Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 14 de abril de 2021.
Diretor: Wattson Mamedes de Souza Coordenadora: Ieda Martins Cananéia
Professora: Luana R. da Silva
Freitas Série: 6ª Ano A e B
Recuperação de Ciências
(Não precisa devolver esta atividade. E apenas para estudo )
Atividade de Ciências referente ao 1ª Ciclo de 2021
Por que existe o dia?
E a noite?
O movimento que determina a escuridão da noite e o
clarão do dia dura cerca de 24 horas e é chamado de rotação. Acontece quando a
Terra gira em torno do seu próprio eixo, que é ligeiramente inclinado. Observe
a imagem.
Portanto, quando uma parte do planeta é iluminada
pelo Sol, caracterizando período do dia, o outro lado não recebe sua luz,
caracterizando a noite. Observe a imagem.
A rotação não é o único movimento realizado pelo
planeta Terra. Existe outro, que leva mais tempo (cerca de 365 dias, 5 horas,
48 minutos e 46 segundos), chamado de translação. É esse movimento que
determina o início e fim de um ano, como também as estações do ano.
Você
sabe por que existem as estações do ano?
Como o eixo de rotação da Terra possui uma inclinação
em relação ao plano de seu movimento ao redor do Sol, qualquer que seja a
posição da Terra em sua órbita, o eixo de inclinação aponta sempre para a mesma
direção, observe a imagem.
Perceba que
devido a essa inclinação, à medida que o planeta faz o movimento de translação,
algumas regiões da Terra recebem mais luz ou não, dependendo da posição em que
ela se encontra nos diferentes períodos, caracterizando assim, as estações do
ano. Observe, a seguir, as características de cada uma:
Primavera
·
Sucede o inverno e antecede o verão
·
Temperaturas amenas e agradáveis
·
Aumento gradual das chuvas
·
Ocorre reflorescimento da flora terrestre
Verão
·
Sucede a primavera e antecede o outono
·
Altas temperaturas e altos índices pluviométricos
·
Dias mais longos que as noites
·
Hemisfério norte: verão boreal; hemisfério sul:
verão austral
Outono
·
Sucede o verão e antecede o inverno
·
Temperatura diminui gradativamente
·
As folhas das árvores tendem a cair, apresentando
tons amarelados, indicando transição de estações
Inverno
·
Sucede o outono e antecede a primavera
·
Queda nas temperaturas em algumas regiões distantes
da linha do Equador, e aumento na temperatura em algumas regiões, como no
Brasil
·
Noites mais longas e dias mais curtos
·
Em algumas regiões, ocorrem geadas e nevascas
Atividade para estudo
1. O movimento realizado pelo planeta Terra em torno de si mesmo e que dura
aproximadamente 24 horas é chamado de:
a) rotação.
b) translação.
c) mutação.
d) transformação.
e) redução.
2. O movimento realizado pelo planeta Terra em torno do Sol, com duração
aproximada de 365 dias e 5 horas, é chamado de:
a) rotação.
b) translação.
c) nutação.
d) periélio.
e) afélio.
3. Qual é a principal
consequência do movimento de rotação da Terra?
a) Elevação das temperaturas.
b) Aumento do nível do mar.
c) Divisão climática da Terra.
d) Mudança das estações do ano.
e) Sucessão dos dias e das noites.
4. Quais são as
duas principais consequências atreladas ao movimento de translação da Terra?
a) Aumento da temperatura e do nível dos
oceanos.
b) Sucessão dos anos e ocorrência das
estações do ano.
c) Ocorrência do tempo atmosférico e o
movimento da Lua.
d) Divisão dos fusos horários e dos dias
e das noites.
e) Redução da iluminação solar e dos dias
terrestres.
5. O
_______________________ é adotado pelos países do globo para definição da
divisão das horas terrestres. A sua adoção está relacionada à esfericidade e ao
movimento de rotação da Terra.
Qual o termo que completa corretamente a
lacuna acima?
a) Horário de Verão.
b) Movimento de rotação.
c) Fuso horário.
d) Mapa político.
e) Periélio.