segunda-feira, 12 de abril de 2021

Matemática 6° Ano A e B

Disciplina

Série

Data

Matemática

6º Ano A e B

13-04-2021

Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0    13/04/2021  

Aluna(o): ___________________________________________________

Professor: Lucas Eugênio

Fração

Fração é a representação de uma parte de algo inteiro, como ocorre com as maçãs mostradas na figura a seguir. Assim, podemos dizer que a fração representa uma quantidade, isto é, uma forma numérica. Sendo essa então um número, é possível considerar as operações básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

O conjunto numérico no qual as frações estão contidas é chamado de conjunto dos números racionais, que é representado geralmente da seguinte maneira:

Como representar uma fração

Exemplificando frações com maçãs.

Representar uma fração é bem simples, o denominador indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes que consideramos.

- Exemplo

Perceba que, no exemplo 1, o hexágono foi divido em seis partes iguais, ou seja, cada parte equivale a um sexto do total.

Fração equivalente

Dizemos que duas ou mais frações são equivalentes quando elas representam a mesma quantidade. Para o processo de verificação entre duas ou mais frações a fim de determinar se elas são ou não equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um número diferente de 0.

Quando aplicamos a operação de divisão no numerador e no denominador, o processo é denominado simplificação.

- Exemplo  

Vamos determinar as frações equivalentes de 1 sobre 2, 1/2



Perceba que multiplicamos tanto o numerador quanto denominador pelo mesmo número sempre. A cada passo, ambos são multiplicados por 3, 5 e 2. Podemos escolher qualquer número para multiplicar ou dividir, assim, encontramos sempre uma nova fração equivalente.

Perceba que quando pegamos duas partes da circunferência que foi dividida em quatro equivale a pegar a metade de toda a circunferência.

Ou seja:


Atividades

01.  Determine qual das imagens abaixo não representa uma fração equivalente a:

2
8



02. Observe a figura: 



a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?

b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?

 c) A parte pintada representa que fração do retângulo?


03. Em uma fração, o numerador é 5 e o denominador é 6.

a) Em quantas partes o todo foi dividido?

b) Quantas partes do todo foram consideradas?

 

04.Desenhe dois retângulos de mesmo tamanho. Pinte 1/3 de um deles e 1/4 do outro. Qual a maior

fração: 1/3 ou 1/4?