quinta-feira, 25 de março de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

  Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

  Professora: Aline Lorrana Maia.

  Série: 8ª Ano A e B

  Taquaral de Goiás, 25 de março de 2021.

  Aluno(a):                                                                                      Horário de entrega: Até às 22:30h.                                                                    

 

  Atividades de revisão de Língua Portuguesa referente ao 1° Bimestre de 2021

 

Gêneros de revisão: Abaixo assinado e Relato de experimento científico

 


Um abaixo-assinado é um texto que apresenta uma demanda coletiva, ou seja, uma petição feita por um grupo de pessoas. Essa solicitação ou demonstração de apoio é, geralmente, direcionada a alguma autoridade, objetivando a solução da questão apresentada. Além disso, o abaixo-assinado pode ser um instrumento de apresentação de protesto, queixa, repúdio etc., expressando o ponto de vista de determinado conjunto de cidadãos.

Em termos estruturais, o abaixo-assinado se organiza da seguinte forma:

• Vocativo: apresentação do destinatário a quem o documento é encaminhado com o adequado pronome de tratamento.

• Corpo textual: registro de solicitação, protesto, queixa, repúdio, apoio etc., bem como de argumentos que fundamentem as colocações.

• Local, data e assinatura: indicação da localidade e da data de recolhimento das assinaturas. Podem ser solicitados, também, dados pessoais, como documento de identidade, registro profissional, endereço, e-mail etc.

Tópicos de Descritores:

Questão: 1  D7 – Identificar a tese de um texto.

Questão: 2  D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Questão: 3 D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Leia o texto a seguir para responder às atividades propostas.

 

Pela aposentadoria especial dos deficientes

 

Senhores(as) Senadores(as), Segundo estatísticas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida das pessoas portadoras de deficiências é reduzida em pelo menos 10%. O que significa que, se a média de vida do cidadão brasileiro é de aproximadamente 60 anos, a média de vida de um portador de deficiência é de 54 anos. E, como a legislação brasileira prevê aposentadoria somente com mais de 60 anos, a probabilidade de um trabalhador portador de deficiência se aposentar será remota nos moldes que aí estão. Por isso, os Projetos de Leis do Senado no 250/05 e 252/05 do Senador gaúcho Paulo Paim vêm contemplar a possibilidade real de o trabalhador portador de deficiência se aposentar e usufruir de sua aposentadoria. E, segundo dados do IBGE, no Brasil cerca de 14,8% da população é portadora de algum tipo de deficiência, o que representa uma população de aproximadamente 25 milhões de brasileiros. Portanto, a matéria é relevante, justa e precisa ser imediatamente aprovada. Ari Heck − Deficiente e ativista dos Direitos Humanos Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019

Atividades: 

1- O abaixo-assinado apresentado tem como tese:

a) a diminuição da idade para que as pessoas com deficiência usufruam da aposentadoria.

b) a divulgação do percentual de deficientes no país.

c) a crítica à legislação brasileira relacionada à aposentadoria especial.

d) o contra-argumento aos Projetos de Leis do senador Paulo Paim.

 

2- De que maneira o autor defende a tese apresentada?


3- No trecho “E, como a legislação brasileira prevê aposentadoria somente com mais de 60 anos, a probabilidade de um trabalhador portador de deficiência se aposentar será remota nos moldes que aí estão.”, o vocábulo em destaque pode ser substituído, sem perda substancial de sentido, por:

a) apesar de.

b) caso.

 c) dado que.

d) então.

ABAIXO-ASSINADO

 

        Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Lisiópolis

Os cidadãos abaixo assinados, residentes e domiciliados no Bairro Flores, neste município, se valem do presente para solicitar a Vossa Excelência a construção de uma lombada (quebra-molas) na Avenida C, antes do cruzamento com a Rua 14, tendo em vista que esta é a principal via de entrada e saída do bairro, mas cujo acesso é difícil e perigoso em razão da grande velocidade desenvolvida pelos veículos que trafegam naquela avenida.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos o presente documento em 15 folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos. Nomeamos o Sr. Marcos Fabio Rego Ciraulo, como nosso representante caso sejam necessárias maiores informações.

Lisiópolis- SP, 25 de fevereiro de 2021.

Assinaturas:

Leonardo Trajano Ferreira, Rosangela Freitas De Souza, Francinete Maria Paiva, Patricia Ravena Bezerra De Menezes, Hamana Oliveira Queiroz Emmanuel Albuquerque...

 

4-Considerando as quatro partes que compõem um abaixo-assinado, complete o quadro abaixo:

Vocativo

 

Corpo do texto

 

Área de assinatura

 

Fim do texto

 

5-Assinale V ou F nos parênteses a seguir quanto ao gênero abaixo-assinado:

a)  ( ) O abaixo-assinado não é um gênero textual.

b)  ( ) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.

c)  (  ) Na estrutura deste texto não é preciso parágrafos.

d) ( ) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.

e)  ( ) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.

Leia o texto, a seguir, para responder as atividades 6  e 7 .

 

Relato de experiência científica



O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência. Nesse contexto, entram em cena os materiais a serem utilizados, o manuseio adequado de cada um deles, a descrição detalhada de cada etapa. Aliadas a essa estrutura do texto, reúnem- se outras características típicas do gênero, objetividade, precisão, clareza, frases curtas e impessoalidade.

Disponívelem<http://colegioamericanobatista.com.br/acontece-no-cab/relato-de-um-experimento-cientifico-uma-proposta-interdisciplinar-envolvendo-a-quimica-e- redação. Acesso em 26 de fev. de 2021.

 

6.   Quem produz um relato de experiência científica?

a)   ( ) Médico.

b)   ( ) Jornalista.

c)   ( ) Romancista.

d)   ( ) Cientista.

 

7.         Cite a função do relato de experiência científica.