quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 04 de Fevereiro de 2021.

   Data da entrega: Ainda hoje 04/02/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 OLÁ GALERAAAAA! HOJE TEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA! OBA!

Tema: Gênero Entrevista. Análise e formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar.

Habilidades Essenciais: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas e, em tirinhas e memes, a crítica, a ironia ou o humor presente; (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos; (EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar, tais como cartas do leitor (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

 

ENTREVISTA

Entrevista é um diálogo entre duas ou mais pessoas: entrevistador (es) e entrevistado(s). O principal objetivo é extrair declarações e informações sobre determinado assunto. As entrevistas são muito utilizadas pelos jornais, sites, revistas, rádios e tvs com o intuito de passar um conhecimento para a população. Além de jornalística, existe também a entrevista de emprego, social, psicológica, entre outras.

    As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). A primeira pelo fato de tratar-se de um diálogo e a segunda, pois, na maioria das vezes, o diálogo é transcrito exatamente como foi conversado. Nas entrevistas publicadas em meios impressos, por exemplo, é possível perceber a utilização de muitos sinais de pontuação, como travessão, aspas, reticências, interrogação, parênteses, em alguns casos até detalhando aspectos do entrevistado, como emoções, lágrimas e risos.

    De maneira geral, a entrevista é estruturada da seguinte maneira: definição do tema, roteiro, título e revisão.

Definição do tema: é o primeiro passo para a entrevista acontecer. Somente a partir daí é possível escolher o entrevistado (fonte) que tem mais conhecimento sobre aquele assunto e que contribuirá para enriquecer o texto.

Roteiro: como o próprio nome diz, é o material que vai guiar o entrevistador no momento da entrevista. Para elaborá-lo é imprescindível pesquisar sobre o tema e sobre a fonte. A partir daí podem ser listadas algumas perguntas que nortearão o trabalho, apesar de que podem surgir outras questões interessantes além do que estará no papel.

Título: realizada a entrevista, ela é transcrita, se for para jornal, revista ou internet. Muitas vezes ela é iniciada com um título, que deve resumir o assunto abordado de maneira interessante, que prenda a atenção do leitor.

Revisão: por fim, é fundamental que todo o texto seja revisado para identificar possíveis erros de escrita.

    É comum que seja utilizada uma câmera ou gravador para que seja possível transcrever de maneira literal tudo que foi dito.

Leia o texto abaixo para responder às próximas atividades:

 James Cameron: O visionário de Avatar

O cineasta diz que a sequência do filme de maior faturamento da história mostrará a necessidade de encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente.

    O cineasta canadense James Cameron, de 55 anos, é o criador de alguns dos maiores sucessos do cinema, como “O Exterminador do Futuro, Aliens, Titanic e, recentemente, Avatar”, uma produção de mais de 300 milhões de dólares que ultrapassou a marca de 2 bilhões de dólares de faturamento em venda de ingressos. Cameron planeja dar sequência a Avatar. Cameron concedeu a seguinte entrevista a VEJA. Qual foi sua motivação para filmar Avatar?

   O filme surgiu da minha necessidade de dizer algo sobre como a destruição da natureza ameaça o mundo. Gosto de comparar a questão ambiental com o naufrágio do Titanic. Quando foi dado o aviso de que havia um iceberg na rota do navio, não dava mais tempo de desviar. O impacto ocorreu noventa segundos após o sino de alerta ter sido tocado. A questão é: o mundo já se encontra no estágio em que nada mais pode ser feito para evitar o desastre ambiental? Ou estamos em um momento anterior, em que ainda dá tempo de reduzir o ritmo de poluição e de destruição para evitar o pior? Avatar é a minha maneira, como artista e cineasta, de tocar o sino de alerta. Uma das imagens recorrentes em Avatar é a dos personagens abrindo os olhos. Há sempre alguém acordando no filme. A mensagem subliminar é que a sociedade precisa acordar para os problemas ambientais e lidar com eles.

 Avatar valoriza experiências sensoriais como entrar em uma floresta cheia de flores coloridas ou sentir a terra sob os pés nus. A humanidade esqueceu como apreciar essas sensações?

    Sim. As pessoas estão se afastando não apenas da natureza, mas do contato humano. Os jovens têm as suas interações sociais on-line, em vez de pessoalmente. As aventuras acontecem em jogos de laptop educacional, não mais fora de casa. A interação com a realidade, com outras pessoas e com a natureza está diminuindo. A tecnologia permite isso. 

Responda:

Sabendo que a entrevista foi publicada na revista Veja, o público alvo esperado para a leitura será de

a) ( ) crianças de 2 a 5 anos.

b) ( ) crianças de 6 a 9 anos.

c) ( ) idosos.

d) ( ) jovens e outros públicos.

02. A motivação que levou Cameron a filmar “Avatar” foi

a) ( ) a ameaça ao mundo com a destruição da natureza.

b) ( ) o combate às drogas.

c) ( ) a violência contra a mulher.

 d) ( ) a guerra mundial.

03. No trecho “Qual foi sua motivação para filmar Avatar?”, o sinal de pontuação utilizado serviu para indicar

a) ( ) uma indagação.

b) ( ) uma admiração

c) ( ) o final de uma fala

d) ( ) o início de uma fala