Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professor: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 6° Ano A e
B Turno: Matutino e Vespertino
Data:16/04/2021
Aluno(a):
Atenção: Essa atividade e um instrumento
para vocês estarem estudando, pois haverá simulado na próxima aula relacionada
com o textos.
Instrumento de
Educação Física referente ao 1º Bimestre de 2021
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):Jogos e brincadeiras.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Diferença de jogos e brincadeiras.
HABILIDADE(S):(EF12EF02P1)
Registrar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita),
as brincadeiras e
os jogos populares do contexto comunitário e regional,
reconhecendo os elementos constituintes (materiais,
regras, contextos de vivências e fruição, etc.) de
cada uma destas práticas corporais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Competição e cooperação.
TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS
Caro (a) estudante, com o objetivo de recapitular algumas das abordagens trabalhadas nas aulas anterior, nesta semana você vai analisar e compreender a diferença entre brincadeiras e jogos, além de entender que na brincadeira, as regras são mais flexíveis e nos jogos as regras dificilmente são modificadas.
RECAPITULANDO: “Vamos relembrar o que é jogo e o que é
brincadeira?”
Falar sobre o jogo, enquanto manifestação da cultura corporal significa traçar o que o jogo foi desde sua constituição até a atualidade, para refletir sobre as possibilidades de recriá-lo por meio de uma intervenção consciente. Quando pronunciamos a palavra jogo, cada um pode entendê-la de modo diferente. Além disso, existe uma associação muito forte do seu conceito com o termo brincadeira, pelo fato de a palavra jogo se originar do vocábulo latino “iocus”, que significa diversão, brincadeira.
A arqueologia registra a presença dos jogos na humanidade desde
2600 a.C, fazendo este parte da vida do homem mesmo que de forma intuitiva,
onde os povos desta época retratavam coisas do seu cotidiano. Na Pré-história
os jogos estão presentes como forma de lazer e de representar atividades
rotineiras, além de servir como instrumento para passar herança cultural e
conhecimentos entre as gerações. Na Idade Média os jogos foram proibidos pela
Igreja de serem praticados na escola, já que o culto ao corpo visto na Grécia
diferentemente nessa época era considerado uma heresia podendo ser punido de
maneira cruel.
Os jogos propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. Atualmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador.
A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas
atividades. O fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o
processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas
deixem de ser um local de divertimento infantil.
Há algum tempo, era muito comum nas cidades, principalmente nos
pequenos municípios do interior do Nordeste brasileiro, as crianças brincarem e
jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou em praças e ruas tranquilas.
Existe uma grande quantidade de
jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria
de muitas crianças brasileiras:
Queimada, pique- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude,
esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha,
passarás, rica e pobre, esconde a peia, adedonha ou stop, quebra-panela, o
coelho sai, sobra um, concentração.
Hoje ainda se vê com mais frequência as “peladas” de futebol,
jogadas nas ruas mais tranquilas, de pouco movimento, em terrenos baldios, nas
areias das praias, gramados de jardins públicos e até em algumas praças.
Qualquer espaço público vazio e uma bola servem para a prática da
pelada, também chamada de “racha”. É um jogo informal, sem normas muito
rígidas, onde não se respeitam as regras do futebol. Vale tudo, menos colocar a
mão na bola. Normalmente, não há goleiros. Nesse caso, as balizas são bem
estreitas para dificultar o gol.
Classificação dos jogos
Brincadeiras:
Ação que se desenvolve no ato
de jogar. Aprendizado cultural que se expressa de diversas formas. A
brincadeira é um estado existencial das pessoas em diversas situações das suas
vidas. Manifesta-se nos jogos, brinquedos em forma de objetos, cultura popular,
reuniões de amigos, montagem ou confecção de brinquedos entre outros.
Jogos Simbólicos:
A função desse tipo de
atividade lúdica "consiste em satisfazer o eu por meio de uma
transformação do real em função dos desejos", ou seja, tem como função
assimilar a realidade. A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações
predominantes no seu meio ambiente e assimilar dessa maneira a realidade e uma
maneira de se auto expressar. Brincadeiras ou jogos de faz- de conta, de papeis
ou de representações.
Jogos Esportivizados:
[...] contêm alguns fundamentos
de modalidades esportivas em que as regras são alteradas e/ou criadas de outra
forma. Basquetão, futebol de cadeira, futebol em duplas, tênisbol, câmbio, 10
passes, volençol, etc.
Jogos Populares:
São aqueles conhecidos também
como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais
sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Queimado, amarelinha,
rouba bandeira, boca- de - forno, mãe da rua, chuta lata, manchete, tacobol,
etc.
Jogos de Salão:
São aqueles em que o jogador depreende menos energia por parte da
movimentação corporal, realizado em ambientes mais fechados (salas), usando-se
tabuleiros e pequenas peças para representação dos jogadores, em que suas
regras são pré-determinadas. Na atualidade muitos desses jogos são
pré-fabricados/industrializados. Dama, xadrez, ludo dominó, pega-vareta,
palavras cruzadas, baralho, desapareceu alguém, transformação de palavras, etc.
Jogos Cooperativos:
Os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, unir essas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que, ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos. Dessa forma os jogos cooperativos resultam no envolvimento total, em sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando. Amigos de jó, estamos todos no mesmo saco, cesta de frutas, dominó cooperativo, etc.
EXERCÍCIOS
01 – Pesquise 5 tipos de jogos e brincadeiras
diferente e explique cada uma delas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________