segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

GEOGRAFIA 6º Ano A e B

 

Colégio Estadual Princesa Izabel. Taquaral de Goiás, 08 de fevereiro de 2021

Diretor: Wattson Mamede de Souza

Coordenadora: Iêda Martins Cananéia

Professora de Geografia: Rubla Moame

Aluno:                                                      6º Ano A e B <= circule a sua turma

Atividade impressa somente para alunos que realmente não conseguirem escrever no caderno ou que não tenham internet. No caso de fazê-la impressa, circule no cabeçalho a sua turma.

Leiam com atenção o texto para depois copiar e responder a atividade.

Conteúdo: Movimentos da Terra

Vamos começar a nossa aula de hoje falando sobre o

SISTEMA SOLAR

Que estudiosos da Antiguidade debatiam se era a Terra ou o Sol o centro do Universo.

Atualmente, consideramos o Sol o centro do Sistema Solar; já o Universo não tem um centro definido.

Então...

 

      O Sistema Solar constitui o conjunto de corpos celestes localizado no braço externo da Via Láctea, tendo como seu astro principal o Sol. Esses corpos celestes não são apenas os planetas mas também seus satélites, corpos congelados com cometas, asteroides, meteoroides, planetas anões, entre outros.

       Os planetas que formam o Sistema Solar orbitam ao redor da estrela central, o Sol, sendo então classificados segundo a ordem de afastamento dessa estrela e suas respectivas composições.

O Sistema Solar é formado não só por planetas e o Sol mas também por corpos celestes, como cometas e asteroides.

Planetas do Sistema Solar

           Atualmente o Sistema Solar é formado por oito planetas que são, segundo a União Astronômica Internacional, corpos celestes que se encontram orbitando o Sol. Esses corpos possuem massa suficiente para garantir que a sua gravidade possibilite que tenham uma forma arredondada, conhecida como forma de equilíbrio estático.

Ordem dos planetas em relação ao Sol: Os planetas estão em ordem segundo a sua proximidade em relação ao Sol:

SOL

Mercúrio-Vênus-Terra-Marte-Júpiter-Saturno-Urano-Netuno

Características dos planetas do Sistema Solar


O Sistema Solar é composto por oito planetas ordenados segundo o Sol.

          As características dos planetas do Sistema Solar variam conforme seu processo de formação e seu distanciamento do Sol.

          Portanto, distinguem-se em sua composiçãotamanholocalizaçãotemperatura, e presença ou não de satélites.

Classificação dos planetas

          A classificação dos planetas é feita com base na sua composição e proximidade do Sol. Há os planetas de maior densidade e os planetas de baixa densidade, sendo, então, classificados da seguinte maneira:

Planetas rochosos, interiores, telúricos ou terrestres

Planetas rochosos são os planetas de maior densidade e os mais próximos do Sol. Basicamente constituem-se de rochas e metais pesados, como o ferro. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Planetas gasosos, exteriores, jovianos ou gigantes

Planetas gasosos são os planetas de menor densidade e os mais distantes do Sol. Constituem-se de gases, como hidrogênio, hélio gasoso, metano e dióxido de carbono. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Plutão não é mais planeta!?


Plutão deixou de ser considerado um planeta e foi “rebaixado” à categoria de planeta anão.

        Plutão: Até o ano de 2006, Plutão compunha o conjunto de planetas do Sistema Solar. A partir desse ano, a União Astronômica Internacional, que regula as definições, nomenclaturas e classificações na astronomia, anunciou uma nova definição para a palavra planeta. Essa mudança decorreu das novas descobertas astronômicas a respeito da existência de corpos celestes que se assemelhavam a Plutão. Sendo assim seria necessário aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova classificação para esses corpos. A UAI então apresentou, juntamente à definição de planeta, a definição de planeta anão, como agora é classificado Plutão e os demais corpos celestes com características semelhantes. Atualmente o Sistema Solar é, portanto, composto por oito planetas e cinco planetas anões: Ceres, Plutão, Éris, Haumea, Makemake.

Sol

           O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Considerado uma estrela média, o Sol tem diâmetro de, aproximadamente, 1,39 bilhão de km (109 vezes maior que a da Terra), e sua massa é cerca de 332.900 vezes maior do que a do nosso planeta. Basicamente a estrela é formada por hidrogênio (aproximadamente 90%) e hélio (9%).

O Sol é composto por:

  • Fotosfera: é a parte visível do Sol que emite luz propagada no espaço, podendo ser notado o fenômeno conhecido como mancha solar.
  • Núcleo: é a parte central do Sol que concentra, aproximadamente, metade da massa total da estrela. A temperatura nesse região atinge cerca de 15.000.000°C.
  • Cromosfera: é uma camada estreita, rarefeita e não visível do Sol. A temperatura dessa região varia conforme o afastamento do núcleo.
  • Coroa solar: é a parte mais externa do Sol, acima da fotosfera, podendo ser observada apenas em eclipses

Origem do Sistema Solar

           Muitas teorias apontam que o Sistema Solar se formou a partir do colapso de uma nebulosa. Há diversas teorias a respeito da origem do Sistema Solar, portanto não há um consenso a respeito desse assunto. Muitos estudiosos acreditam que esse se formou há, aproximadamente, 4,7 bilhões de anos.

           A teoria que mais satisfaz a comunidade astronômica é conhecida como a Teoria da Nebulosa Solar, formulada, em 1644, por René Descartes e reformulada, em 1775, por Immanuel Kant e, posteriormente, em 1796, por Pierre-Simon de Laplace.

           A Teoria da Nebulosa Solar acredita que a formação do Sol deu-se por meio da rotação de uma nuvem que, ao sofrer contração, influenciada pela gravidade, entrou em colapso devido à elevada velocidade em que se encontrava. 


Muitas teorias apontam que o Sistema Solar formou-se a partir do colapso de uma nebulosa.

    Esse colapso deu origem, por meio da concentração central da nebulosa, ao Sol. Já os planetas resultaram das partículas remanescentes da nuvem molecular em colapso.

           A reformulação da teoria acrescenta que os planetas formaram-se nas regiões mais distantes do centro da nebulosa que deu origem ao Sol. Nessas regiões a temperatura era menor, as substâncias voláteis (volátil é literalmente aquilo que voa, mas neste caso entende-se por uma substância que evapora facilmente) sofreram condensação (se tornaram líquidos), ao passo que, nas regiões de maior temperatura, essas substâncias se perderam, permitindo então a classificação dos planetas em rochosos e gasosos.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm Acesso em 23 de out de 2020

Agora que você terminou a leitura...

Vamos verificar se você compreendeu!

Hora da ATIVIDADE!!!!!!!

  1. Relacione a segunda coluna a partir da primeira com base na classificação oficial dos planetas:

Coluna 01

(1) Planetas

(2) Planetas Anões

Coluna 02

(    ) Terra     (    ) Mercúrio       (     ) Plutão

(    ) Marte    (    ) Ceres            (     ) Júpiter

(    ) Éris        (    ) Makemake   (    ) Urano          

  1. É o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta gasoso ou joviano.

A descrição acima refere-se a:

a) (   ) Urano

b) (   ) Netuno

c) (   ) Saturno

d) (   ) Júpiter

  1. Assinale a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:

a) (   ) Terra, Vênus, Urano e Netuno

b) (   ) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio

c) (   ) Vênus, Marte, Plutão e Urano

d) (   ) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte

  1. Sobre o sistema solar, assinale V para verdadeiro e F para falso.

a) (   ) O Sol compõe a maior parte da matéria de seu sistema e realiza um movimento de rotação.

b) (   ) Plutão, em 2006, foi rebaixado para a categoria de “Planeta Anão” apenas por ser muito pequeno.

c) (   ) O sistema solar é composto por oito planetas, quatro deles rochosos e quatro gasosos.

d) (   ) O maior planeta do sistema solar é Júpiter.

e) (   ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.

  1. Qual a teoria que mais satisfaz a comunidade científica sobre a origem do Sistema Solar?
  1. Qual é a posição do “Sol” no Sistema Solar? Explique citando suas principais características.
  1. Explique por que Plutão foi rebaixado ao estado de “planeta anão”.