Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 13 de Abril de 2021
Série: 7 º A e B
Nome:
CONTEÚDO: Humanismos: uma nova
visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais:
OBJETIVO: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Data de entrega: 13-04-2021
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caderno
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não precisa copia-las
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completas
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legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.
Pesquise a vontade, viaje nas novas propostas de textos virtuais ...
Humanismo, Renascimento
e seus significados – 1 ª Aula História 7 ° Ano -
OI PESSOAL!!! VOCÊS
JÁ OUVIRAM FALAR EM RENASCIMENTO? SEM OLHAR EM LIVROS OU DICIONÁRIO
VOCÊ CONSEGUIRIA DIZER O QUE FOI O RENASCIMENTO?
Sobre o Conceito
de Renascimento: “[…]Foi Giorgio Vasari em sua obra “ Vida dos mais excelentes
pintores, escultores e arquitetos (1550) quem primeiro e empregou o termo
“Renascimento” (rinascitá) para designar a retomada do estilo clássico na
pintura – pelo pintor Giotto (séc. XIV), influenciando um novo estilo, que
rompe com a arte gótica, característica do final do período medieval. […] O
conceito de Renascimento designando um período histórico, intermediário entre o
medieval e o moderno, e abrangendo os séc. XV a XVI origina-se, entretanto, da
obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na
Itália (1860). […] O Renascimento, fiel a sua valorização dos clássicos, foi
buscar o lema do humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, […] “o
homem é a medida de todas as coisas.” […]. Assim[…] o humanismo renascentista retoma
a herança greco-romana como base da nova identidade cultural. […]”
MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de
modernidade. Ed. Zahar, São Paulo: 2016, 23 páginas).
AGORA, RESPONDA EM SEU
CADERNO, DE ACORDO COMO O FRAGMENTO DO TEXTO:
1- Qual o motivo de ter
sido usado o nome de “Renascimento” para o novo estilo ou movimento artístico
que surgia no século XIV?
2- Mais tarde a
expressão Renascimento, que representava um movimento artístico teve sua
dimensão expandida para um movimento de mudança de ideias, de pensamento
(Humanismo) associado a ascensão burguesa, que passou a ser usada para
representar todo um período histórico. Qual o período que ele representa? E
quando, em que obra escrita por quem foi utilizada pela primeira vez?
VAMOS APROFUNDAR UM
POUCO MAIS.
HUMANISMO RENASCENTISTA
O Humanismo
renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se
constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e
científico europeu.
Durante o Renascimento
cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o
Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente
por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses
para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica
(Grécia e Roma).
O interesse pela
Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade
nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham
outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens
da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência, da arte e da filosofia
clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
O retorno às obras dos
pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. O principal
representante dessa corrente filosófica foi São Tomás de Aquino (1225-1274),
filósofo e teólogo da Igreja Católica. São Tomás acreditava que a razão, o
intelecto humano, não devia ser temida – ele considerava a razão como outro
caminho para Deus. A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego
Aristóteles à religião. As ideias do filósofo foram utilizadas para esclarecer
e explicar os ensinamentos da religião através de conceitos e princípios
lógicos.
Os pensadores e
intelectuais humanistas geralmente são confundidos com antirreligiosos, porém
não podemos perpetuar esse equívoco de interpretação, visto que os humanistas
queriam manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A investigação
humana seria privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos
a investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos.
Por meio do Humanismo,
o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus,
tornando-se a medida de todas as coisas. Os humanistas romperam com o
Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a
vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no
centro do universo e da vida humana).
O Humanismo levou a
reformas nos ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das
humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da
Poesia, Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos
críticos na leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos
originais para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges
copistas medievais.
Um fato importante que
aconteceu no século XV foi a criação da imprensa, ou prensa, por Johann
Gutemberg. O invento revolucionou a produção de livros, que não precisaram ser
mais manuscritos por copistas, processo que demandava bastante tempo. Com a
criação de Gutemberg – os tipos móveis metálicos (imprensa) –, o processo de
produção do livro diminuiu, sendo impressas, em poucos anos, milhares de obras,
o que facilitou o contato dos leitores com as ideias e os autores humanistas,
ou seja, a invenção propiciou uma maior difusão do conhecimento.
O Humanismo, como
visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista,
influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.
01 – De acordo com o
texto e a vídeo aula, o que o período do Humanismo Renascentista valorizou e
quais eram suas principais características?
02 – O retorno às obras
dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. Qual foi o
principal representante dessa corrente filosófica no período Humanista
Renascentista?
3- Não há dúvida de
que, cultural e artisticamente, o período do Renascimento foi uma parte
importante da história do mundo. De acordo com o texto e observando a imagem a
seguir, como o homem passou a ser visto e representado no período do Humanismo?
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/antropocentrismo/Acesso em 24/04/2020.
4- Os humanistas
romperam com o Teocentrismo. De acordo com os textos o que é Teocentrismo?