segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Matemática 8° Ano A e B

 Atividades de Matemática referente ao 1° ciclo de 2021

Aluno:

Professor: Lucas Eugênio

Série: 8° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data: 02/02/2021

Operações entre Números Inteiros

O conjunto dos números inteiros é formado pelos algarismos inteiros positivos e negativos e o zero. Eles são importantes para o cotidiano, principalmente nas situações envolvendo valores negativos, como escalas de temperatura, saldos bancários, indicações de altitude em relação ao nível do mar, entre outras situações. As adições e subtrações envolvendo estes números, requerem a utilização de regras matemáticas envolvendo os sinais positivos (+) e negativos (–). Devemos também dar ênfase ao estudo do módulo de um número, que significa trabalhar o valor absoluto de um algarismo, observe:

Vamos determinar o módulo dos números a seguir:

Módulo de + 4 = |+4| = 4
Módulo de –6 = |–6| = 6
Módulo de –10 = |–10| = 10
Módulo de +20 = |+20|=20

Adição e subtração de números inteiros sem a presença de parênteses.

1ª propriedade → sinais iguais: soma e conserva o sinal.

2ª propriedade → sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do número de maior módulo.

+ 5 + 6 = + 11 →1ª propriedade
+ 9 + 10 = +19 → 1ª propriedade
– 6 + 2 = – 4 → 2ª propriedade
+ 9 – 7 = +2 → 2ª propriedade
– 3 – 5 = –8 →1ª propriedade
–18 – 12 = –30 → 1ª propriedade

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Adição e subtração de números inteiros com a presença de parênteses.

Para eliminarmos os parênteses devemos realizar um jogo de sinal, observe:

+ ( + ) = +
+ ( – ) = –
– ( + ) = –
– ( – ) = +

Após a eliminação dos parênteses, basta aplicarmos a 1ª ou a 2ª propriedade.

+ (+9) + (–6) → + 9 – 6 → + 3

– (– 8) – (+6) → +8 – 6 → +2
+ (– 14) – (– 8) → –14 + 8 → – 6

– (+ 22) − (– 7) → –22 + 7 → –15

– ( + 9 ) + (– 12) → – 9 – 12 → – 21

 

Atividades

 

01. Calcule os valores a seguir eliminando os parênteses.

a) 5 + (-8) =

b) -8 + (+6) – 6 =

c) 13 + (-87) – 90 =

d) -6 – 58+ (-54) =

 

02. Quais são os primeiros valores à esquerda do -3?

 

03. Determine o valor dos módulos a seguir.

a) |–6|=

b) |+38|=

c) |-45|=

d) |+21|=

 

04. Nos cálculos a seguir, indique qual propriedade foi utilizada, 1° ou 2° em seguida confere se os resultados estão certos, se não corrijam.

a) + 6 + 12= +18

b) + 45 + 20 – 15 = + 35

c) – 20 – 32 – 10= - 45

d) +62 + 32 + 20= + 114

 

05. Resolva utilizando jogo de sinal.

a) +(-)=

b) –(-)(+)=

c) + (+)=