Colégio Estadual Princesa Izabel. Taquaral de Goiás, 08 de fevereiro
de 2021
Diretor: Wattson Mamede de Souza
Coordenadora: Iêda Martins Cananéia
Professora de Geografia: Rubla Moame
Aluno: 6º Ano A
e B <= circule a sua turma
Atividade impressa somente para alunos que realmente não conseguirem
escrever no caderno ou que não tenham internet. No caso de fazê-la impressa,
circule no cabeçalho a sua turma.
Leiam com atenção o texto para depois copiar e responder a
atividade.
Conteúdo: Movimentos
da Terra
Vamos começar a nossa aula de hoje
falando sobre o
SISTEMA
SOLAR
Que
estudiosos da Antiguidade debatiam se era a Terra ou o Sol o centro do
Universo.
Atualmente, consideramos o Sol o centro do Sistema
Solar; já o Universo não tem um centro definido.
Então...
O Sistema Solar constitui o conjunto
de corpos celestes localizado no braço externo da Via Láctea, tendo
como seu astro principal o Sol. Esses corpos celestes não são apenas os
planetas mas também seus satélites, corpos congelados com cometas,
asteroides, meteoroides, planetas anões, entre outros.
Os planetas que formam o
Sistema Solar orbitam ao redor da estrela central, o Sol, sendo então
classificados segundo a ordem de afastamento dessa estrela e
suas respectivas composições.
O Sistema Solar é formado não só por planetas e o Sol mas também por
corpos celestes, como cometas e asteroides.
Planetas do
Sistema Solar
Atualmente o Sistema Solar é formado
por oito planetas que são, segundo a União Astronômica
Internacional, corpos celestes que se encontram orbitando
o Sol. Esses corpos possuem massa suficiente para garantir que a
sua gravidade possibilite que tenham uma forma arredondada, conhecida
como forma de equilíbrio estático.
Ordem dos planetas em relação ao Sol: Os
planetas estão em ordem segundo a sua proximidade em relação ao Sol:
SOL
Mercúrio-Vênus-Terra-Marte-Júpiter-Saturno-Urano-Netuno
Características dos planetas do Sistema Solar
O Sistema Solar é composto por oito planetas ordenados segundo o Sol.
As características dos planetas do
Sistema Solar variam conforme seu processo de formação e seu distanciamento do
Sol.
Portanto, distinguem-se em sua composição, tamanho, localização, temperatura,
e presença ou não de satélites.
Classificação dos planetas
A classificação dos planetas é feita
com base na sua composição e proximidade do Sol. Há os planetas de maior
densidade e os planetas de baixa densidade, sendo, então,
classificados da seguinte maneira:
Planetas rochosos, interiores, telúricos ou terrestres
Planetas rochosos são os planetas de maior
densidade e os mais próximos do Sol. Basicamente constituem-se de rochas e
metais pesados, como o ferro. São eles: Mercúrio, Vênus,
Terra e Marte.
Planetas gasosos, exteriores, jovianos ou gigantes
Planetas gasosos são os planetas de menor
densidade e os mais distantes do Sol. Constituem-se de gases, como hidrogênio,
hélio gasoso, metano e dióxido de carbono. São eles: Júpiter,
Saturno, Urano e Netuno.
Plutão não é mais planeta!?
Plutão deixou de ser considerado um planeta e foi “rebaixado” à categoria de planeta anão.
Plutão: Até o ano de
2006, Plutão compunha o conjunto de planetas do Sistema Solar. A partir desse
ano, a União Astronômica Internacional, que regula as definições, nomenclaturas
e classificações na astronomia, anunciou uma nova definição para a palavra
planeta. Essa mudança decorreu das novas descobertas astronômicas a respeito da
existência de corpos celestes que se assemelhavam a Plutão. Sendo assim seria
necessário aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova
classificação para esses corpos. A UAI então apresentou, juntamente à definição
de planeta, a definição de planeta anão, como agora é classificado Plutão e os
demais corpos celestes com características semelhantes. Atualmente o Sistema
Solar é, portanto, composto por oito planetas e cinco planetas anões: Ceres,
Plutão, Éris, Haumea, Makemake.
Sol
O Sol é
a estrela central do Sistema Solar. Considerado uma estrela média,
o Sol tem diâmetro de, aproximadamente, 1,39 bilhão de
km (109 vezes maior que a da Terra), e sua massa é cerca de 332.900
vezes maior do que a do nosso planeta. Basicamente a estrela é formada
por hidrogênio (aproximadamente 90%) e hélio (9%).
O Sol é composto por:
- ⇒ Fotosfera: é a
parte visível do Sol que emite luz propagada no espaço, podendo ser notado
o fenômeno conhecido como mancha solar.
- ⇒ Núcleo: é a
parte central do Sol que concentra, aproximadamente, metade da massa total
da estrela. A temperatura nesse região atinge cerca de 15.000.000°C.
- ⇒ Cromosfera: é uma
camada estreita, rarefeita e não visível do Sol. A temperatura dessa
região varia conforme o afastamento do núcleo.
- ⇒ Coroa solar: é a
parte mais externa do Sol, acima da fotosfera, podendo ser observada
apenas em eclipses
Origem do Sistema Solar
Muitas
teorias apontam que o Sistema Solar se formou a partir do colapso de uma
nebulosa. Há diversas teorias a respeito da origem do Sistema Solar, portanto
não há um consenso a respeito desse assunto. Muitos estudiosos acreditam que
esse se formou há, aproximadamente, 4,7 bilhões de anos.
A teoria que mais satisfaz a comunidade
astronômica é conhecida como a Teoria da Nebulosa Solar, formulada,
em 1644, por René Descartes e reformulada, em 1775, por Immanuel Kant e,
posteriormente, em 1796, por Pierre-Simon de Laplace.
A Teoria
da Nebulosa Solar acredita que a formação do Sol deu-se por meio da rotação
de uma nuvem que, ao sofrer contração, influenciada pela gravidade,
entrou em colapso devido à elevada velocidade em que se encontrava.
Muitas teorias apontam que o Sistema Solar formou-se a partir do colapso de uma nebulosa.
Esse colapso deu origem, por meio da
concentração central da nebulosa, ao Sol. Já os planetas resultaram
das partículas remanescentes da nuvem molecular em colapso.
A reformulação da teoria acrescenta que os
planetas formaram-se nas regiões mais distantes do centro da nebulosa que
deu origem ao Sol. Nessas regiões a temperatura era menor, as substâncias
voláteis (volátil é literalmente aquilo que voa, mas neste caso entende-se por
uma substância que evapora facilmente) sofreram condensação (se tornaram
líquidos), ao passo que, nas regiões de maior temperatura, essas substâncias se
perderam, permitindo então a classificação dos planetas em rochosos e gasosos.
Disponível
em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm Acesso em 23 de out
de 2020
Agora que você terminou a leitura...
Vamos verificar se você compreendeu!
Hora da
ATIVIDADE!!!!!!!
- Relacione
a segunda coluna a partir da primeira com base na classificação oficial
dos planetas:
Coluna 01
(1) Planetas
(2) Planetas Anões
Coluna 02
( ) Terra ( )
Mercúrio ( ) Plutão
( ) Marte ( ) Ceres
( ) Júpiter
( ) Éris ( )
Makemake ( ) Urano
- É o
sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior
planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser
classificado como um planeta gasoso ou joviano.
A descrição acima refere-se a:
a) ( ) Urano |
b) ( ) Netuno |
c) ( ) Saturno |
d) ( ) Júpiter |
- Assinale
a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:
a) ( ) Terra, Vênus, Urano e Netuno b) ( ) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio |
c) ( ) Vênus, Marte, Plutão e Urano d) ( ) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte |
- Sobre o
sistema solar, assinale V para verdadeiro e F para falso.
a) ( ) O Sol compõe a maior parte da matéria de seu sistema
e realiza um movimento de rotação.
b) ( ) Plutão, em 2006, foi rebaixado para a categoria de
“Planeta Anão” apenas por ser muito pequeno.
c) ( ) O sistema solar é composto por oito planetas, quatro
deles rochosos e quatro gasosos.
d) ( ) O maior planeta do sistema solar é Júpiter.
e) ( ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e
Júpiter.
- Qual a
teoria que mais satisfaz a comunidade científica sobre a origem do Sistema
Solar?
- Qual é
a posição do “Sol” no Sistema Solar? Explique citando suas principais
características.
- Explique
por que Plutão foi rebaixado ao estado de “planeta anão”.