segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Série: 8ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 08 de fevereiro de 2021.  

Aluno (a):                                                                                  Horário: Até às 22:30 h.                                                

    Atividades complementares de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021 –                                                  Retomada de conteúdo

Simulado de revisão – Descritores críticos

Descritores do Tópico I. Procedimentos de Leitura 

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D6 – Identificar o tema de um texto.

D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

 Descritores do Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto:

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Descritores do Tópico III. Relação entre Textos:

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

1-Leia o texto abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem saída

 

E agora, o que faço? Fujo, tremo, desmaio? Encaro o meu amor, 

Ponto final, reticências ou traço, Fico ou saio?

Nesse texto, as interrogações indicam:

a)dúvida.

b)insatisfação

c)surpresa.

d)Indiferença

2-Leia o texto e responda as questões 2 e 3:

A mentira

João chegou em casa cansado e disse para sua mulher, Maria, que queria tomar um banho, jantar e ir direto para a cama. Maria lembrou a João que naquela noite eles tinham ficado de jantar na casa de Pedro e Luíza. João deu um tapa na testa [...] e declarou que, de maneira nenhuma, não iria jantar na casa de ninguém. Maria disse que o jantar estava marcado há uma semana e seria uma falta de consideração com Pedro e Luíza, que afinal eram seus amigos, deixar de ir. João reafirmou que não ia. Encarregou Maria de telefonar para Luíza e dar uma desculpa qualquer. Que marcassem o jantar para a noite seguinte. Maria telefonou para Luíza e disse que João chegara em casa muito abatido, até com  um pouco de febre, e que ela achava melhor não tirá-lo de casa aquela noite. Luíza disse que era uma pena, que tinha preparado uma Blanquette de Veau que era uma beleza, mas que tudo bem. Importante é a saúde e é bom não facilitar. Marcaram o jantar para a noite seguinte, se João estivesse melhor. João tomou banho, jantou e foi se deitar. Maria ficou na sala vendo televisão. Ali pelas nove bateram na porta. Do quarto, João, que ainda não dormira, deu um gemido. Maria, que estava de camisola, entrou no quarto para pegar seu robe de chambre. João sugeriu que ela não abrisse a porta. Naquela hora podia ser um

chato. Ele teria que sair da cama. Que deixasse bater. Maria concordou.

Não abriu a porta.

Meia hora depois, tocou o telefone, acordando João. Maria atendeu. Era Luíza querendo saber o que tinha acontecido.

  Por quê? – perguntou Maria.

      Nós    estivemos     aí     há    pouco,    batemos,     batemos,     e     ninguém    atendeu.

  Vocês estiveram aqui?

  Para saber como estava o João. O Pedro disse que andou sentindo a mesma coisa há alguns dias e queria dar umas dicas. O que houve?

  Nem te conto – contou Maria, pensando rapidamente. – O João deu uma piorada. Tentei chamar um médico e não consegui. Tivemos que ir a um hospital.

O quê? Então é grave. [...].


3- No trecho “— Nós estivemos aí há pouco...” (ℓ. 21), a palavra destacada retoma:

A)casa.

B)hospital.

C)quarto.

D)sala.

 

4-No trecho “Que marcassem o jantar para a noite seguinte.” (ℓ. 7), a expressão em destaque dá ideia de:

A)causa.

B)lugar.

C)modo.

D)tempo.



5) As tirinhas são gêneros textuais que exploram as linguagens verbal e não verbal. Suas principais características são:
a) Leitura atraente/produção em quadrinhos/apresentação descritiva.
b) Leitura atraente/produção injuntiva/posicionamento crítico.
c) Leitura atraente/produção em quadrinhos/narrativa de fatos.
d) Leitura atraente/narrativa de fatos/produção injuntiva.

6) No texto, a palavra “inquilino” é utilizada para:
a) caracterizar o morador de um imóvel alugado.
b) caracterizar o coração da personagem do quadrinho.
c) caracterizar a importância da devolução do troco.
d) caracterizar a necessidade que a criança tem de comprar balas.

7) No quadrinho 1, o período “Tome, pensei em ficar com o troco da padaria para
comprar balas, mas não consegui”, a expressão grifada assume função:
a) Injuntiva
b) Apelativa
c) Adversativa
d) Aditiva

8) Em: “Esse que a gente tem aqui dentro”, no último quadrinho, o pronome demonstrativo encontrado na frase refere-se
a) ao troco.
b) ao pagamento.
c) ao inquilino.
d) ao coração.
Leia o texto e responda as questões 9 e 10.

9. Qual o gênero e a tipologia do texto em estudo?
a) Anúncio publicitário, injuntiva.
b)Anúncio publicitário, argumentativo.
c)cartaz, argumentativo.

10. A principal finalidade do texto é:
a) despertar a curiosidade no leitor sobre o álcool em gel.
b) promover uma ideia de interesse da população.
c) anunciar uma marca importante para o leitor.
d) narrar um acontecimento sobre o Coronavírus.