quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Atividade de Educação Física - 7°A e B

 Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professor: Pabliny Ribeiro

Série: 7° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data:19/02/2021

Aluno(a):

Tema/Objeto do Conhecimento: Jogos e Brincadeiras: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional. 

  Hoje aprenderemos um pouco mais sobre nossas raízes e nossa cultura. É importante sabermos de onde viemos para entender nossos hábitos, costumes, identidade e pertencimento. Seguindo nossas atividades, hoje iremos vivenciar um novo jogo de tabuleiro/salão da cultura africana; o que acham? Vamos nessa!?

ATIVIDADE 1 - Nessa primeira atividade vamos confeccionar um jogo de tabuleiro, que se chama Shisima. Segundo Zalavsky (2000), esse jogo é popular no Quênia e seu nome, na língua tiriki, significa "extensão de água". As crianças chamam as peças de “imbalabavali”, que significa “pulgas d'água”, em alusão aos saltos e movimentos rápidos das pedras. Shisima é um jogo de tabuleiro do tipo trilha e alinhado de 3 pontos, com lógica similar ao “jogo da velha” e ao “Tsoro Yematatu” ; ou seja, ganha quem conseguir colocar três pedras suas em uma linha reta. 

Primeiro passo: Para desenhar o tabuleiro precisaremos de poucas coisas: uma folha de papel em branco e uma canetinha ou lápis. Abaixo temos uma imagem do tabuleiro, que se constitui de um círculo com um asterisco no centro.

Segundo passo: Depois de desenhar o tabuleiro precisaremos de seis peças, três de cada cor; podemos usar tampinhas de garrafa, pedrinhas, sementes, etc. A seguir veremos as regras do jogo. 
Regras:
1. Coloque as peças no tabuleiro, três de cada lado; 
2. Um jogador, de cada vez, mexe uma de suas peças na linha até o próximo ponto vazio; seguem alternando-se;
3. Não é permitido saltar por cima de outra peça; 
4. Cada jogador tenta colocar as suas três peças em linha reta; 
5. O primeiro a colocar as três peças em linha reta ganha o jogo;
6. Se repetir o mesmo movimento três vezes, a partida termina empatada e começa um novo jogo;
7. Os jogadores alternam a ordem de quem inicia o jogo. 


Vídeo aula com a montagem e as regras do jogo:




ATIVIDADE 2 - Agora relate como foi a sua experiência nesse jogo, quais foram as suas sensações; existe semelhança com algum outro jogo que você conhece? Se sim, qual é esse jogo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Após ser feito a pratica da brincadeira faça o envio de foto ou vídeos a professora. 


Se divirta!