Atividade de Educação Física referente ao 1°Ciclo de 2021
Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 8° A e
B Turno:
Matutino e Vespertino
Aluno (a):__________________________________________________
Data da entrega: 26/03/2021
TEMA: Esportes.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Esportes de campo e taco (tais como tacobol, beisebol, críquete, golfe,
entre outros).
RECAPITULANDO - CLASSIFICAÇÕES DOS ESPORTES
De acordo com especialistas, podemos
classificar os esportes em 4 grandes
categorias. Desta
forma apresentamos
no esquema
abaixo
a forma mais simples que abordam os
esportes
coletivos e individuais.
ATIVIDADES
1.A cada dia vem surgindo
novos esportes e muitas vezes confundimos
o que são esportes coletivos com individuais. Explique em um parágrafo a diferença entre
eles e cite exemplos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Sabemos que o esporte
na escola não é um centro de treinamento esportivo para formação de atletas, mas pode ser uma porta
aberta para o esporte profissional, pois muitos atletas
despontam no esporte profissional devido a sua experiência com o esporte
na escola. Você concorda
com isso? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.De acordo as 4 categorias dos esportes coletivos e individuais, faça a associação
corretamente:
(A) Esporte
individual com interação do oponente |
( ) Vôlei, futebol, basquete |
|
|
(B) Esporte individual sem a interação do oponente |
( ) Tênis, badminton, judô |
|
|
(C) Esporte coletivo com interação do oponente |
( ) Ginástica olímpica, atletismo, natação |
||
4.Seja individual, seja em
equipe, os esportes estão entre as principais atividades físicas praticadas
pelo homem moderno. Segundo pesquisa do Ministério do Esporte do Brasil, realizada em 2013, quase metade
dos brasileiros que praticam atividades físicas é adepta
de algum esporte.
No Brasil, qual o esporte é mais popular? Por que esse esporte
s e transformou em uma paixão nacional?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.Os esportes são divididos em sete categorias. Durante as nossas aulas tivemos a oportunidade de conhecer essas categorias e, algumas vezes, praticá-las. De acordo com seus conhecimentos, faça a correspondência entre as categorias dos esportes e seus significados.
( 1 ) MARCA |
( ) esportes em que a disputa é pela qualidade do movimento de acordo com critérios pré-estabelecidos. |
( 2 ) PRECISÃO |
( ) esportes cujo objetivo é lançar a bola em direção à quadra Adversária sem que o oponente consiga devolver. |
( 3 ) TÉCNICO-COMBINATÓRIO |
( ) esportes em que uma equipe precisa ocupar e levar um objeto ao espaço do adversário. |
( 4 ) REDE/QUADRA |
( ) esportes em que, com movimentos de rebatida, busca-se Deixar a bola o mais longe possível do adversário. |
( 5 ) CAMPO E TACO |
( ) esportes cujo objetivo é acertar um alvo específico. |
( 6 ) INVASÃO OU TERRITORIAL |
( ) esportes de luta. |
( 7 ) COMBATE |
( ) Esportes com recorde de tempo, distância, peso. |
( 7 ) COMBATE |
(
) Esportes com
recorde de tempo,
distância, peso.
|