segunda-feira, 12 de abril de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 2

 

 Língua Portuguesa

8° série A e B

  12- 04-2021

Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): ______________________________________ Série: 8ª A e B .         

Taquaral de Goiás, 12 de abril de 2021.

 

Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021

 

Tema: Artigo de opinião, uso de conectivos textuais, outdoor.

(EF69LP02-B) Perceber a articulação entre peças publicitárias em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha. (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos. (EF89LP04-A) Identificar e diferenciar opinião de fato.(EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contrastes, exemplificação e ênfase.

     

 O artigo de opinião é gênero textual de caráter argumentativo, ou seja, é fundamentado em um posicionamento do autor. O leitor consegue extrair a tese central do texto e pode, inclusive, contestá-la.

Por se tratar de um texto com marcas pessoais, pode ser escrito em primeira pessoa. Entretanto, como a argumentação tende a ser mais eficaz quando há um distanciamento do enunciador, é comum encontrar artigos escritos em terceira pessoa. A opção do autor não influencia na nota, o que vale a maneira como foi organizada a argumentação e se o caráter persuasivo imperou.

 

Quais as características de um Artigo de opinião?

1)   Título: o título é obrigatório e funciona de modo provocativo, polêmico. A ideia é chamar atenção do leitor para iniciar a leitura.

2)   Tese: apresentação da opinião do autor acerca da questão proposta como tema. É o que o autor pensa sobre o assunto.

3)   Informatividade: o principal objetivo do artigo é informar opinando, ou seja, em cima de uma informação (que você terá como tema central), ao longo do texto, seu papel é opinar e para opinar é preciso apresentar boa argumentação sobre o assunto.

4)   Subjetividade: as impressões pessoais do autor devem prevalecer no texto e, por isso, expressões como “eu acho”, o “eu penso” e o “eu acredito” são bem importantes.

5)   Argumentação: como é necessário apresentar uma opinião acerca do tema, é importante fundamentar essa tese por meio da argumentação e das estratégias argumentativas que serão necessárias para auxiliar nesse convencimento. Para argumentar com propriedade, é indicado buscar informações verídicas, dados científicos que comprovam a opinião do autor.

 

Exemplos de fragmento de um artigo de opinião

 

Pesquisadores salientam que as mídias sociais podem ser manipuladas facilmente, de modo a influenciar na opinião pública, em decorrência do baixo custo ao produzir sites fraudulentos e inúmeros perfis ou páginas controlados por software, onde contas falsas podem interagir com usuários reais e disseminar notícias enganosas.”

Periódicos UFMG

Disponível em: periódicos.ufmg.br Acesso em 22 de mar. De 2021. (adaptado

 Uso dos conectivos é muito importante para enriquecer um artigo de opinião! Quais são eles?


Leia o artigo de opinião abaixo e responda as atividades de 1 a 7.

 Interação virtual

Fonte: Revista Interação virtual

 

Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta. Ela já é considerada um direito fundamental de todas as pessoas. A invenção da internet obrigou os países a modernizarem suas leis e serviços. Ela é capaz de oportunizar a qualquer pessoa condições de identificar seus interesses, divulgar suas ideias e aproximar os relacionamentos mais distantes.

As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos. A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta aproximou a humanidade e unificou o compartilhamento de  ideias.

Uma prova dessa revolução foi a eleição para presidente em 2018 no Brasil. A propagação das campanhas dos políticos pela internet quebrou o monopólio da televisão brasileira e fez milhares de pessoas se unirem em prol das ideias defendidas. O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual. O resultado mostrou que o vencedor das eleições não foi aquele que tinha mais tempo de televisão, mais dinheiro ou que mais andou pelas ruas do Brasil, mas sim, venceu aquele que fez da internet uma nova ferramenta de contato com o eleitor.

Ela também afetou os comportamentos da humanidade. Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações, dados e pesquisas. Com o advento da internet, hoje podemos ler, estudar, realizar compras, compartilhar e buscar experiências no conforto da nossa casa. A vida mudou e mudou para melhor.

dez anos, os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo, agora isso mudou. Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta através do celular. Os aplicativos e jogos revolucionaram o modo de viver da humanidade. As informações são compartilhadas e absorvidas instantaneamente. O mundo virtual veio para fazer  parte da vida dos seres humanos para sempre, o mundo jamais será o mesmo depois que grandes nomes da informática resolveram colocar em prática suas teorias e suas descobertas. A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.

   Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia, esquecemos que muita gente ainda não está conectada. Apesar do avanço nestes últimos dez anos, são milhões de pessoas que ainda não têm acesso às páginas da web. 

   Portanto o governo precisa ampliar e baratear o acesso à internet, facilitar a expansão de redes móveis e           de banda larga para que mais pessoas possam conhecer as ferramentas maravilhosas da rede mundial de computadores. Enquanto ela não chega a todos, a escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo                 digital. Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar       e aprender.     

Francisco Maurício Araújo / Dezembro de 2018 / São Gonçalo do Amarante, Ceará


Atividades:

1- O texto lido:


A (  ) um artigo de opinião, pois o autor narra um fato do cotidiano.

b (  ) um artigo de opinião, pois o autor defende um ponto de vista.

c ( ) uma notícia, pois apresenta características expositivas e injuntivas.

d (  ) uma reportagem, pois o autor busca apresentar informações e entrevistas.

 

2. A discussão no texto é desencadeada a partir dos avanços proporcionados pela internet: redes sociais, compartilhamentos de áudio e vídeo. O autor exemplificou com um fato em 2018. Que fato foi esse? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Segundo a seguinte frase “O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre”, apresenta uma vantagem dos avanços da tecnologia e comunicação; mas apresenta uma outra realidade. Que realidade é essa?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Por que o 5º parágrafo foi iniciado com a seguinte expressão: “Há dez anos...”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5.      Leia os trechos e escreva qual apresenta um fato e qual trecho apresenta a opinião do autor.

 

a)   “O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual.”

_________________________________________________________________________________

b)  “A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.”

____________________________________________________________________________________

 

6.      Qual sentido do conectivo, ENTRETANTO, no início do parágrafo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7.Qual é a proposta de intervenção apresentada no último parágrafo? Qual palavra introduz esse parágrafo? Que        sentido expressa essa palavra.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

💗💗💗  Bons Estudos!💗💗💗