quinta-feira, 4 de março de 2021

Atividades de Língua portuguesa - 8° ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): ______________________________________ Série: 8ª ano A e B.          

Taquaral de Goiás, 04 de março de 2021.

Atividades complementares de Língua Portuguesa referente ao 1º Bimestre de 2021


Simulado trabalhando os descritores críticos

D09 -Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.

Leia, atentamente, o infográfico a seguir e procure discernir entre informação principal e secundária.



1. No infográfico apresentado, a informação principal é a venda de:

a) eletrodomésticos

 b) eletrodomésticos online

c) produtos em geral

d) produtos online

 

2. A categoria sexo se relaciona com a informação principal no sentido em que ela:

a) traça uma relação entre o fato de se comprar na internet e o tipo de público que está propenso a essa ação.

b) reforça o uso do gênero para defender uma hegemonia cultural de compra online.

c) a partir do percentual, mostra o padrão de organização social dos gêneros na hora da compra.

d) aponta uma relação de igualdade entre os sexos e a intenção de compra online.


 3. O perfil das pessoas que mais compram pela internet é uma informação secundária pois, ela explica que:

a) O fato de ter nível superior completo permite inferir que a renda salarial é melhor e o poder de compra é maior, o que explica a maior porcentagem apresentada nas categorias de renda familiar e escolaridade.

b) o público com maior percentual de compra é justamente os que possuem superior completo, pois há uma relação entre ter nível superior e ter mais necessidade de compra online.

c) O público de 35 a 49 anos é todo composto de pessoas com nível superior que ganham mais, o que permite explicar a porcentagem declarada nessa categoria.

 d) os homens compram mais porque ganham mais e esse fato se dá porque essa categoria têm superior completo como ilustra o percentual apresentado no gráfico.

D11 Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador.

Da arte de falar mal

Carlos Heitor Cony

[...]

 Mal entrei e, antes de pedir que me sentasse à sua frente, ela me entregou um envelope: "Pronto! Aqui estão os votos para os quatro escrutínios! Não se fala mais nisso. Vamos agora falar mal de todo mundo!". Anoiteceu e ainda estávamos botando em dia a vida e os feitos alheios. Política, sociedade, Academia, artes em geral, não ficou pedra sobre pedra de nada e de ninguém. Grande Rachel. Não se faz outra igual. Os dois casos acima lembrados tiveram a minha participação. Lembrarei agora um terceiro, que, por acaso, já contei resumidamente em outro canto de jornal por aí. Noite de chuva, meia dúzia de escritores estava reunida na casa de um famoso dicionarista. De repente, lembraram-se de um colega, notável ensaísta, jurista, historiador, parlamentar e ex-ministro de Estado. Um dos intelectuais foi encarregado de telefonar para o ausente. Recebeu uma resposta definitiva: "Não, meu caro, sinto muito, mas está chovendo, já estou recolhido, lendo o meu Montaigne...". O intelectual desligou o telefone e informou com cara desolada: "Ele não pode vir, está chovendo, já se recolheu, está lendo o Montaigne dele.". O dono da casa ficou furioso. Acusou o colega de não ter feito a convocação como devia. Pegou o telefone, discou com raiva para a casa do ensaísta, jurista, historiador, parlamentar e ex-ministro de Estado, exigindo a sua presença. A resposta foi a mesma: "Não posso, sinto muito, está chovendo, já estou recolhido, lendo o meu Montaigne...". -Uma pena, realmente uma pena! Estamos aqui reunidos, falando mal do Gilberto Freyre... Do outro lado da linha, a voz veio, terrível: "Nem mais uma palavra! Me esperem! Daqui a 15 minutos estou aí!".

4. O mediador dessa história é um narrador do tipo:

a) crítico

b) observador

c) onisciente

d) personagem

5. Sobre o enredo podemos dizer que o fato que desencadeou o desenrolar da narrativa foi a:

a) entrega do envelope.

b) lembrança do colega jurista.

c) vida de Gilberto Freyre.

d) vontade de falar mal de todo mundo.

 

6. A partir do desfecho dado a essa narrativa, podemos afirmar que o autor defende a ideia que:

a) as pessoas de modo geral são dadas a falar da vida alheia.

b) falar mal das pessoas pode ser vista como uma arte se praticada por intelectuais.

c) o exercício de falar das pessoas não está restrito às pessoas pouco instruídas.

d) pessoas bastante inteligentes não praticam a arte de falar mal.

D3-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

7-(PAEBES). Leia o texto abaixo.

 

Bucolismo

 

Bucolismo é o termo utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral, que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do Arcadismo. A base material do progresso consubstanciava-se nas cidades. Mudava o mundo, modernizavam-se as cidades e, consequentemente, redobravam os problemas dos conglomerados urbanos. A natureza acenava com a ordem nos prados e nos campos, os indivíduos resgatavam sentimentos corroídos pelo progresso. Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino. Eles tinham preferência pela vida nos campos, próxima à natureza.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucolismo>. Acesso em: 6 abr. 2014. Fragmento.

 

Nesse texto, no trecho “Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino.”, a palavra destacada tem o sentido de

A) agitação.

B) buzina.

C) cansaço.

D) sussurro.

O Sapo

 

Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. "Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!" Olhou fundo nos olhos dele e disse: "Você vai virar um sapo!" Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.

ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. Ars Poética, 1994.

 

8-No trecho "O príncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava", a expressão destacada significa que:

(A) não deu atenção ao pedido de casamento.

(B) não entendeu o pedido de casamento.

(C) não respondeu à bruxa.

(D) não acreditou na bruxa.

D7-Identificar a tese de um texto.

(SAEPI). Leia o texto abaixo.

O site americano TechCrunch, especializado em web, fez em agosto do ano passado uma constatação que, sempre que feita, ainda espanta a gringaiada: é preciso falar português para entender parte importante do universo online atual.

É na América Latina, constata o site, que a web mais cresce no planeta: a região já responde hoje por metade da população de internet da América do Norte e continua crescendo mais que a média mundial de usuários em outros continentes. O Brasil, nesse bolo, está na ponta, compondo 35% dos internautas latino-americanos.

Em sites de forte apelo global como Orkut, Facebook e Twitter, os falantes de português são um público numeroso. Mas falar português também está virando um atrativo de mercado: o acesso a sites e a compras latino-americanas, diz o TechCrunch, são majoritariamente em português. [...] O brasileiro adere fácil à tecnologia da conversação porque é comunicativo. [...] Segundo o Ibope, os internautas brasileiros entre 12 e 24 anos passam 27 horas mensais no computador, dos quais 57% visitam blogs e 46% usam programas de conversação.

Língua. Ano 5, n. 64, fev. 2011. 

 9-Nesse texto, a ideia defendida pelo site TechCrunch refere-se:

A) à importância do português no universo online.

B) à participação do português nas compras realizadas online.

C) ao crescimento da web na América Latina.

D) ao tempo gasto pelos internautas brasileiros na web.

 

10- (SAEP 2013). Leia o texto abaixo e responda.

 

Maturidade

 

A criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, há 15 anos, foi uma grande conquista da sociedade brasileira, um passo à frente na Quando uma pessoa queima o dedo, a dor é um sinal que o tato envia ao cérebro. Este, por sua vez, transmite outro sinal aos músculos, que reagem afastando a mão do fogo. A velocidade de circulação dessas mensagens surpreende: elas viajam a 385 km/h, mais rápido que um carro de Fórmula 1.

“curiosidade”, retirada do Coquetel – Grande Titã, nº 180.

Qual tese pode ser identificada nesse texto?

(A) A dor é um sinal que o tato envia ao cérebro.

(B) É surpreendente a velocidade com que o sinal chega ao cérebro.

(C) A reação de se afastar do fogo.

(D) A reação diante de uma queimadura.    

Bom desempenho!