quarta-feira, 14 de abril de 2021

Atividade de Arte - 8° ano A e B.

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            8ª Ano A. Matutino. 

Pabliny Ribeiro Souto                                            8ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 19/04/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Arte referente ao 2ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.

4. Use o dicionário.

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

CONTEÚDO : DIA DO ÍNDIO
  • Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
  • Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
  • Analisar a influência indígena em nossa vida;
  • Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania;
  • A partir do tema gerador, desenvolver atividades nas diferentes áreas de estudo.

     

                             Por que 19 de abril é Dia do Índio?

     

 

    Em abril de 1940, os principais líderes indígenas do continente americano se reuniram para o 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. O objetivo era discutir ações que zelassem pelos direitos dos índios. Porém, muitos líderes boicotaram os primeiros dias do evento, acreditando que não teria qualquer efeito. Depois de algumas reuniões, eles decidiram que o Congresso representava um importante momento histórico, e resolveram participar.

    O Congresso aprovou uma recomendação de delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México, que pedia a adoção do Dia do Índio pelos governos de todos os países americanos. O dia proposto foi 19 de abril, data em que foi realizada a reunião.

    O Brasil não adotou a data comemorativa imediatamente. Somente em 1943 instituiu o Dia do Índio em 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso. A data foi ratificada em 2 de junho de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 5.540, e passou a ser comemorada no ano seguinte.

    Desde então, nosso país celebra a data com atividades educacionais e divulgação sobre o povo indígena. Escolas e instituições culturais promovem ações e palestras para lembrar a importância desses povos para a formação da cultura brasileira e preservar as tradições e a identidade dos índios.

    Mas a data não colou pelo mundo. Somente Argentina e Costa Rica adotaram. Em 1994, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto.

Letícia Yazbek. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.

Questões

Questão 1 – Releia:

“Em abril de 1940, os principais líderes indígenas do continente americano se reuniram para o 1º Congresso Indigenista Interamericano […]”

No fragmento acima, o termo “para” indica:

(     ) o lugar da reunião dos principais líderes indígenas do continente americano, em 1940.

(     ) o assunto da reunião dos principais líderes indígenas do continente americano, em 1940.

(     ) a finalidade da reunião dos principais líderes indígenas do continente americano, e em 1940.

Questão 2 – Em “[…] muitos líderes boicotaram os primeiros dias do evento, acreditando que não teria qualquer efeito.”, a parte destacada exprime:

(     ) o tempo do fato anterior.

(     ) a causa do fato anterior.

(     ) a consequência do fato anterior.

Questão 3 – No segmento “Depois de algumas reuniões, eles decidiram que o Congresso representava um importante momento histórico […]”, o pronome “eles” refere-se a quem?

R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4 – Observe o sujeito do verbo “pedia” nesta passagem do texto:

“[…] uma recomendação de delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México, que pedia a adoção do Dia do Índio […]”.

Agora, identifique o núcleo (a palavra principal) do sujeito do verbo “pedia”:

(     ) “recomendação”.

(     ) “delegados”.

(     ) “indígenas”.

Questão 5 – Segundo a autora do texto, o Dia do Índio passou a ser comemorado no Brasil, em 19 de abril, no ano de:

(     ) 1940.

(     ) 1943.

(     ) 1944.

 

Questão 6 – Sublinhe, no período a seguir, os verbos que expressam os objetivos das ações e palestras, promovidas pelas escolas e instituições culturais do Brasil:

“Escolas e instituições culturais promovem ações e palestras para lembrar a importância desses povos para a formação da cultura brasileira e preservar as tradições e a identidade dos índios.”

 

Questão 7  Há um vocábulo com sentido figurado na frase:

(     ) “O dia proposto foi 19 de abril, data em que foi realizada a reunião.”

(     ) “A data foi ratificada em 2 de junho de 1943 […]”

(     ) “Mas a data não colou pelo mundo.”

 1)    Em relação a influência indígena na cultura brasileira, relacione as colunas abaixo:

(A) Na alimentação                               (    ) mutirão, uso de rede, banho diário

(B) No folclore                                       (    ) batata doce, guaraná, palmito

(C) Nos costumes                                 (    ) lendas do uirapuru, iara, Vitória-Régia

(D) No vocabulário                                (    ) samambaia, Curitiba, siri

Questão -  Como vive atualmente a maioria das tribos?

R:________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 9 - Hoje em dia os indígenas tem que lutar para garantir suas terras e preservar sua cultura.

A) Você acha que o índio tem esse direito?

R:________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 10- Agora vamos caprichar?  Confeccionando ( desenho)  um índio bem bonito.

 

 

BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!