quarta-feira, 14 de abril de 2021

Ciências 6 A e B

 

 Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 14 de abril de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza   Coordenadora: Ieda Martins Cananéia

Professora: Luana R. da Silva Freitas          Série: 6ª Ano A e B

Aluno (a):_____________________________________________________ 

Recuperação de Ciências

(Não precisa devolver esta atividade.  E apenas para estudo )

Atividade de Ciências referente ao 1ª Ciclo de 2021

Por que existe o dia?
E a noite?

O movimento que determina a escuridão da noite e o clarão do dia dura cerca de 24 horas e é chamado de rotação. Acontece quando a Terra gira em torno do seu próprio eixo, que é ligeiramente inclinado. Observe a imagem.

Portanto, quando uma parte do planeta é iluminada pelo Sol, caracterizando período do dia, o outro lado não recebe sua luz, caracterizando a noite. Observe a imagem.



A rotação não é o único movimento realizado pelo planeta Terra. Existe outro, que leva mais tempo (cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos), chamado de translação. É esse movimento que determina o início e fim de um ano, como também as estações do ano.

Você sabe por que existem as estações do ano?

Como o eixo de rotação da Terra possui uma inclinação em relação ao plano de seu movimento ao redor do Sol, qualquer que seja a posição da Terra em sua órbita, o eixo de inclinação aponta sempre para a mesma direção, observe a imagem.




Perceba que devido a essa inclinação, à medida que o planeta faz o movimento de translação, algumas regiões da Terra recebem mais luz ou não, dependendo da posição em que ela se encontra nos diferentes períodos, caracterizando assim, as estações do ano. Observe, a seguir, as características de cada uma:

Primavera

·         Sucede o inverno e antecede o verão

·         Temperaturas amenas e agradáveis

·         Aumento gradual das chuvas

·         Ocorre reflorescimento da flora terrestre

Verão

·         Sucede a primavera e antecede o outono

·         Altas temperaturas e altos índices pluviométricos

·         Dias mais longos que as noites

·         Hemisfério norte: verão boreal; hemisfério sul: verão austral

Outono

·         Sucede o verão e antecede o inverno

·         Temperatura diminui gradativamente

·         As folhas das árvores tendem a cair, apresentando tons amarelados, indicando transição de estações

Inverno

·         Sucede o outono e antecede a primavera

·         Queda nas temperaturas em algumas regiões distantes da linha do Equador, e aumento na temperatura em algumas regiões, como no Brasil

·         Noites mais longas e dias mais curtos

·         Em algumas regiões, ocorrem geadas e nevascas

Atividade para estudo

1.    O movimento realizado pelo planeta Terra em torno de si mesmo e que dura aproximadamente 24 horas é chamado de:

 

a) rotação.

b) translação.

c) mutação.

d) transformação.

e) redução.

 

2.    O movimento realizado pelo planeta Terra em torno do Sol, com duração aproximada de 365 dias e 5 horas, é chamado de:

 

a) rotação.

b) translação.

c) nutação.

d) periélio.

e) afélio.

 

3. Qual é a principal consequência do movimento de rotação da Terra?

a) Elevação das temperaturas.

b) Aumento do nível do mar.

c) Divisão climática da Terra.

d) Mudança das estações do ano.

e) Sucessão dos dias e das noites.

 

4. Quais são as duas principais consequências atreladas ao movimento de translação da Terra?

a) Aumento da temperatura e do nível dos oceanos.

b) Sucessão dos anos e ocorrência das estações do ano.

c) Ocorrência do tempo atmosférico e o movimento da Lua.

d) Divisão dos fusos horários e dos dias e das noites.

e) Redução da iluminação solar e dos dias terrestres.

 

5. O _______________________ é adotado pelos países do globo para definição da divisão das horas terrestres. A sua adoção está relacionada à esfericidade e ao movimento de rotação da Terra.

Qual o termo que completa corretamente a lacuna acima?

a) Horário de Verão.

b) Movimento de rotação.

c) Fuso horário.

d) Mapa político.

e) Periélio.