Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 01 de
Fevereiro de 2021.
Data da entrega: Ainda hoje
01/02/2021 até as 22:30 horas da
noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
BOM DIA!! TUDO CERTO COM VOCÊS?
VAMOS FALAR DE POESIA?
Fique ligado...
O poema Urgente que você leu na aula passada, é considerado um poema visual, ou seja, caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal. A palavra, no caso, é um complemento muito bem explorado e colocado, compondo um todo harmônico capaz de permitir ao expectador, uma infinidade de leituras, de acordo com o nível do seu conhecimento, experiência, cultura e escolaridade. A poesia visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Através desse tipo de poesia, é possível ter variados pontosde vista sobre uma mesma obra.
(Definição retirada do livro Poemas visuais e poesias do autor Hugo Pontes) As poesias visuais são compostas por elementos visuais ou gráficos organizados artisticamente, que conseguem transmitir algum tipo de mensagem, reflexão. O poeta organiza seus versos de modo que mostrem o formato de um objeto ou explorem as letras e o significado das palavras.
Muitos poemas são criados não
apenas para serem lidos, mas também para serem vistos, como uma fotografia, um
desenho, um cartaz. Trabalhando com as letras, as palavras e seus significados,
o poeta procura transmitir por meio deles, além de emoções e sentimentos,
ideias de movimento, cor, forma, etc.
POEMA III
Pássaro em Vertical
Cantava
o pássaro e voava cantava para lá
voava para cá
voava o pássaro
e cantava de
repente
um
tiro
seco
penas
fofas
leves
plumas
mole
espuma
e um risco
surdo
n
o
r
t
e
01- O título do poema remete:
a) ( ) ao final da história que foi expresso
graficamente, como
uma linha na vertical.
b) ( ) ao cenário em que a história se desenvolve.
c) ( ) ao momento em que a história do pássaro foi
gerada.
d) ( ) ao personagem da história.
02- A palavra vertical presente
no título pode ser associada:
a) ( ) ao voo do pássaro.
b) ( ) ao tiro dado no pássaro.
c) ( ) ao canto do pássaro.
d) ( ) à queda do pássaro.
03- O desenho e a sonoridade
da sentença “norte-sul” representam:
a) ( ) as leves plumas.
b) ( ) a morte do pássaro.
c) ( ) a mole espuma.
d) ( ) o caçador de pássaros.
04- As repetições das palavras
“cantava” e “voava” lembram:
a) ( ) a vida do pássaro com seus filhotes.
b) ( ) a vida do pássaro na gaiola.
c) ( ) o sonho de fuga do pássaro.
d) ( ) o movimento do pássaro no céu.
05- A rotina do pássaro é interrompida
quando o:
a) ( ) dono do pássaro chega.
b) ( ) pássaro leva um tiro
c) ( ) pássaro canta mais alto.
d) ( ) pássaro faz um risco no céu.
06- Qual é o assunto do texto:
a) ( ) um pássaro em voo, que leva um tiro e cai em direção ao
chão.
b) ( ) um
pássaro que cantava o dia todo.
c) ( ) um
pássaro que sonhava
com a liberdade.
d) ( ) a queda de um pássaro que não sabia voar.
07-
Escolha entre os poemas O TREM, URGENTE e PÁSSARO EM VERTICAL e faça uma
ilustração em seu caderno, enviando
uma foto para a professora. Capte o sentimento expresso no poema.
08. Chegou a sua vez! Pense em
algo que você queira retratar em
forma de poesia visual. Utilize apenas palavras ou versos para compor seu poema
em forma de desenho. Ao concluir seu poema visual encaminhe uma foto para a
professora.
Veja um exemplo abaixo:
Observação: crie o seu poema visual, esse é apenas um exemplo.