Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 02 de Março de 2021
Série: 6º A e B
Nome:
OBJETIVO: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o
surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos
mitos de fundação.
CONTEÚDO: Pré-História / Surgimento da espécie humana no Continente Africano
Data de entrega: 02-03-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
* Para realizar as questões de 1 ao 6 leia o texto abaixo.
Pré-História
(Resumo)
Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita e que
abrange milhões de anos.
A origem da humanidade é objeto de pesquisas
de arqueólogos, paleontólogos, geólogos e biólogos.
Suas pesquisas baseiam-se em vestígios que
sobreviveram no tempo, como fósseis, pinturas rupestres, utensílios de uso
diário, restos de fogueira etc.
Esses vestígios são encontrados em cavernas
ou soterrados por diversas camadas de solo.
Divisão da Pré-História
A Pré-História se divide em dois grandes
períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.
Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos
e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:
Período
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade
até 8000 a.C.);
Período
Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000
a.C.);
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
Paleolítico
Paleolítico é o período mais extenso da
Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 4,4
milhões de anos, até 8000 a.C.
Nessa época os homens viviam em bandos e
ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e
da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.
A baixa temperatura leva os grupos de
hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de
árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos.
Os instrumentos utilizados, a princípio eram
de osso e madeira, depois, lascas de
pedra e marfim. Fabricavam
machados, facas e outros instrumentos pontiagudos.
Uma descoberta importante nesse período
foi domínio do fogo. Estima-se que
o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África
oriental.
Com seu controle, os grupos passaram a se
aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes,
iluminar a noite etc.
Por volta de 30000 a.C., o Homo sapiens aperfeiçoou
a técnica da caça e da pesca, inventou o arco e a flecha e criou a arte da
pintura.
Em torno de 18000 a.C. a Terra passou por
transformações climáticas e geológicas.
Essas transformações, que duraram milhares
de anos, mudaram significativamente a vida animal e vegetal do planeta e
alteraram a relação entre homem e natureza. O homem entrou num período
denominado Neolítico.
Neolítico
No período Neolítico, novas modificações
climáticas alteraram a vegetação. Aumentaram as dificuldades para caçar e se
instalaram nas margens dos rios, o que contribuiu para o desenvolvimento da
agricultura, com o plantio de trigo, cevada e aveia.
Aprenderam a domesticar alguns animais e a
criar gado. Surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade
principalmente defensiva.
Seus objetos tornaram-se mais bem acabados,
pois a pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia até tornar-se polida.
Desenvolveram a arte da cerâmica, fabricando grandes potes para guardar o
excedente da produção agrícola.
Desenvolveram as técnicas de fiação e tecelagem para a confecção de
tecidos de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados com peles de
animais.
Apareceram os primeiros trabalhos em metais
pouco duros, como o cobre e o ouro. Começaram as viagens por terra e por mar.
A organização social, denominada comunidade
primitiva, baseava-se nos laços de sangue, idioma e costumes.
A fase final do Neolítico caracterizou-se
pela desintegração do sistema de comunidade primitiva e pela origem das
sociedades organizadas em Estados e
divididas em diferentes camadas sociais.
Idade dos Metais
O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono
progressivo dos instrumentos de pedra.
O primeiro metal a ser fundido foi o cobre,
posteriormente o estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o bronze, mais
duro e resistente, com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000
a.C. produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia.
A metalúrgica do ferro é posterior. Tem
início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil
de ser trabalhado difundiu-se lentamente.
Em razão da sua superioridade para a fabricação
de armamentos, o ferro contribuiu para a supremacia dos povos que souberam
utilizá-lo com essa finalidade.
Atividade
Com base nas aulas de história sobre os
períodos Paleolítico e Neolítico, copie e responda em seu caderno
1) O período Paleolítico, também conhecido
como Idade da Pedra Lascada, recebeu esse nome por quê?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
2) No
período Paleolítico, os grupos eram nômades ou sedentários? Explique.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
3)
Explique o que foi a Revolução Neolítica. Por que tal evento ficou conhecido
como uma revolução?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4) O desenvolvimento da agricultura significou a extinção do modo de vida nômade? Justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
5) Além da agricultura, qual outra atividade
foi desenvolvida pelas comunidades neolíticas?
________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
________________________________________________________________________