Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 09 de Março de 2021
Série: 7 º A e B
Nome:
CONTEÚDO: A construção da ideia de
modernidade e seus impactos na concepção de História.
OBJETIVO: Caracterizar e comparar as dinâmicas de
abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em
diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores
e servos.
Data de entrega: 09-03-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
* Para realizar as questões de 1 ao 6 leia o texto abaixo.
8 de março –
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é
uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na
década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para
terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia
à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das
mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o
machismo e a violência.
História
do Dia Internacional da Mulher
O
Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado
da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa
mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março
como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está
relacionada a uma sucessão de acontecimentos.
Uma primeira
história que ficou muito conhecida como fundadora desse dia narra que,
em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio
ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York.
Supostamente, esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário
da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias,
por isso teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas.
Existe,
no entanto, outra história que remonta a um incêndio que de
fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio
aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125
mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é
considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.
As
causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas
associadas à composição do solo e das repartições da
fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que
serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas
da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários na fábrica durante
o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle
pegou fogo, as portas estavam trancadas.
Influência
do movimento operário
O
acontecimento em Nova York é significativo, pois evidenciou a precariedade do
trabalho no contexto da Revolução Industrial. Isso, no entanto,
não pode apagar a influência da luta operária e dos movimentos políticos
organizados pelas mulheres. Sendo assim, é importante afirmar que o Dia
Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim
por décadas de engajamento político das mulheres pelo
reconhecimento de sua causa.
Atividade
Avaliativa
- Após a leitura do texto, desenvolva um mapa mental descrevendo o que
chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a criatividade, ler
outros textos, criar algo bem interessante, confio na criatividade de vocês;
ATENÇÃO
-enviar no privado da professora
-essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche
-Não esqueça de colocar o nome
-Use cores e desenhos
-Não vou avaliar trabalho mal feito.
-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche