quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 11 de Fevereiro de 2021.

 Data da entrega: Ainda hoje 11/02/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Tema: Gênero Estatuto. Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais, normativos, reivindicatórios ou propositivos; Construção composicional e organização dos textos normativos e legais; Variação linguística: conceito de norma padrão, elementos notacionais da escrita: pontuação de textos, morfossintaxe; Planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos - levantamento de questões e exame de normas e legislações.

 Habilidades Essenciais: (EF67LP15) Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em regulamentações para o mercado publicitário, Código de Defesa do Consumidor, ECA, Constituição, entre outros; (EF69LP20-A) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais (Lei, código, estatuto, regimento etc.), a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data - e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação); (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras da norma padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada; (EF67LP33) Pontuar textos do Campo de Atuação na Vida Pública adequadamente; (EF07LP06) Empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos do Campo de Atuação na Vida Pública; (EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.; (EF67LP19) Realizar levantamentos de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

Olá, turminha do bem!

Hoje vamos falar sobre um tema muito importante: Estatuto!

O que é Estatuto?






Gênero Estatuto: É um texto normativo que estabelece regras a serem obedecidas e respeitadas. Institui direitos e deveres, bem como a aferição da responsabilidade no cumprimento das mesmas, delibera sobre as penalidades em caso de infração das normas estabelecidas e delega a competência às instâncias de direito para aplicá-las. Os estatutos, assim como outros textos que expressam leis e regras, obedecem a orientações de formulação que determinam sua organização e linguagem. Devem seguir uma ordem lógica e empregar linguagem clara e precisa. São divulgados em documentos oficiais, livros da área jurídica e sites de órgãos públicos. É um texto que utiliza uma linguagem objetiva, porém restrita, de difícil compreensão para a maioria dos leitores. Estabelece normas a serem adotadas e as implicações do não cumprimento das mesmas. É, por sua função, direcionado a todo tipo de leitor, porém não é de domínio de todos, pois utiliza um vocabulário mais requintado, exigindo um bom domínio vocabular do leitor.

Para que serve o estatuto? Sua função social é estabelecer regras objetivando assegurar direitos e deveres do cidadão, bem como prever as sanções legais para resguardar o cumprimento delas, e normatizar a convivência de um grupo dentro da sociedade.

Estrutura

O estatuto apresenta:

▪ A lei que deu origem ao estatuto.

▪ O (s) responsável (is) pela criação e pela sanção da lei.

▪ Títulos. O primeiro costuma abordar os objetivos que serão tratados no estatuto.

▪ Capítulos.

▪ Seções.

▪ Artigos que podem ser subdivididos em incisos (representados por algarismos romanos: I, II, III etc.) ou especificados em parágrafos (usando-se o sinal §), geralmente curtos ou ainda utilizar-se da enumeração para estabelecer critérios (Ex.: art. 2º, art. 10).

Características

▪ Linguagem formal, clara e objetiva.

 ▪ Verbos com valor de imposição, pois indicam normas e leis, as quais devem ser seguidas, e não discutidas.

▪ Vocabulário mais técnico.

Tipos de estatutos:

 Há vários tipos de estatuto existentes e já criados no Brasil, sendo boa parte deles de extrema importância para a sociedade, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por exemplo. Ele dispõe sobre os direitos humanos de criança e adolescentes, tendo sido um marco legal para a proteção desses grupos. Essa mesma lei também aponta procedimentos e órgãos protetivos.

Exemplos de Estatuto

Podemos citar alguns exemplos de estatutos mais conhecidos no Brasil, vejamos abaixo:

• Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23/09/1997).

• Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº (Lei 8.069, de 13/07/1990)

• Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 01/10/2003).

• Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de 22/12/2003).

• Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei nº 10.761, de 15/05/2003).

• Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288, de 20/07/2010). • Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 05/08/2013). 

Leia os quadrinhos e depois responda as atividades.

1. O ECA discute os direitos da criança e do adolescente. E os deveres, você acha que o estatuto também aborda?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2. E na escola, também temos direitos e deveres? A escola tem algum documento normativo e legal?

 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Para o uso cotidiano de qualquer gênero de texto que circula em nossa sociedade, é necessário que se conheça sua finalidade, função social e organização social. Dessa forma, conclui-se que o gênero estatuto a) ( ) pertence à esfera jurídica, por tratar-se de leis e tem como finalidade estabelecer normas e regras de conduta.

b) ( ) caracteriza-se uso de uma variedade linguística regional não padrão.

c) ( ) caracteriza-se pelo uso da linguagem coloquial.

d) ( ) estabelece o direito de todos os cidadãos.

4. Para cumprir sua função social, o estatuto apresenta características próprias desse gênero quanto ao uso da linguagem. Entre essas características, destaca-se o emprego de

a) ( ) repetição de palavras para facilitar o entendimento.

b) ( ) palavras e expressões que evitem dúvida.

 c) ( ) expressões informais para apresentar os direitos.

d) ( ) exemplificações que ajudem a compreensão dos conceitos.

5. O estatuto, como um texto normativo e legal, torna a vida em sociedade

a) ( ) menos segura.     b) ( ) mais organizada.     c) ( ) menos clara.     d) ( ) mais subjetiva.