Atividade de
Educação Física referente ao 2°Bimestre de 2021
Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 8° A e
B Turno:
Matutino e Vespertino
Aluno (a):__________________________________________________
Data da entrega: 06/05/2021
Tema/Objeto do Conhecimento:
Esportes/ Conceito e Valores.
(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.
História do Esporte moderno e
contemporâneo
Em suma, os
esportes que conhecemos nos dias atuais possuem fortes influências nos
princípios e configurações do processo de esportivização dos jogos populares
que ocorriam na Inglaterra no século XVIII. Nesse período, um educador chamado
Thomas Arnold, ao dirigir o colégio Rugby, na Inglaterra (1828-1842),
incorporou atividades físicas praticadas pela burguesia e aristocracia inglesa
ao processo educativo. Nesse processo, Arnold oportunizou aos seus alunos
dirigir jogos vivenciados nas aulas, construindo regras e códigos próprios.
Essas práticas se expandiram pela Inglaterra e com o passar do tempo foram
criadas ligas e clubes esportivos, principalmente por ex-alunos de escolas
públicas que possuíam a finalidade de regular e normalizar as práticas. Com o
passar do tempo, muitos países da Europa começaram a observar e a incorporar tais
atividades, criando assim o que entendemos hoje como esporte moderno. Se antes
o esporte era restrito apenas a uma parcela da população, ao longo do século XX
se tornou acessível às massas. Além do aumento das possibilidades de prática,
passou a sofrer um processo de mercantilização, adquirindo status de
espetáculo, seja para uso político ou comercial e nessa perspectiva surge o
esporte contemporâneo, uma evolução do esporte moderno. O conceito de esporte
sempre esteve ligado à competição e alto rendimento, às práticas corporais
institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais, instruídas
por federações. Já em 1964 o inglês Philiph Noel-Baker assinou o manifesto do
esporte; esse documento reconheceu pela primeira vez outras manifestações
esportivas além do esporte de rendimento, admitindo a existência do esporte
escolar e de um esporte do homem comum. Mas foi em 1978 que o esporte ampliou o
seu conceito, com a publicação pela UNESCO com a carta internacional de
Educação Física e Esporte, que em seu primeiro artigo estabelecia que a
atividade física ou prática esportiva era um direito de todos/as, assim como a
educação e a saúde. Após a publicação desse documento o mundo passa a aceitar
um novo conceito de esporte, o que possibilitou até a inclusão do tema em
textos constitucionais, como aconteceu aqui no Brasil; na Constituição de 1988,
o artigo 217 diz que: “É dever do estado fomentar práticas desportivas formais
e não formais, como direito de cada um…” Assim, o esporte pode ser entendido
pela suas três manifestações: o esporte-educação, o esporte-lazer e o esporte
de desempenho, representando assim as dimensões sociais do esporte.
Após ler o texto, responda às seguintes questões:
A) Como surgiu
o esporte moderno?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Ao longo do
Século XX, o esporte sofreu algumas transformações; quais foram as principais e
como ele passa a ser chamado?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C)Quais jogos
você pratica ou conhece? E quais esportes você pratica ou conhece?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Em que conceito de esporte sempre esteve
ligado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E) O esporte pode ser entendido pela suas
três manifestações quais são?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________