segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 01 de Fevereiro de 2021.

Data da entrega: Ainda hoje 01/02/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021. 

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

BOM DIA!! TUDO CERTO COM VOCÊS? VAMOS FALAR DE POESIA?

Fique ligado...

O poema Urgente que você leu na aula passada,  é considerado um poema visual, ou seja, caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal. A palavra, no caso, é um complemento muito bem explorado e colocado, compondo um todo harmônico capaz de permitir ao expectador, uma infinidade de leituras, de acordo com o nível do seu conhecimento, experiência, cultura e escolaridade. A poesia visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Através desse tipo de poesia, é possível ter variados pontosde vista sobre uma mesma obra.

(Definição retirada do livro Poemas visuais e poesias do autor Hugo Pontes) As poesias visuais são compostas por elementos visuais ou gráficos organizados artisticamente, que conseguem transmitir algum tipo de mensagem, reflexão. O poeta organiza seus versos de modo que mostrem o formato de um objeto ou explorem as letras e o significado das palavras.

Muitos poemas são criados não apenas para serem lidos, mas também para serem vistos, como uma fotografia, um desenho, um cartaz. Trabalhando com as letras, as palavras e seus significados, o poeta procura transmitir por meio deles, além de emoções e sentimentos, ideias de movimento, cor, forma, etc.

Os poemas que fazem uso desses recursos são chamados de poemas concretos. Vejamos alguns exemplos:



POEMA III  


Pássaro em Vertical

Cantava o pássaro e voava cantava para lá

voava para cá

 

voava o pássaro e cantava de

 

repente

um

tiro


seco

penas fofas

leves plumas

mole espuma

 

e um risco

surdo

n

o

r

t

e

 Autor: Libério Neves

01- O título do poema remete:

a) (     ) ao final da história que foi expresso graficamente, como

uma linha na vertical.

b) (   ) ao cenário em que a história se desenvolve.

c) (   ) ao momento em que a história do pássaro foi gerada.

d) (   ) ao personagem da história.

02- A palavra vertical presente no título pode ser associada:

a) (   ) ao voo do pássaro.

b) (   ) ao tiro dado no pássaro.

c)  (  ) ao canto do pássaro.

d)  (  ) à queda do pássaro.

03- O desenho e a sonoridade da sentença “norte-sul” representam:

a)  (  ) as leves plumas.

b)  (  ) a morte do pássaro.

c)  (  ) a mole espuma.

d)  (  ) o caçador de pássaros.

04- As repetições das palavras “cantava” e “voava” lembram:

a) (       ) a vida do pássaro com seus filhotes.

b) (      ) a vida do pássaro na gaiola.

c) (       ) o sonho de fuga do pássaro.

d) (      ) o movimento do pássaro no céu.

05- A rotina do pássaro é interrompida quando o:

a)  (  ) dono do pássaro chega.

b)  (  ) pássaro leva um tiro

c)  (  ) pássaro canta mais alto.

d) (   ) pássaro faz um risco no céu.

06- Qual é o assunto do texto:

a) (       ) um pássaro em voo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.

b) (      ) um pássaro que cantava o dia todo.

c) (       ) um pássaro que sonhava com a liberdade.

d) (      ) a queda de um pássaro que não sabia voar.

07- Escolha entre os poemas O TREM, URGENTE e PÁSSARO EM VERTICAL e faça uma ilustração em seu caderno, enviando uma foto para a professora. Capte o sentimento expresso no poema.

08. Chegou a sua vez! Pense em algo que você queira retratar em forma de poesia visual. Utilize apenas palavras ou versos para compor seu poema em forma de desenho. Ao concluir seu poema visual encaminhe uma foto para a professora.

Veja um exemplo abaixo:

Observação: crie o seu poema visual, esse é apenas um exemplo.