Unidade Educacional: Colégio
Estadual Princesa Izabel
Diretor:
Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 22 de março de 2021.
Aluno(a): Horário: Até às 22: 30 h.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 1° Bimestre de 2021
Objeto de
conhecimento: Autobiografia e biografia
Autobiografia: assim como a biografia, a autobiografia é um gênero da esfera literária, mas, nesse caso, o autor é a personagem principal da história que conta, baseada em acontecimentos da própria vida que considera relevantes. Por esse motivo, todo o texto é apresentado sob sua perspectiva ou de acordo com seu ponto de vista. Isso faz com que a linguagem tenha marcas de subjetividade e do estilo do autor. Os textos autobiográficos podem ser lidos em livros, revistas e sites.
Leia o texto a seguir:
O arco íris
FREI BETTO. Alfabeto: autobiografia escolar. São Paulo: Ática, 2002. p.
48-50.
Atividades:
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
1-Assinale
o trecho que apresenta uma opinião do autor.
a)
“Meu pai levou-me, um par de dias depois, a uma galeria de arte.”
b)
“No Natal, ganhei uma aquarela.”
c)
“(Teria gostado que me consultassem, mas isso estava fora de cogitação,
uma
vez que todos os adultos se julgam mais sábios que as crianças.)”
d)
“Debruçado no chão, abri o álbum de desenhos vazados que ganhara
de
aniversário [...]”
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para
sustentá-la.
D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e
de outras notações.
D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o
interlocutor de um texto
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma
determinada palavra ou expressão.
2-O argumento utilizado pelo autor para explicar por que não
compreendia o desagrado da mãe está presente em:
a) “Meu pai levou-me, um par de
dias depois, a uma galeria de arte. Um amigo dele expunha pinturas abstratas.
Vi lá borrões muito piores do que os meus.”
b) “No Natal, ganhei uma
aquarela. Uma cartolina branca em forma de paleta, com um arco de botões de
múltiplas cores na borda, dois pincéis finos e um copinho de cerâmica para pôr
água.”
c) “Não me importei. Sabia que as mulheres nada entendiam de obra de
arte. Nunca ouvira papai citar uma mulher artista.”
d) “Aquilo era uma obra de arte, que me exigira esforço e criatividade.
Só não merecia reconhecimento porque eu era criança.”
3-Releia:
“Ao
preparar-me para limpar ‘essa sujeirada’, como exclamou minha mãe, adentrou meu
pai, vindo do trabalho.”
•
Qual é o efeito de sentido provocado pelo uso das aspas na expressão destacada?
4-Releia
a introdução do texto, observando a linguagem.
“Debruçado no chão, abri o álbum de desenhos vazados que ganhara de
aniversário, derramei em volta a caixa de lápis de cor e, em fúria policrômica,
preenchi de cores que sugeriam bichos, nuvens, semáforos e paisagens
campestres. As cores fortes, como o vermelho e o roxo, expressavam com maior nitidez a ênfase criativa
que me inundava o peito. Rompi os limites das gravuras e aqueles que a própria
natureza impôs à sua harmonia, pintando as montanhas de violeta e as estradas
de azul.”
Com
base no trecho lido, identifique a pessoa do discurso e explique o uso dela nos
textos autobiográficos.
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que
constroem a narrativa.
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,
marcadas por conjunções, advérbios etc.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
5-Ao afirmar que estava [...] “retorcendo a geometria e enlouquecendo o
próprio Euclides, caso visse aquilo. ”, o que o autor expressa? Por quê?
6- Para o transcorrer da história, qual é a importância de o autor ter pintando um arco-íris no piso e na parede? Justifique sua resposta.
7- Releia este trecho: A principal informação desse trecho é:
"No Natal, ganhei uma aquarela. Uma cartolina branca em forma de paleta, com um arco de botões de múltiplas cores na borda, dois pincéis finos e um copinho de cerâmica para pôr água. Revesti as paredes da garagem de obras, se perenizadas como as pinturas rupestres, possivelmente me garantiriam ao menos o reconhecimento da posteridade."
a) a quantidade de pincéis que o autor ganhou no Natal.
b) o autor ter pintado as
paredes da garagem com a aquarela.
c) o formato da aquarela que o autor ganhou no Natal.
d) o material de que é feito o copo para pôr água.
8-Complete: • Em “(Teria gostado que me consultassem, mas isso estava fora de cogitação [...].)”, a palavra empregada para expressar a oposição de ideias é a conjunção ____________________________ .
9- De acordo com o que foi estudado nesta lição, explique o objetivo
principal da autobiografia.