Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Professor: Pabliny Ribeiro
Série: 7° Ano A e B Turno: Matutino e Vespertino
Data:19/02/2021
Aluno(a):
Tema/Objeto do Conhecimento: Jogos e Brincadeiras: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
Hoje aprenderemos um pouco mais sobre nossas raízes e nossa cultura. É importante sabermos de onde viemos para entender nossos hábitos, costumes, identidade e pertencimento. Seguindo nossas atividades, hoje iremos vivenciar um novo jogo de tabuleiro/salão da cultura africana; o que acham? Vamos nessa!?
ATIVIDADE 1 - Nessa primeira atividade vamos confeccionar um jogo de tabuleiro, que se chama Shisima. Segundo Zalavsky (2000), esse jogo é popular no Quênia e seu nome, na língua tiriki, significa "extensão de água". As crianças chamam as peças de “imbalabavali”, que significa “pulgas d'água”, em alusão aos saltos e movimentos rápidos das pedras. Shisima é um jogo de tabuleiro do tipo trilha e alinhado de 3 pontos, com lógica similar ao “jogo da velha” e ao “Tsoro Yematatu” ; ou seja, ganha quem conseguir colocar três pedras suas em uma linha reta.
Primeiro passo: Para desenhar o tabuleiro precisaremos de poucas coisas: uma folha de papel em branco e uma canetinha ou lápis. Abaixo temos uma imagem do tabuleiro, que se constitui de um círculo com um asterisco no centro.