Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor:
Wattson Mamedes de Souza.
Professora:
Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª
ano A e B
Taquaral
de Goiás, 01 de fevereiro de 2021. Horário de entrega: Até às 22:30h
Aluno(a):
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021
Objeto de conhecimento: Crônica.
D1 –
Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão.
D15 –
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
D18 –
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra
ou expressão.
A
TECNOLOGIA
Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano, SGA-CE, Professor Maurício Araújo
Acordei
cedo. Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade.
Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus
donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade,
alguns poucos carros, motos e os pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã
nos pés de cajueiros. Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil
graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele
banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já
que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos
problemas.
Ele
parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua
atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele
fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora
que ouvia suas inquietações:
- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
-Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz
outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.
Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar
o tom do diálogo:
-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa
para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí
correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi
funcionar.
-É o ônibus!
-Vamos então.
-O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos
fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
-Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
-Claro que não!
Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia
influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor,
gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail,
afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.
1) Em relação às características do texto, escreva:
a) Gênero:
b) Tipo discursivo ou tipologia (expositivo, argumentativo, narrativo,
descritivo, injuntivo...):
c) narrador (personagem, observador ou onisciente):
d) Tipo de discurso (direto ou indireto):
2) Qual o assunto do texto?
3) O que alegrava a manhã daquela comunidade?
4) No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no trecho, são, respectivamente:
a) ironia e eufemismo.
b) personificação e hipérbole.
c) metáfora e hipérbole.
d) catacrese e metonímia.
5) No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indica que o homem estava:
a) entristecido e com raiva.
b) indignado e angustiado.
c) com raiva e desconsolado.
d) triste e incomodado.
6) “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem:
a) formal.
b) informal.
c) técnica.
d) gíria.
7)
“Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa
quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a:
a) porta.
b) batente.
c) televisão.
d) casa.
8) Na frase: “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei
que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma:
a) conclusão.
b) explicação.
c) oposição.
c) adição.