segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 8° ano A e B


Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Série: 8ª ano A e B

Taquaral de Goiás, 01 de fevereiro de 2021.                    Horário de entrega: Até às 22:30h

Aluno(a):                                                                             

     

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021


Objeto de conhecimento: Crônica.

 Descritores críticos:

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

 

A TECNOLOGIA

                                                         Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano, SGA-CE, Professor Maurício Araújo 

Acordei cedo. Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e os pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros. Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.

Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:

           - Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.

           -Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.

            Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:

            -Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.

            -É o ônibus!

            -Vamos então.

            -O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.

            -Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!

            -Claro que não!

         Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.


1) Em relação às características do texto, escreva:

a) Gênero:

b) Tipo discursivo ou tipologia (expositivo, argumentativo, narrativo, descritivo, injuntivo...):


c) narrador (personagem, observador ou onisciente): 



d) Tipo de discurso (direto ou indireto):


2) Qual o assunto do texto?

3) O que alegrava a manhã daquela comunidade?

4) No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no trecho, são, respectivamente:

a) ironia e eufemismo.

b) personificação e hipérbole.

c) metáfora e hipérbole.

d) catacrese e metonímia.

5) No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indica que o homem estava:

a) entristecido e com raiva.

b) indignado e angustiado.

c) com raiva e desconsolado.

d) triste e incomodado.

6) “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem:

a) formal.

b) informal.

c) técnica.

d) gíria.

7) “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a:

a) porta.

b) batente.

c) televisão.

d) casa.


8) Na frase: “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma:

a) conclusão.

b) explicação.

c) oposição.

c) adição.

 Seu empenho e dedicação são fundamentais para uma aprendizagem de qualidade. Um abraço virtual!