Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professor: Pabliny Ribeiro
Série: 7° Ano A e
B Turno: Matutino e Vespertino
Data:19/03/2021
Aluno(a):
Orientações
- Faça o cabeçalho no caderno
- Copiar e Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para
visualizar, não precisa copia-las
- Dê respostas completas
- Faça letra legível
Tema/ objeto de conhecimento:
Ginástica Geral/Conceito,
Elementos gímnicos
A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicado com fim competitivo, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. O termo ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa “treinar” e, em sentido literal, “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios. A ginástica artística é praticada por homens e mulheres.
ele
transformou a ginástica em esporte, mas a ginástica
veio de muito
antes disso, veio lá da Grécia antiga.
Frederick
transformou a ginástica em modalidade,
porque ele
criou a metodologia do treinamento, de
repetir os
elementos, de aprender os elementos. Ele
também
construiu os aparelhos.
A ginástica
artística está presente nos Jogos Olímpicos
Modernos
desde a sua primeira edição, com a
participação
de somente os homens, e com a inclusão de
mulheres nos
anos seguintes.
Posturas básicas na ginástica artística
Postura de apresentação
De pé, corpo em extensão com braços elevados
verticalmente
e bem estendidos.
Postura de aterrissagem
Quando volta
do salto, para com os braços em extensão vertical e joelhos em semiflexão.
Postura de preparação
Ponta de pé
na frente, braços estendidos acima da cabeça.
Postura de terminação
É aquela em
que, após a finalização do movimento, a ginasta para com o corpo em extensão,
braços estendidos para o alto e as pernas em posição anteroposterior
Existem vária
outras formas de posturas básicas na ginástica artística.
Provas femininas
Solo
Prova que combina
dança com movimentos acrobáticos. A apresentação se realiza em um tablado de
12x12 metros, dura entre 1’10” e 1’30”. A avaliação do exercício começa com o
primeiro ginástico ou acrobático da ginasta. A duração do exercício de solo não
pode ser menor que 1 minuto e 10 segundos nem maior que 1 minuto e 30 segundos.
Salto sobre a mesa
A atleta
corre e se impulsiona a partir de um pequeno trampolim até a mesa. A chegada no
trampolim deve ser com os dois pés e pode ser da corrida de aproximação ou de
um elemento.
Paralelas Assimétricas
Movimentos
circulares e de transferência entre as barras são os mais utilizados. A
avaliação do exercício começa com a impulsão no trampolim, ou colchões. O
exercício deve ser composto de elementos de diferentes grupos.
Trave
É a prova
mais difícil da ginástica artística feminina. A avaliação do exercício começa
com a impulsão no trampolim até a saída nos colchões. A duração do exercício na
trave de equilíbrio não poder ser menor que 1 minuto e 10 segundos, nem maior
que 1 minuto e 30 segundos.
Dinâmica Local Interativa
Atividade:
1.Observe as imagens e identifique as posições básicas da ginástica:
R =
_______________________________________
R= _________________________________________________
R=
___________________________________________________
2. Quem
foi Frederick Ludwig Jahn? Qual foi a sua importância para a Ginástica
Artística?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Escolha
uma das provas femininas apresentadas na aula e descreva suas principais
características.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Com
base no que você aprendeu na aula, descreva duas posturas básicas da ginástica
artística
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom
Trabalho!