Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 22 de Abril de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 22/04/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Anúncio publicitário (EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, entre outras em diferentes mídias impressas e digitais). (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos. (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto do campo jornalístico-midiático, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial, e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual. (EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita. (EF06LP03) Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica. (EF67LP13-A) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais. (EF67LP13-B) Utilizar adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.
Leia o anúncio do outdoor e responda às questões 01 até 04.
01. Que tipo de linguagem é predominante no
texto?
a ( ) Literária e poética.
b ( ) Verbal e não verbal.
c ( ) Objetiva e informativa.
d ( ) Apenas a linguagem verbal.
02. As mensagens dos anúncios publicitários
também têm a função mais apelativa com o objetivo de persuadir e chamar a
atenção para algo de relevância social. Quais recursos persuasivos foram
utilizados na linguagem (palavras e imagens) e qual foi a intenção ao
utilizá-los na campanha?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Qual empresa patrocinou essa campanha
publicitária? Onde encontra-se o logo da empresa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Os anúncios lidos na atividade são
exemplos que pertencem ao gênero:
a ( ) publicitário
b ( ) informativo
c ( ) entrevista
d ( ) notícia
05. Agora é a sua vez! Você produzirá uma campanha com o objetivo de promover a ideia de COMBATE AO CORONAVIRUS. Utilize a linguagem verbal e não verbal, crie o slogan, a imagem e coloque a empresa ou instituição que promoveu a campanha. Observe os modelos nas atividades.