quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

  Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

  Professora: Aline Lorrana Maia.

  Série: 8ª Ano A e B

  Taquaral de Goiás, 18 de fevereiro de 2021.                      Horário: Até às 22:30h.

  Aluno(a):____________________________________________________                                                                                 

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021

Tema/ Conhecimento: Conto de Amor

Habilidades: (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. (EF89LP33-A) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação)

adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes.

 

 Vamos relembrar o Gênero Contos, vocês já estudaram nos anos anteriores, principalmente os contos de fadas. Você se lembra como é o gênero conto? Vamos lá!

                 Conto




O conto é uma narrativa literária curta. Seu enredo é condensado, dinâmico, conciso e gira em torno de um único conflito.

 Elementos Fundamentais do Conto

A..    Personagens: Esse elemento corresponde aos seres que executam e sofrem ações durante o enredo das narrativas. Nesse sentido, podem ser personagens tanto seres humanos quanto outros seres viventes, tais quais animais, plantas ou até objetos humanizados.

B.   Narrador: O narrador é definido por aquele (a) que descreve os acontecimentos. Dessa forma, é divido em três tipos: narrador em 1ª pessoa, narrador observador e narrador onisciente.

C.   Tempo: O tempo pode ser caracterizado de duas formas: época em que a história ocorre (ano) e o tempo de duração da narrativa (mês / dia).

D.   Espaço: O espaço se refere ao lugar em que os personagens sofrem e executam as ações dentro do enredo. Ou seja, pode ser uma casa, rua, parque etc. Porém, por ter a característica de uma narrativa curta,  o espaço é reduzido.

E.   Enredo: Se constitui como as sequências de ações dentro da história. Logo, o enredo é responsável pela movimentação de personagens e composições da narrativa.

F.      Conflito: O conflito dentro do conto é identificado como o momento de maior intensidade entre os personagens da narrativa. Assim, por ser um gênero de curta duração, o conflito é único.

Devido à diversidade de formas com as quais um conto pode ser construído, é comum encontrarmos subdivisões desse tipo de texto.

 Alguns tipos de contos

v  Conto fantástico: Pode ser definido como aquele em que o enredo apresenta situações inexplicáveis, segundo as leis que regem a realidade.  Nesse  tipo  de  narrativa,  o  acontecimento sobrenatural está sempre presente.

v  Conto de fadas: Os contos de fadas, velhos conhecidos da infância, são gêneros medievais que ainda fazem muito sucesso. Por definição, esse tipo de narrativa tem personagens folclóricos, tais como: fadas, gnomos, animais personificados etc.

v  Conto de ficção científica: caracterizado por ter, em seu enredo, elementos que não existem em nossa realidade, mas que poderiam existir devido ao avanço científico e tecnológico.

v  Conto infantojuvenil: narrativas voltadas para jovens e crianças. Normalmente, a linguagem utilizada nesses contos é mais simples, e as temáticas são relacionadas a conflitos comuns na vida de seus leitores-alvo.

 v Contos de Amor: são textos que se referem a descrição sentimentos de um personagem numa transposição da vida para um plano artístico.

Observe as imagens com atenção de depois escreva suas impressões.

 Leia:

A disciplina do amor

 

Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa.

A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.

Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá- lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.

O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.

Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, “mas quem esse cachorro está esperando?”. Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho sempre voltado para “aquela” direção.

 

Lygia Fagundes Telles. “A disciplina do amor”. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 99-100.

Responda as atividades de estudo do texto em seu caderno.

 

01.     Qual é a finalidade do texto?

 

02.     Qual é o personagem principal do texto? Fale sobre ele.

 

03.     No trecho “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata...” significa que:

(A)   o cachorro, cada dia, esperava seu dono em um horário diferente; por isso, ficou esperando por muito tempo.

(B)  o cachorro sempre esperava seu dono no mesmo horário.

(C)  o cachorro tinha um relógio preso ao corpo para esperar o dono sempre no mesmo horário.

(D)   como as pessoas da vila conheciam o cachorro, faziam-lhe festinhas sempre no mesmo horário, para que ele soubesse a hora de esperar pelo dono.

 

04.     No 3º parágrafo, o narrador pergunta: “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?” Para quem ele dirige essa pergunta?

 

05.     Sabemos que o narrador é aquele que descreve os acontecimentos. Qual o tipo de narrador desse conto?

 

06.     Responda:

a)  a história de quem será narrada?

b)  onde e quando essa história acontece?


07.     Há uma pequena passagem em que a narradora dialoga com o leitor. Localize-a.

 

08.     Na sua opinião por que o cão esperou pelo seu dono até a morte?

 

9.  Por que os parentes e amigos se esqueceram do soldado e só o seu cão não o esqueceu?