quarta-feira, 10 de março de 2021

Atividade de Educação Física - 6°A e B

 Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professor: Pabliny Ribeiro Souto

Série: 6° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data:12/03/2021

Aluno(a):

 

Orientações

Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível


Tema/ objeto de conhecimento: Ginástica Geral/Conceito, Elementos gímnicos

   Habilidades: (GO-EF06EF20) Vivenciar diferentes modalidades das ginásticas (ginástica artística, rítmica, natural, etc.), identificando e refletindo sobre as esportividades

(GO-EF06EF21) Experimentar a ginástica de condicionamento físico, identificando, apropriando e analisando características histórico-culturais, valores, normas, objetivos e técnicas presentes nessa modalidade.

 

Olá,  tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animadas para a atividade de hoje. Continuamos a conhecer e reconhecer a ginástica geral, seus fundamentos, elementos básicos e aspectos biológicos e culturais. Nesta atividade continuaremos a conhecer e praticar alguns movimentos envolvendo habilidades de salto e equilíbrio, além de alguns conhecimentos teóricos sobre o assunto que são importantes para compreendermos melhor as realidades humanas, sociais e culturais, compreendendo melhor a nossa realidade. Vamos lá!

Passo 1 – Para começar, alongamentos. Pratique os alongamentos depois que montar seu espaço de prática de treinamento. Os alongamentos musculares são exercícios realizados com a finalidade de aumentar o comprimento dos músculos, facilitando a mobilidade articular e a amplitude dos movimentos corporais, extremamente importantes antes de qualquer outra prática física. Alongue-se!!


Passo 2 – Nesta atividade iremos praticar um movimento bem conhecido por todos/as nós e praticado cotidianamente, principalmente quando somos crianças e jovens. E tem pessoas que fazem esse movimento no lazer, trabalho ou simplesmente em uma tarefa do dia a dia. Vamos vivenciar e refletir sobre o saltar. E vamos praticá-lo de uma forma bem conhecida, mas que pode ser diferente, que é pular corda. Pulamos corda desde pequenos/as. E a maioria já pulou e se divertiu muito com a corda. A principal diferença desta vez é a consciência que teremos do nosso corpo ao executar os movimentos e a compreensão de que pular corda com os cuidados necessários pode melhorar o condicionamento físico, a coordenação motora, força, resistência. O desafio é conseguir uma corda, vamos lá!


O ideal é uma corda do tamanho que você pisando no meio dela e puxando ela fique na altura de seu ombro. Dicas: - Opte por roupas confortáveis. – Mantenha sempre o corpo reto, olhando para frente. – Comece a pular com os dois pés e, na hora de aterrissar, faça isso com a parte da frente dos pés. Pule com as pernas estendidas e aterrisse com os joelhos dobrados.

Inicie pulando 30 segundos e descansando 20 segundos. Faça por 10 minutos para começar. À medida em que for melhorando sua resistência, pule 30 segundos em nível leve (com velocidade baixa), seguidos de outros 30 segundos moderados (aumentando um pouco o ritmo) e mais 30 segundos fortes (girando em velocidade rápida). Depois disso, descanse e comece outra vez, até completar 10 minutos.

 Atividade

 

Logo após ter feito o alongamento e ter feito a pratica do movimento de pular corda responda as questões;

 1.O que devemos fazer antes de praticarmos qualquer tipo de movimento ou exercício físico?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2. Quais modalidades da ginástica tem o salto no seu movimento de execução?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.Pular corda com os cuidados necessários pode trazer melhoras ao nosso físico, quais são elas?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 4.Cite qual movimento de Pular Corda que nos faz lembrar um movimento que faz parte de ginástica;

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5.Envie foto ou vídeo da sua prática pulando corda.





Sugestão brincante: Convide alguém de sua casa para pular corda com você.