Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno (a):
______________________________________ Série: 8ª ano A e B.
Taquaral de Goiás, 04 de março de 2021.
Atividades complementares de Língua Portuguesa referente ao 1º Bimestre de 2021
Simulado trabalhando os descritores críticos
D09 -Diferenciar a informação principal das secundárias
em um texto.
Leia, atentamente, o infográfico
a seguir e procure discernir entre informação principal e secundária.
1. No infográfico apresentado, a
informação principal é a venda de:
a) eletrodomésticos
b) eletrodomésticos online
c) produtos em geral
d) produtos online
2. A categoria sexo se relaciona
com a informação principal no sentido em que ela:
a) traça uma relação entre o fato
de se comprar na internet e o tipo de público que está propenso a essa ação.
b) reforça o uso do gênero para
defender uma hegemonia cultural de compra online.
c) a partir do percentual, mostra
o padrão de organização social dos gêneros na hora da compra.
d) aponta uma relação de
igualdade entre os sexos e a intenção de compra online.
a) O fato de ter nível superior
completo permite inferir que a renda salarial é melhor e o poder de compra é
maior, o que explica a maior porcentagem apresentada nas categorias de renda
familiar e escolaridade.
b) o público com maior percentual
de compra é justamente os que possuem superior completo, pois há uma relação
entre ter nível superior e ter mais necessidade de compra online.
c) O público de 35 a 49 anos é
todo composto de pessoas com nível superior que ganham mais, o que permite
explicar a porcentagem declarada nessa categoria.
d) os homens compram mais porque ganham mais e
esse fato se dá porque essa categoria têm superior completo como ilustra o
percentual apresentado no gráfico.
D11 Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e
o conflito gerador.
Da arte de falar mal
Carlos Heitor Cony
[...]
4. O mediador dessa história é um
narrador do tipo:
a) crítico
b) observador
c) onisciente
d) personagem
5. Sobre o enredo podemos dizer
que o fato que desencadeou o desenrolar da narrativa foi a:
a) entrega do envelope.
b) lembrança do colega jurista.
c) vida de Gilberto Freyre.
d) vontade de falar mal de todo mundo.
6. A partir do desfecho dado a essa narrativa, podemos afirmar que o autor defende a ideia que:
a) as pessoas de modo geral são
dadas a falar da vida alheia.
b) falar mal das pessoas pode ser
vista como uma arte se praticada por intelectuais.
c) o exercício de falar das
pessoas não está restrito às pessoas pouco instruídas.
d) pessoas bastante inteligentes
não praticam a arte de falar mal.
D3-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
7-(PAEBES). Leia o texto
abaixo.
Bucolismo
Bucolismo é o termo
utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral, que descreve a
qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida
campestre e da natureza, característica do Arcadismo. A base material do
progresso consubstanciava-se nas cidades. Mudava o mundo, modernizavam-se as
cidades e, consequentemente, redobravam os problemas dos conglomerados urbanos.
A natureza acenava com a ordem nos prados e nos campos, os indivíduos
resgatavam sentimentos corroídos pelo progresso. Os árcades buscavam uma vida
simples, bucólica, longe do burburinho citadino. Eles tinham preferência pela
vida nos campos, próxima à natureza.
Disponível
em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucolismo>. Acesso em: 6 abr. 2014.
Fragmento.
Nesse texto, no trecho “Os
árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino.”,
a palavra destacada tem o sentido de
A) agitação.
B) buzina.
C) cansaço.
D) sussurro.
O Sapo
Era uma vez um lindo príncipe por
quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa
horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito
brava. "Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!"
Olhou fundo nos olhos dele e disse: "Você vai virar um sapo!" Ao
ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele
virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
ALVES, Rubem. A Alegria de
Ensinar. Ars Poética, 1994.
8-No trecho "O príncipe NEM
LIGOU e a bruxa ficou muito brava", a expressão destacada significa que:
(A) não deu atenção ao pedido de
casamento.
(B) não entendeu o pedido de
casamento.
(C) não respondeu à bruxa.
(D) não acreditou na bruxa.
D7-Identificar a tese de um texto.
(SAEPI). Leia o texto abaixo.
O site americano TechCrunch,
especializado em web, fez em agosto do ano passado uma constatação que,
sempre que feita, ainda espanta a gringaiada: é preciso falar português para
entender parte importante do universo online atual.
É na América Latina, constata o site,
que a web mais cresce no planeta: a região já responde hoje por metade
da população de internet da América do Norte e continua crescendo mais que a
média mundial de usuários em outros continentes. O Brasil, nesse bolo, está na
ponta, compondo 35% dos internautas latino-americanos.
Em sites de forte apelo global
como Orkut, Facebook e Twitter, os falantes de português
são um público numeroso. Mas falar português também está virando um atrativo de
mercado: o acesso a sites e a compras latino-americanas, diz o TechCrunch,
são majoritariamente em português. [...] O brasileiro adere fácil à tecnologia
da conversação porque é comunicativo. [...] Segundo o Ibope, os internautas
brasileiros entre 12 e 24 anos passam 27 horas mensais no computador, dos quais
57% visitam blogs e 46% usam programas de conversação.
Língua. Ano 5, n. 64, fev.
2011.
A) à importância do português no
universo online.
B) à participação do português
nas compras realizadas online.
C) ao crescimento da web na
América Latina.
D) ao tempo gasto pelos
internautas brasileiros na web.
10- (SAEP 2013). Leia o texto abaixo e responda.
Maturidade
A criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, há
15 anos, foi uma grande conquista da sociedade brasileira, um passo à frente na
Quando uma pessoa queima o dedo, a dor é um sinal que o tato envia ao cérebro.
Este, por sua vez, transmite outro sinal aos músculos, que reagem afastando a
mão do fogo. A velocidade de circulação dessas mensagens surpreende: elas
viajam a 385 km/h, mais rápido que um carro de Fórmula 1.
“curiosidade”, retirada do Coquetel – Grande Titã,
nº 180.
Qual tese pode ser identificada nesse texto?
(A) A dor é um sinal
que o tato envia ao cérebro.
(B) É surpreendente a
velocidade com que o sinal chega ao cérebro.
(C) A reação de se
afastar do fogo.
(D) A reação diante de uma queimadura.
Bom desempenho!