quinta-feira, 6 de maio de 2021

Atividade de Arte - 8°Ano A e B.

  Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            7ª Ano A. Matutino. 

Pabliny    Ribeiro Souto                                           7ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 10/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Arte- referente ao 2ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.

4. Use o dicionário.        

 (EF07AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.                                      
                                 DANÇA

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos,de forma individual ou coletiva.
             Um pouquinho da História da dança 
Antes de desenvolver a linguagem oral, o homem utilizava a linguagem gestual para se comunicar, festejar e principalmente cultuar seus deuses por meio da dança. Em algumas cavernas do período Paleolítico é possível encontrar de pessoas dançando, possivelmente em referência a culto místicos.Na História Antiga, povos do Egito, Mesopotâmia, Roma e Grécia foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística. No Egito dançava-se em homenagem aos deuses, enquanto na Grécia a dança era uma forma de expressar seus mitos.
Com o passar do tempo a dança foi ganhando outros sentidos. Na Grécia Clássica, a dança estava relacionada aos jogos olímpicos e no Império Romano, qualquer dança que não estivesse vinculada à Igreja foi proibida. Somente no Renascimento, a dança ressurgiu de forma pomposa e apreciada pela nobreza.
No século XV surgiu o balé nas cortes italianas, originários dos grandes bailes de rua ficou conhecido como balletto. No século XVII, o balé saiu dos grandes salões e passou a ocupar os palcos, surgindo assim os primeiros espetáculos de dança. Com o passar do tempo a dança foi ganhando outros sentidos. Na Grécia Clássica, a dança estava relacionada aos jogos olímpicos e no Império Romano, qualquer dança que não estivesse vinculada à Igreja foi proibida. Somente no Renascimento, a dança ressurgiu de forma pomposa e apreciada pela nobreza. 
IDADE MÉDIA Nesse período a dança sofreu um retrocesso. Pelo fato de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou sendo praticada pelos camponeses.No século XV surgiu o balé nas cortes italianas, originários dos grandes bailes de rua ficou conhecido como balletto. No século XVII, o balé saiu dos grandes salões e passou a ocupar os palcos, surgindo assim os primeiros espetáculos de dança.

                           DANÇA CLÁSSICA
O ballet é conhecido por sua beleza, leveza e graciosidade, que combina dança, música, cenários e conta histórias, por meio dos bailarinos. Ele exige muita dedicação e concentração por parte dos bailarinos, que executam movimentos com precisão, coordenação e graciosidade, demonstrando flexibilidade e elasticidade.

Os figurinos utilizados pelos bailarinos permitem que seus movimentos sejam percebidos e apreciados com maior detalhamento. As sapatilhas têm sola flexível e pontas com proteções, permitindo que a bailarina possa equilibrar o peso do corpo na ponta dos pés.
Exemplos de obras brasileiras de ballet: 
• Uirapuru. 
• O garatuja. 
• O descobrimento do Brasil. 
• Maracatu de Chico Rei. 
• Salamanca do Jarau. 
Exemplos de obras clássicas do ballet internacional: 
• A Bela Adormecida. 
• Sonhos de uma noite de verão. 
• O Quebra-Nozes.
 • O lago dos cisnes.

               ATIVIDADES
1- O que dança?______________________________________________________________________________________________________________
2-Na História Antiga, quais foram  os primeiros povos a adotar a dança como expressão artística.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Complete:
No Egito dançava-se em homenagem aos____________________ enquanto na Grécia a dança era uma forma de_______________________________.

4-Quando e onde surgiu o balé?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Dê exemplos de obras brasileiras de ballet. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                     BONS ESTUDOS!!!!!!!!!!!!!!!