Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor:
Wattson Mamedes de Souza.
Professora:
Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª
Ano A e B
Taquaral
de Goiás, 04 de fevereiro de 2021.
Aluno (a): Horário: Até as 22:30h.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021
Objeto de conhecimento: Debate regrado
Como
é um debate regrado?
Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento. O debate é bastante comum durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades. O debate regrado, como o nome indica, segue determinadas regras que foram dadas antes de o debate começar, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas. Este tipo de debate é muito comum durante o período eleitoral, onde os candidatos se reúnem e apresentam suas propostas de governo.
Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto,
mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião. O debate amplia a capacidade
dos alunos de encontrar uma solução a partir da escuta aos outros, sendo que o
objetivo do trabalho com os gêneros do domínio do argumentar é encontrar, a
partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que
estão sendo discutidas.
Além disso, o debate regrado tem a finalidade de
desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir para a formação de
valores como o respeito pela opinião do outro e o cuidado com o ato da fala,
pois de acordo com Schneuwly e Dolz (2004):
[…]
saber falar, não importa em que língua, é dominar os gêneros que nela
emergiram historicamente, dos mais simples aos mais complexos
(SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p.138).
Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for
proporcionada aos alunos esta possibilidade. E se os alunos não conseguem
organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com
sucesso de determinadas práticas sociais.
O
objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem
utilizadas não em um gênero textual escrito, conforme já havia sido feito em
sala de aula, mas com um gênero da modalidade oral, ou seja, o “debate
regrado”.
A principal característica do debate
regrado é que as pessoas têm o direito de expor suas opiniões e
ideias, ouvir e respeitar os demais, mesmo que sejam opostas, de uma forma
organizada e objetiva.
Para que haja um
debate regrado faz-se necessário:
a) a presença de argumentos que
revelam posições positivas ou negativas em relação ao tema;
b) concordância, apoio, desacordo e
refutação;
c) variados tipos de argumento: por
exemplificação, de autoridade, de princípios, de causalidade, etc. (DOLZ;
SCHNEUWLY; DE PIETRO, 2010)
As etapas para a organização e
realização de um debate
Escolher um assunto simples e que
desperte interesse.
1. Na
maioria das vezes, o debate ganha em animação e interesse se tiver sido
preparado previamente por quem o organiza, quer em nível da informação
fornecida/adquirida, quer pensando sobre o tema em questão.
2. O
debate deve ser organizado materialmente, ou seja, como vai ser a sala? Quem
vai animar/moderar o debate?
3. O
que faz o (a) animador(a)/moderador(a): lança o debate, expondo com clareza o
assunto a discutir; dá a palavra às pessoas que a pedem e impede que a outras
intervenham sem a ter pedido; estimula os participantes e convida-os a reagir e
a exprimirem-se; chama a atenção para o assunto que está a ser debatido quando
as intervenções dos participantes “fogem” ao mesmo; controla o tempo e, no fim,
convida a que tirem conclusões.
Atividades:
1.O que é um debate regrado? Qual a finalidade do
gênero?
2. Assinale a
alternativa correta:
O debate regrado
acontece geralmente:
a )( ) em
igrejas, clubes, lanchonetes.
b)( )
durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.
c)( ) em
casa, praias, pousadas.
d)( ) em
avião, praças, hospitais.
3. Por que este
gênero leva o nome de debate regrado?
4. Marque a
alternativa INCORRETA sobre debate regrado.
a) (
) Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor,
falar sobre a opinião.
b) ( ) O
debate, além de desenvolver as capacidades argumentativas, contribui para
cultivar valores como respeito pela opinião do outro e cuidado com o ato da
fala.
c) ( ) Não
há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos
esta possibilidade.
d) ( )
Este tipo de debate é proibido durante o período eleitoral.
5. “O
debate regrado é um gênero textual oral.” Explique esta afirmação,
diferenciando texto oral de texto escrito.
6. Leia as
afirmações a seguir:
I- Se os
alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não
conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.
II- O objetivo
do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas
com um gênero da modalidade oral.
III- O debate é
uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a
troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão.
IV- Argumentar
no debate regrado é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções
viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.
Marque a
alternativa correta:
a) ( )
Estão corretas as alternativas I, III.
b) ( )
Estão corretas as alternativas I, II.
c) ( )
Estão corretas as alternativas II,III.
d) ( )
Todas as alternativas estão corretas.
7. Considerando
as afirmações sobre a realização de um debate regrado, marque (V) para as
alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
a) (
) Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra.
b) (
) O valor de um debate nunca reside no valor dos argumentos.
c) (
) Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se
descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido.
d) (
) Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir
atentamente o que os outros têm para dizer
8. Leia a
expressão: “O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas
a serem utilizadas não em um gênero textual escrito, conforme
já havia sido feito em sala de aula, mas com um gênero da modalidade oral.”
Os termos
destacados significam respectivamente:
a) (
) tipo, empregadas, métodos
b) (
) empregadas, tipo, métodos
c) (
) métodos, empregadas, tipo
d) (
) tipo, métodos, empregadas
9. Um debate é
uma troca ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se
dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é
preciso saber ouvir e praticar a expressão oral. O que você
entende sobre saber o ouvir?
10. Leia o
parágrafo a seguir para responder às atividades:
Valorizar a utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula, de forma a favorecer o aprendizado
tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para crianças e adolescentes, faz com
que os alunos utilizem ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia. O celular, neste caso, pode ser
visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que,
atualmente, é difícil ver quem não o utilize.
[…]
1.
Que ideia está sendo defendida?
2.
Quais os argumentos que são utilizados?
3.
E você, é a favor do uso do celular em sala de aula,
por quê?