segunda-feira, 22 de março de 2021

GEOGRAFIA 8º Ano A e B- Ensino Fundamental

 

Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0 -  Professora: Rubla Moame 

Aluna(o): ___________________________________________Turma:_______

Conteúdo: Movimentos migratórios e indicadores sociais. Leia o texto para responder as questões.



O que são Indicadores Sociais?

          Indicadores sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto, retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social.

             Os Indicadores Sociais constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido, é preciso que sejam vistos uns em relação aos outros, como elementos de um mesmo conjunto.

             A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, porque depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada (sindicatos, associações de moradores, associações de classe, grupos religiosos, dentre outros) sobre os critérios mais importantes para se fazer esta escolha.

             Por exemplo, você pode achar que o mais importante para se dizer que um país está se desenvolvendo é a quantidade de exportações que ele realiza; um amigo seu pode achar que o aumento do número de trabalhadores é que indica o progresso da nação.

             Hoje em dia, porém, como já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais.

             Tal conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento; sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias.

         Através destes indicadores, pode-se ainda indicar os países como sendo:

→ ricos (desenvolvidos),

→ em desenvolvimento (economia emergente)

→ ou pobres (subdesenvolvidos).

Para que isso ocorra, organismos internacionais analisam os países segundo:

Expectativa de vida (média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).

Taxa de mortalidade (corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).

Taxa de mortalidade infantil (corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).

Taxa de analfabetismo (corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).

Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na “proximidade” de poder de compra dos habitantes.

Saúde (referente à qualidade da saúde da população).

Alimentação (referente à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é equilibrada).

Condições médico-sanitárias (acesso a esgoto, água tratada, pavimentação, entre outros).

Qualidade de vida e acesso ao consumo (correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet, etc).

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

             O IDH foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.

             O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, e dificilmente será, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade praticamente perfeita, com elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.

             Igualmente é importante ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso acontecesse seria o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis catastróficos.

Atividade

1. Explique as principais causas dos movimentos migratórios no mundo atual.

2. Renda per capita é um indicador muito utilizado para mensurar a situação econômica de um país. Seu cálculo é realizado pela:

a) (  ) Diferença entre a quantidade de nascimentos e óbitos em um país.

b) (  ) Soma de todos os rendimentos de um país durante o ano.

c) (  ) Divisão da renda nacional (ou PNB) pelo número de habitantes de um determinado país.

d) (  ) Soma de todas as riquezas de um país em determinado ano.


3. Uma Reforma política que, quando bem planejada e executada, pode minimizar amplamente a expulsão de populações do meio rural é a Reforma

a) (  ) Tributária

b) (  ) Previdenciária

c) (  ) Agrária

d) (  ) Trabalhista

 

4. A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir:

É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população.”

A que conceito refere-se a afirmação acima?

a) (  ) Território

b) (  )  Nação

c) (  ) Estado

d) (  ) Governo

 

5. A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:

I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente.

II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.

III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais.

IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.

Estão corretas as alternativas:

a) (  ) I, III e IV.

b) (  ) I, II e IV.

c) (  ) I e III.

d) (  ) Todas as alternativas.

6. “O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios provocados pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado pela entidade nesta segunda-feira. Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.

Em busca de melhores condições de vida, muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Essa procura intensifica-se porque nos países desenvolvidos:

a) (  ) há uma política de controle e recepção dos grupos imigrantes.

b) (  ) são registrados baixos índices de xenofobia (aversão a estrangeiros).

c) (  ) a burocracia facilita a regularização de imigrantes, mesmo que ilegais.

d) (  ) há uma elevada necessidade de mão de obra barata e de baixo custo.