Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professor: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 6° Ano A e
B Turno: Matutino e Vespertino
Data:12/03/2021
Aluno(a):
Orientações
- Faça o cabeçalho no caderno
- Copiar e Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para
visualizar, não precisa copia-las
- Dê respostas completas
- Faça letra legível
Tema/ objeto de conhecimento:
Ginástica Geral/Conceito,
Elementos gímnicos
Habilidades: (GO-EF06EF20)
Vivenciar diferentes modalidades das ginásticas (ginástica artística, rítmica,
natural, etc.), identificando e refletindo sobre as esportividades
(GO-EF06EF21) Experimentar a
ginástica de condicionamento físico, identificando, apropriando e analisando
características histórico-culturais, valores, normas, objetivos e técnicas
presentes nessa modalidade.
Olá, tudo bem com vocês?
Espero que estejam bem e animadas para a atividade de hoje. Continuamos a
conhecer e reconhecer a ginástica geral, seus fundamentos, elementos básicos e
aspectos biológicos e culturais. Nesta atividade continuaremos a conhecer e
praticar alguns movimentos envolvendo habilidades de salto e equilíbrio, além
de alguns conhecimentos teóricos sobre o assunto que são importantes para
compreendermos melhor as realidades humanas, sociais e culturais, compreendendo
melhor a nossa realidade. Vamos lá!
Passo 1 – Para começar,
alongamentos. Pratique os alongamentos depois que montar seu espaço de prática
de treinamento. Os alongamentos musculares são exercícios realizados com a
finalidade de aumentar o comprimento dos músculos, facilitando a mobilidade
articular e a amplitude dos movimentos corporais, extremamente importantes
antes de qualquer outra prática física. Alongue-se!!
Passo 2 – Nesta atividade
iremos praticar um movimento bem conhecido por todos/as nós e praticado
cotidianamente, principalmente quando somos crianças e jovens. E tem pessoas
que fazem esse movimento no lazer, trabalho ou simplesmente em uma tarefa do
dia a dia. Vamos vivenciar e refletir sobre o saltar. E vamos praticá-lo de uma
forma bem conhecida, mas que pode ser diferente, que é pular corda. Pulamos
corda desde pequenos/as. E a maioria já pulou e se divertiu muito com a corda.
A principal diferença desta vez é a consciência que teremos do nosso corpo ao
executar os movimentos e a compreensão de que pular corda com os cuidados
necessários pode melhorar o condicionamento físico, a coordenação motora,
força, resistência. O desafio é conseguir uma corda, vamos lá!
O ideal é uma corda do tamanho que
você pisando no meio dela e puxando ela fique na altura de seu ombro. Dicas: -
Opte por roupas confortáveis. – Mantenha sempre o corpo reto, olhando para
frente. – Comece a pular com os dois pés e, na hora de aterrissar, faça isso
com a parte da frente dos pés. Pule com as pernas estendidas e aterrisse com os
joelhos dobrados.
Inicie pulando 30 segundos e
descansando 20 segundos. Faça por 10 minutos para começar. À medida em que for
melhorando sua resistência, pule 30 segundos em nível leve (com velocidade
baixa), seguidos de outros 30 segundos moderados (aumentando um pouco o ritmo)
e mais 30 segundos fortes (girando em velocidade rápida). Depois disso,
descanse e comece outra vez, até completar 10 minutos.
Logo após ter feito o alongamento e
ter feito a pratica do movimento de pular corda responda as questões;
3.Pular corda com os cuidados necessários pode trazer melhoras ao nosso físico, quais são elas?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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5.Envie foto ou vídeo da sua prática pulando corda.
Sugestão brincante: Convide alguém de sua casa para pular corda com você.