quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Série: 8ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 04 de fevereiro de 2021.  

Aluno (a):                                                                                Horário: Até as 22:30h.                                                                     

    

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021 

Objeto de conhecimento: Debate regrado

Como é um debate regrado?


       


    Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento. O debate é bastante comum durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades. O debate regrado, como o nome indica, segue determinadas regras que foram dadas antes de o debate começar, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas. Este tipo de debate é muito comum durante o período eleitoral, onde os candidatos se reúnem e apresentam suas propostas de governo.

          Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião. O debate amplia a capacidade dos alunos de encontrar uma solução a partir da escuta aos outros, sendo que o objetivo do trabalho com os gêneros do domínio do argumentar é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.

       Além disso, o debate regrado tem a finalidade de desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir para a formação de valores como o respeito pela opinião do outro e o cuidado com o ato da fala, pois de acordo com Schneuwly e Dolz (2004):

[…] saber falar, não importa em que língua, é dominar os gêneros que nela emergiram   historicamente, dos mais simples aos mais complexos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p.138).

      Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade. E se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.

         O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas não em um gênero textual escrito, conforme já havia sido feito em sala de aula, mas com um gênero da modalidade oral, ou seja, o “debate regrado”.

    A principal característica do debate regrado é que as pessoas têm o direito de expor suas opiniões e ideias, ouvir e respeitar os demais, mesmo que sejam opostas, de uma forma organizada e objetiva.

    Para que haja um debate regrado faz-se necessário:

a) a presença de argumentos que revelam posições positivas ou negativas em relação ao tema;

b) concordância, apoio, desacordo e refutação;

c) variados tipos de argumento: por exemplificação, de autoridade, de princípios, de causalidade, etc. (DOLZ; SCHNEUWLY; DE PIETRO, 2010)


As etapas para a organização e realização de um debate

Escolher um assunto simples e que desperte interesse.

1.      Na maioria das vezes, o debate ganha em animação e interesse se tiver sido preparado previamente por quem o organiza, quer em nível da informação fornecida/adquirida, quer pensando sobre o tema em questão.

2.      O debate deve ser organizado materialmente, ou seja, como vai ser a sala? Quem vai animar/moderar o debate?

3.      O que faz o (a) animador(a)/moderador(a): lança o debate, expondo com clareza o assunto a discutir; dá a palavra às pessoas que a pedem e impede que a outras intervenham sem a ter pedido; estimula os participantes e convida-os a reagir e a exprimirem-se; chama a atenção para o assunto que está a ser debatido quando as intervenções dos participantes “fogem” ao mesmo; controla o tempo e, no fim, convida a que tirem conclusões.


Atividades:

1.O que é um debate regrado? Qual a finalidade do gênero?

2. Assinale a alternativa correta:

O debate regrado acontece geralmente:

a )(  ) em igrejas, clubes, lanchonetes.

b)(  ) durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.

c)(  ) em casa, praias, pousadas.

d)(  ) em avião, praças, hospitais.

 

3. Por que este gênero leva o nome de debate regrado?

 

 

4. Marque a alternativa INCORRETA sobre debate regrado.

 a) (  ) Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião.

b) (  ) O debate, além de desenvolver as capacidades argumentativas, contribui para cultivar valores como respeito pela opinião do outro e cuidado com o ato da fala.

c) (  ) Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade.

d) (  ) Este tipo de debate é proibido durante o período eleitoral.

 

5. “O debate regrado é um gênero textual oral.” Explique esta afirmação, diferenciando texto oral de texto escrito.

 

 

6. Leia as afirmações a seguir:

 I- Se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.

II- O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas com um gênero da modalidade oral.

III- O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão.

IV- Argumentar no debate regrado é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.

Marque a alternativa correta:

a) (  ) Estão corretas as alternativas I, III.

b) (  ) Estão corretas as alternativas I, II.

c) (  ) Estão corretas as alternativas II,III.

d) (  ) Todas as alternativas estão corretas.

 

7. Considerando as afirmações sobre a realização de um debate regrado, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

a) (   ) Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra.

b) (   ) O valor de um debate nunca reside no valor dos argumentos.

c) (   ) Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido.

d) (   ) Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer

 

8. Leia a expressão: “O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas não em um gênero textual escrito, conforme já havia sido feito em sala de aula, mas com um gênero da modalidade oral.”

Os termos destacados significam respectivamente:

a) (   ) tipo, empregadas, métodos

b) (   ) empregadas, tipo, métodos

c) (   ) métodos, empregadas, tipo

d) (   ) tipo, métodos, empregadas

 

9. Um debate é uma troca ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso saber ouvir e praticar a expressão oral. O que você entende sobre saber o ouvir?

 

10. Leia o parágrafo a seguir para responder às atividades:

    Valorizar a utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula, de forma a favorecer o aprendizado

tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para crianças e adolescentes, faz com

que os alunos utilizem ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia. O celular, neste caso, pode ser

visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que,

atualmente, é difícil ver quem não o utilize.

[…]

1.      Que ideia está sendo defendida?

2.      Quais os argumentos que são utilizados?

3.      E você, é a favor do uso do celular em sala de aula, por quê?