Disciplina |
Série |
Data |
Matemática |
6º Ano A e B |
13-04-2021 |
Colégio Estadual Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0 13/04/2021
Aluna(o): ___________________________________________________
Professor: Lucas Eugênio
Fração
Fração é a representação de uma parte de algo inteiro, como ocorre com as maçãs mostradas na figura a seguir. Assim, podemos dizer que a fração representa uma quantidade, isto é, uma forma numérica. Sendo essa então um número, é possível considerar as operações básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
O conjunto numérico no qual as frações estão contidas é chamado de conjunto dos números racionais, que é representado geralmente da seguinte maneira:
Como representar
uma fração
Representar uma fração é bem simples, o denominador indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes que consideramos.
- Exemplo
Perceba que, no exemplo 1, o hexágono foi divido em seis partes iguais, ou seja, cada parte equivale a um sexto do total.
Fração equivalente
Dizemos que duas ou mais frações são equivalentes quando elas representam a mesma quantidade. Para o processo de verificação entre duas ou mais frações a fim de determinar se elas são ou não equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um número diferente de 0.
Quando aplicamos a operação de divisão no numerador e no denominador, o processo é denominado simplificação.
- Exemplo
Vamos
determinar as frações equivalentes de 1
sobre 2, 1/2
Perceba que multiplicamos tanto o numerador quanto denominador pelo mesmo número sempre. A cada passo, ambos são multiplicados por 3, 5 e 2. Podemos escolher qualquer número para multiplicar ou dividir, assim, encontramos sempre uma nova fração equivalente.
Perceba que quando pegamos duas partes da circunferência que foi dividida em quatro equivale a pegar a metade de toda a circunferência.
Ou seja:
Atividades
01. Determine qual das imagens abaixo não representa uma fração equivalente a:
2
8
02. Observe a figura:
a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?
b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?
03. Em uma fração, o numerador é 5 e o denominador é 6.
a) Em quantas partes o todo foi dividido?
b) Quantas partes do todo foram consideradas?
04.Desenhe dois retângulos de mesmo tamanho. Pinte 1/3 de um deles e 1/4 do outro. Qual a maior
fração: 1/3 ou 1/4?