Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 23 de Março de 2021
Série: 6º A e B
Nome:
OBJETIVO: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o
surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos
mitos de fundação.
CONTEÚDO: Pré-História / Surgimento da espécie humana no Continente Africano
Data de entrega: 23-03-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.
ÁFRICA: O
SURGIMENTO DO SERES HUMANOS
O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA
Quem diria que o sucesso dos Beatles "Lucy in the sky with diamonds" (Lucy no céu com diamantes) daria o nome ao esqueleto fóssil mais completo e mais famoso da família dos Australopithecus (do latim, macaco do sul). Encontrado em 1974 no vale de Afar, Etiópia, tratava-se de um fóssil feminino, de cerca de 3 milhões de anos, braços longos, pernas curtas, pouco mais de 1 metro de altura. Durante a festa da descoberta arqueológica, alguém deu a ideia de chamá-la de Lucy. Seu nome científico é Autralopithecus afarensis e na Etiópia denominaram-na Dinkenesh, que significa "você é linda".
Curta um pouco da música lendária dos BEATLES e originária do nome de Lucy:
E claro, observe o fóssil e a reconstrução de Lucy:
Cinco anos depois, a descoberta de pegadas fossilizadas de outros da mesma espécie de Lucy comprovaram a teoria do Bipedismo (quem anda ou se sustenta sobre dois pés). Há cerca de 6 milhões de anos, espécies de primatas teriam liberado as articulações superior da função de locomoção para outras atividades. Desceram das árvores e aventuraram-se a desbravar o chão, onde não eram rápidos e fortes, nem possuíam garras ou chifres. Progrediram para a interação com as mãos e o sistema cerebral, numa longa trajetória que terminaria na produção de utensílios para o trabalho, para o lazer, para fins bélicos (de guerra).
Houve uma evolução, gradativa, de deslocamento do
solo da natureza para o território da cultura. Esse processo é denominado de HOMINIZAÇÃO,
ou seja, o conjunto de transformações anatômicas, fisiológicas, ecológicas e
psicológicas pelo qual determinados ramos dos primatas adquiriram
características humanas: bipedismo, posição ereta, linguagem articulada e
raciocínio desenvolvido.
Evolução Anatômica dos Hominídeos
Evolução na utilização de armas e instrumentos
Existe o Elo Perdido?
Estudos mais recentes comprovam que as mudanças
evolutivas foram gradativas ou uniformes, não lineares.
A Paleontologia (ciência que estuda as formas de vida em períodos recuados) traz a todo instante informações que nos permite estabelecer novas hipóteses.
TABELA DO TEMPO GEOLÓGICO
Veja alguns fósseis encontrados e
que foram muito importantes para o estudo da Evolução do Homem.
Crânio da "Garota de Taung", primeira descoberta
de um homem-macaco (Pitecanthropus africanus, nome antigo para
Australopithecus africanus) feito por Raymond Dart no sul da África |
Homo habilis - Foi o primeiro humano a criar
ferramentas de pedra e provavelmente tinham comunicação através da fala. Foi a
evolução transitória entre H. erectus e os hominídeos. Surgiu e foi limitado à
África meridional e do leste, e provavelmente passava parte de seu tempo em
cima de árvores, porque tinha braços longos. Entretanto, não foi muito mais
alto que o australopitecos.
Homo erectus - Foi o primeiro humano a viajar
amplamente e ocupar muitos continentes. Foi encontrados na Java, Indonésia,
China, Europa e África. Usava ferramentas e fogo, vivia em cavernas, caçava em
grupos e podia sobreviver em ambientes muito frios. Tinha aproximadamente o
mesmo peso e altura dos humanos modernos.
Homo sapiens neanderthalensis - Considerado
uma subespécie ou espécie que apareceu em paralelo com o Homo sapiens, ele
tinha um crânio achatado e uma pesada crista frontal. O corpo e o tamanho do
cérebro eram maiores que os do Homo sapiens. Viveu na África do Norte, na
Europa e Oriente Médio. Usavam roupas, cavernas, fogo, enterravam seus mortos e
podem ter tido algum tipo de religião. Existiu por algum tempo
simultaneamente com o H. sapiens, mas desapareceu misteriosamente.
Homo sapiens sapiens - Este é o ser humano
moderno atual e a única espécie viva remanescente de Homo. Foi precedido pelo
Homo sapiens arcaico, que apareceu 500.000 anos atrás, viveu na Europa e Ásia,
e tinha o cérebro menos desenvolvido. Tem um crânio alto, com o maior cérebro
comparado aos outros, não tem cristas orbitais e a face é plana.
CURIOSIDADES!
1. A EVA AFRICANA
Durante mais de um século a Paleontologia foi o carro-chefe
das investigações científicas que tentavam reconstituir as nossas origens. Mas
com o extraordinário desenvolvimento da biologia molecular e da genética, o
estudo dos genes vem ganhando cada vez mais espaço nesse palco. Dessa forma, a
ciência contemporânea vem obtendo, nos últimos anos, diversos resultados. Um
deles provém do exame dos genes contidos nas MITOCÔNDRIAS (Interagindo com o
Prof. Daniel) que só são transmitidos por via materna. Portanto, filhos e
filhas herdam seu DNAmt (mitocondrial) das mães, mas apenas as filhas o transmite
aos seus descendentes.
Mitocôndria: organela celular responsável pela
geração de energia para as células |
Em 1987, especialistas dos EUA publicaram na renomada revista Nature (01/01/1987) um estudo segundo o qual a espécie humana atual vem de um tronco materno comum, de origem africana, no qual convergem todas as linhas de DNA mitocondrial. As pesquisas indicam que essa população de mulheres viveu na África há cerca de 200 mil anos. Tais estudos propõem que a transformação a partir das formas primitivas do ser humano foi devida, não a um processo de desenvolvimento paralelo ocorrido em diferentes partes do mundo antigo, mas a uma onda que emanou de uma base africana e espalhou por todo o planeta. Desde que foram publicados, os resultados suscitaram grande polêmica entre os estudiosos.
2. MITOS DA CRIAÇÃO
São muitas as divergências entre a
Teoria Criacionista (Deus criou o mundo) e a Teoria Evolucionista de Darwin
(Homem como um ser evoluído).
Existem até mesmo divisões dentro das duas teorias
a exemplos das citadas abaixo:
Em comum, os integrantes desta linha criacionista acreditam que o planeta tenha sido criado por Deus há apenas 6 mil ou, no máximo, 10 mil anos. Subdividem-se em três grupos principais: Terra Plana, Geocêntricos e Heliocêntricos.
Criacionistas da Terra Antiga
Aceitam as evidências da antiguidade do planeta,
mas ainda as encaixam na lógica das escrituras bíblicas.
Evolucionismo Teísta
Corrente que aceita completamente a Teoria da Evolução, mas não abre mão de seu
caráter divino original. Crê que a descrição do Gênesis é simbólica, levando em
conta o estilo literário hebraico da Antiguidade. Acredita que o processo
criativo de Deus se expressa através dos postulados da Evolução, não vendo
oposição entre Ciência e Fé. É a visão oficial do Vaticano e do papa, assim
como da maioria das confissões protestantes, especialmente as denominadas ''históricas''.
Evolucionismo Metodológico Materialista
Acredita que Deus não interfere no processo evolutivo.
Criacionismo Evolucionário
Grupo que conjuga influências
tanto do ideário criacionista quanto do evolucionista. Considera que Adão não
foi o primeiro ser humano criado, mas sim o primeiro dotado de alma por Deus. É
muito semelhante ao Evolucionismo Teísta, diferindo apenas em alguns postulados
teológicos, sendo mais próximo do judaísmo que do cristianismo.
Atividade Avaliativa
- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental
descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a
criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na
criatividade de vocês;
ATENÇÃO
-Assista aos vídeos explicativos antes de executar a atividade.
- O mapa deve ser enviado no privado da professora
- A foto da atividade deve ser tirada em um local iluminado e de um
ângulo bom, pois essa atividade irá para o relatório do plano de ação.
-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche
-Não esqueça de colocar o nome
-Use cores e desenhos
-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.
-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche