Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 04 de Fevereiro de 2021.
Data da entrega: Ainda hoje 04/02/2021 até as 22:30 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Gênero
Entrevista. Análise e formas de composição dos gêneros jornalísticos da
ordem do argumentar.
Habilidades Essenciais: (EF69LP03)
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e
eventuais decorrências; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados,
explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas e, em
tirinhas e memes, a crítica, a ironia ou o humor presente; (EF69LP02-C)
Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como
forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos;
(EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros
jornalísticos da ordem do argumentar, tais como cartas do leitor
(contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das
entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema,
estrutura pergunta e resposta etc.
ENTREVISTA
Entrevista é um diálogo entre duas ou mais pessoas: entrevistador (es) e
entrevistado(s). O principal objetivo é extrair declarações e informações sobre
determinado assunto. As entrevistas são muito utilizadas pelos jornais, sites,
revistas, rádios e tvs com o intuito de passar um conhecimento para a
população. Além de jornalística, existe também a entrevista de emprego, social,
psicológica, entre outras.
As principais características da entrevista são a
oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). A
primeira pelo fato de tratar-se de um diálogo e a segunda, pois, na maioria das
vezes, o diálogo é transcrito exatamente como foi conversado. Nas entrevistas
publicadas em meios impressos, por exemplo, é possível perceber a utilização de
muitos sinais de pontuação, como travessão, aspas, reticências, interrogação,
parênteses, em alguns casos até detalhando aspectos do entrevistado, como
emoções, lágrimas e risos.
De maneira geral, a entrevista é estruturada da seguinte
maneira: definição do tema, roteiro, título e revisão.
Definição do tema: é
o primeiro passo para a entrevista acontecer. Somente a partir daí é possível
escolher o entrevistado (fonte) que tem mais conhecimento sobre aquele assunto
e que contribuirá para enriquecer o texto.
Roteiro: como o
próprio nome diz, é o material que vai guiar o entrevistador no momento da
entrevista. Para elaborá-lo é imprescindível pesquisar sobre o tema e sobre a
fonte. A partir daí podem ser listadas algumas perguntas que nortearão o
trabalho, apesar de que podem surgir outras questões interessantes além do que
estará no papel.
Título: realizada a
entrevista, ela é transcrita, se for para jornal, revista ou internet. Muitas
vezes ela é iniciada com um título, que deve resumir o assunto abordado de
maneira interessante, que prenda a atenção do leitor.
Revisão: por fim, é
fundamental que todo o texto seja revisado para identificar possíveis erros de
escrita.
É comum que seja utilizada uma câmera ou gravador para que seja possível transcrever de maneira literal tudo que foi dito.
Leia o texto abaixo para
responder às próximas atividades:
James Cameron: O visionário de Avatar
O cineasta diz que a
sequência do filme de maior faturamento da história mostrará a necessidade de
encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente.
O cineasta canadense James Cameron, de 55
anos, é o criador de alguns dos maiores sucessos do cinema, como “O
Exterminador do Futuro, Aliens, Titanic e, recentemente, Avatar”, uma produção
de mais de 300 milhões de dólares que ultrapassou a marca de 2 bilhões de
dólares de faturamento em venda de ingressos. Cameron planeja dar sequência a
Avatar. Cameron concedeu a seguinte entrevista a VEJA. Qual foi sua
motivação para filmar Avatar?
O filme surgiu da minha necessidade de dizer algo sobre como a
destruição da natureza ameaça o mundo. Gosto de comparar a questão ambiental
com o naufrágio do Titanic. Quando foi dado o aviso de que havia um iceberg na
rota do navio, não dava mais tempo de desviar. O impacto ocorreu noventa
segundos após o sino de alerta ter sido tocado. A questão é: o mundo já se
encontra no estágio em que nada mais pode ser feito para evitar o desastre
ambiental? Ou estamos em um momento anterior, em que ainda dá tempo de reduzir
o ritmo de poluição e de destruição para evitar o pior? Avatar é a minha
maneira, como artista e cineasta, de tocar o sino de alerta. Uma das imagens
recorrentes em Avatar é a dos personagens abrindo os olhos. Há sempre alguém
acordando no filme. A mensagem subliminar é que a sociedade precisa acordar
para os problemas ambientais e lidar com eles.
Avatar valoriza experiências sensoriais
como entrar em uma floresta cheia de flores coloridas ou sentir a terra sob os
pés nus. A humanidade esqueceu como apreciar essas sensações?
Sim. As pessoas estão se afastando não apenas da natureza, mas do contato humano. Os jovens têm as suas interações sociais on-line, em vez de pessoalmente. As aventuras acontecem em jogos de laptop educacional, não mais fora de casa. A interação com a realidade, com outras pessoas e com a natureza está diminuindo. A tecnologia permite isso.
Responda:
Sabendo que a entrevista foi
publicada na revista Veja, o público alvo esperado para a leitura será de
a) ( ) crianças de 2 a 5 anos.
b) ( ) crianças de 6 a 9 anos.
c) ( ) idosos.
d) ( ) jovens e outros públicos.
02. A motivação que levou Cameron
a filmar “Avatar” foi
a) ( ) a ameaça ao mundo com a
destruição da natureza.
b) ( ) o combate às drogas.
c) ( ) a violência contra a
mulher.
d) ( ) a guerra mundial.
03. No trecho “Qual foi sua
motivação para filmar Avatar?”, o sinal de pontuação utilizado serviu para
indicar
a) ( ) uma indagação.
b) ( ) uma admiração
c) ( ) o final de uma fala
d) ( ) o início de uma fala