e de um esporte do homem comum. Mas foi em 1978 que o esporte ampliou o seu conceito, com a publicação pela UNESCO com a carta internacional de Educação Física e Esporte, que em seu primeiro artigo estabelecia que a atividade física ou prática esportiva era um direito de todos/as, assim como a educação e a saúde. Após a publicação desse documento o mundo passa a aceitar um novo conceito de esporte, o que possibilitou até a inclusão do tema em textos constitucionais, como aconteceu aqui no Brasil; na Constituição de 1988, o artigo 217 diz que: “É dever do estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um…” Assim, o esporte pode ser entendido pela suas três manifestações: o esporte-educação, o esporte-lazer e o esporte de desempenho, representando assim as dimensões sociais do esporte.

 

Após ler o texto, responda às seguintes questões:

A) Como surgiu o esporte moderno?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) Ao longo do Século XX, o esporte sofreu algumas transformações; quais foram as principais e como ele passa a ser chamado?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C)Quais jogos você pratica ou conhece? E quais esportes você pratica ou conhece?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D) Em que conceito de esporte sempre esteve ligado?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E) O esporte pode ser entendido pela suas três manifestações quais são?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________