Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora:
Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª
Ano A e B
Taquaral de Goiás, 25 de março de 2021.
Aluno(a): Horário de entrega: Até às 22:30h.
Atividades
de revisão de Língua Portuguesa
referente ao 1° Bimestre de 2021
Gêneros de revisão: Abaixo
assinado e Relato de experimento científico
Um abaixo-assinado é
um texto que apresenta uma demanda coletiva, ou seja, uma petição feita por um
grupo de pessoas. Essa solicitação ou demonstração de apoio é, geralmente,
direcionada a alguma autoridade, objetivando a solução da questão apresentada.
Além disso, o abaixo-assinado pode ser um instrumento de apresentação de
protesto, queixa, repúdio etc., expressando o ponto de vista de determinado
conjunto de cidadãos.
Em termos estruturais,
o abaixo-assinado se organiza da seguinte forma:
• Vocativo:
apresentação do destinatário a quem o documento é encaminhado com o adequado
pronome de tratamento.
• Corpo textual: registro
de solicitação, protesto, queixa, repúdio, apoio etc., bem como de argumentos
que fundamentem as colocações.
• Local, data e assinatura:
indicação da localidade e da data de recolhimento das assinaturas. Podem ser
solicitados, também, dados pessoais, como documento de identidade, registro
profissional, endereço, e-mail etc.
Tópicos de
Descritores:
Questão: 1 D7 – Identificar a tese de um texto.
Questão: 2 D8 – Estabelecer relação entre a tese e os
argumentos oferecidos para sustentá-la.
Questão: 3 D3 –
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Leia o texto a
seguir para responder às atividades propostas.
Pela aposentadoria especial dos deficientes
Senhores(as) Senadores(as), Segundo estatísticas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida das pessoas portadoras de deficiências é reduzida em pelo menos 10%. O que significa que, se a média de vida do cidadão brasileiro é de aproximadamente 60 anos, a média de vida de um portador de deficiência é de 54 anos. E, como a legislação brasileira prevê aposentadoria somente com mais de 60 anos, a probabilidade de um trabalhador portador de deficiência se aposentar será remota nos moldes que aí estão. Por isso, os Projetos de Leis do Senado no 250/05 e 252/05 do Senador gaúcho Paulo Paim vêm contemplar a possibilidade real de o trabalhador portador de deficiência se aposentar e usufruir de sua aposentadoria. E, segundo dados do IBGE, no Brasil cerca de 14,8% da população é portadora de algum tipo de deficiência, o que representa uma população de aproximadamente 25 milhões de brasileiros. Portanto, a matéria é relevante, justa e precisa ser imediatamente aprovada. Ari Heck − Deficiente e ativista dos Direitos Humanos Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019
Atividades:
1- O abaixo-assinado
apresentado tem como tese:
a) a diminuição da
idade para que as pessoas com deficiência usufruam da aposentadoria.
b) a divulgação do
percentual de deficientes no país.
c) a crítica à
legislação brasileira relacionada à aposentadoria especial.
d) o
contra-argumento aos Projetos de Leis do senador Paulo Paim.
2- De que maneira o
autor defende a tese apresentada?
3- No trecho “E,
como a legislação brasileira prevê aposentadoria somente com mais de 60 anos, a
probabilidade de um trabalhador portador de deficiência se aposentar será
remota nos moldes que aí estão.”, o vocábulo em destaque pode ser substituído,
sem perda substancial de sentido, por:
a) apesar de.
b) caso.
c) dado que.
d) então.
ABAIXO-ASSINADO
Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Lisiópolis
Os cidadãos abaixo assinados, residentes e domiciliados no Bairro Flores, neste município, se valem do presente para solicitar a Vossa Excelência a construção de uma lombada (quebra-molas) na Avenida C, antes do cruzamento com a Rua 14, tendo em vista que esta é a principal via de entrada e saída do bairro, mas cujo acesso é difícil e perigoso em razão da grande velocidade desenvolvida pelos veículos que trafegam naquela avenida.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos o presente documento em 15 folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos. Nomeamos o Sr. Marcos Fabio Rego Ciraulo, como nosso representante caso sejam necessárias maiores informações.
Lisiópolis- SP, 25 de fevereiro de 2021.
Assinaturas:
Leonardo
Trajano Ferreira, Rosangela Freitas De Souza, Francinete Maria Paiva, Patricia
Ravena Bezerra De Menezes, Hamana Oliveira Queiroz Emmanuel Albuquerque...
4-Considerando as quatro
partes que compõem um abaixo-assinado,
complete o quadro abaixo:
Vocativo |
|
Corpo do texto |
|
Área de assinatura |
|
Fim do texto |
|
5-Assinale V ou F nos
parênteses a seguir quanto ao gênero abaixo-assinado:
a) ( ) O abaixo-assinado
não é um gênero textual.
b) ( ) O
abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.
c) ( ) Na estrutura deste texto não é preciso
parágrafos.
d) ( ) A linguagem usada
para fazer um texto assim é a língua popular.
e) ( ) Na estrutura
deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.
Leia o texto, a
seguir, para responder as atividades 6 e 7 .
Relato de
experiência científica
O relato de
experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um
experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar
a sequência de procedimentos que constituirão a experiência. Nesse contexto,
entram em cena os materiais a serem utilizados, o manuseio adequado de cada um
deles, a descrição detalhada de cada etapa. Aliadas a essa estrutura do texto,
reúnem- se outras características típicas do gênero, objetividade, precisão, clareza,
frases curtas e impessoalidade.
Disponívelem<http://colegioamericanobatista.com.br/acontece-no-cab/relato-de-um-experimento-cientifico-uma-proposta-interdisciplinar-envolvendo-a-quimica-e-
redação. Acesso em 26 de fev. de 2021.
6. Quem produz um relato de experiência
científica?
a) ( ) Médico.
b) ( ) Jornalista.
c) ( ) Romancista.
d) ( ) Cientista.
7. Cite a função do relato de experiência científica.