Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 7ª Ano A. Matutino.
Pabliny Ribeiro Souto 7ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 19/04/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Arte referente ao 2ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Analisar a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania;
- A partir do tema gerador, desenvolver atividades nas diferentes áreas de estudo.
Leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?
Por que 19 de abril é Dia do Índio?
Em abril de 1940, os principais líderes indígenas do continente
americano se reuniram para o 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado
no México. O objetivo era discutir ações que zelassem pelos direitos dos índios.
Porém, muitos líderes boicotaram os primeiros dias do evento, acreditando que
não teria qualquer efeito. Depois de algumas reuniões, eles decidiram que o
Congresso representava um importante momento histórico, e resolveram
participar.
O Congresso aprovou uma recomendação de delegados indígenas do
Panamá, Chile, Estados Unidos e México, que pedia a adoção do Dia do Índio
pelos governos de todos os países americanos. O dia proposto foi 19 de abril,
data em que foi realizada a reunião.
O Brasil não adotou a data comemorativa imediatamente. Somente em 1943
instituiu o Dia do Índio em 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso. A
data foi ratificada em 2 de junho de 1943, pelo então presidente Getúlio
Vargas, por meio do decreto-lei 5.540, e passou a ser comemorada no ano
seguinte.
Desde então, nosso país celebra a data com atividades educacionais e
divulgação sobre o povo indígena. Escolas e instituições culturais promovem
ações e palestras para lembrar a importância desses povos para a formação da
cultura brasileira e preservar as tradições e a identidade dos índios.
Mas a data não colou pelo mundo. Somente Argentina e Costa Rica
adotaram. Em 1994, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a
Ciência e a Cultura) instituiu o Dia Internacional dos Povos Indígenas,
comemorado em 9 de agosto.
Letícia
Yazbek. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Em
abril de 1940, os principais líderes indígenas do continente
americano se reuniram para o 1º Congresso Indigenista Interamericano […]”
No
fragmento acima, o termo “para” indica:
(
) o lugar da reunião dos principais líderes indígenas do continente
americano, em 1940.
(
) o assunto da reunião dos principais líderes indígenas do continente
americano, em 1940.
(
) a finalidade da reunião dos principais líderes indígenas do
continente americano, e em 1940.
Questão 2 – Em
“[…] muitos líderes boicotaram os primeiros dias do evento, acreditando
que não teria qualquer efeito.”, a parte destacada exprime:
(
) o tempo do fato anterior.
(
) a causa do fato anterior.
(
) a consequência do fato anterior.
Questão 3 – No
segmento “Depois de algumas reuniões, eles decidiram que o Congresso
representava um importante momento histórico […]”, o pronome “eles” refere-se a
quem?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 – Observe
o sujeito do verbo “pedia” nesta passagem do texto:
“[…]
uma recomendação de delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados
Unidos e México, que pedia a adoção do Dia do Índio […]”.
Agora,
identifique o núcleo (a palavra principal) do sujeito do verbo “pedia”:
(
) “recomendação”.
(
) “delegados”.
(
) “indígenas”.
Questão 5 – Segundo
a autora do texto, o Dia do Índio passou a ser comemorado no Brasil, em 19 de
abril, no ano de:
(
) 1940.
(
) 1943.
(
) 1944.
Questão 6 – Sublinhe,
no período a seguir, os verbos que expressam os objetivos das ações e
palestras, promovidas pelas escolas e instituições culturais do Brasil:
“Escolas
e instituições culturais promovem ações e palestras para lembrar a importância
desses povos para a formação da cultura brasileira e preservar as tradições
e a identidade dos índios.”
Questão 7 – Há
um vocábulo com sentido figurado na frase:
(
) “O dia proposto foi 19 de abril, data em que foi realizada a reunião.”
(
) “A data foi ratificada em 2 de junho de 1943 […]”
(
) “Mas a data não colou pelo mundo.”
1) Em
relação a influência indígena na cultura brasileira, relacione as colunas
abaixo:
(A) Na
alimentação
( ) mutirão, uso de rede, banho diário
(B) No
folclore
( ) batata doce, guaraná, palmito
(C) Nos
costumes
( ) lendas do uirapuru, iara, Vitória-Régia
(D) No
vocabulário
( ) samambaia, Curitiba, siri
Questão 8 - Como vive atualmente a maioria das tribos?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 9 - Hoje em dia os indígenas tem que lutar para
garantir suas terras e preservar sua cultura.
A) Você acha que
o índio tem esse direito?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 10- Agora
vamos caprichar? Confeccionando (
desenho) um índio bem bonito.