quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 11 de Fevereiro de 2021.

  Data da entrega: Ainda hoje 11/02/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

OLÁ GALERAAAAA! HOJE TEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA! OBA!

Tema: Gênero Carta de Solicitação. Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais, normativos, reivindicatórios ou propositivos/ Análise de textos legais/ normativos, propositivos e reivindicatórios.

Habilidades Essenciais: (EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação; (EF67LP17-A) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição), carta aberta, entre outros; (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras da norma padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. 

Olá, galera!


O que é carta de solicitação?










A carta de solicitação é um gênero pertencente à modalidade argumentativa, cuja finalidade é buscar soluções para uma problemática instaurada. No que se refere à linguagem, cabe ressaltar que além de fazer uso do padrão formal, a precisão, objetividade e consistência nos argumentos elencados são, sobretudo, fatores imprescindíveis, preponderantes. Não esquecendo, sobremaneira, de que tal modalidade, assim como os demais gêneros, obedece a uma estrutura previamente definida, a qual deve ser rigorosamente seguida. Dessa forma, entre os elementos, cabe ressaltá-los:

• Local e data;

• Identificação do destinatário – por se tratar de alguém cujo cargo ocupado requer um tratamento mais respeitoso, o uso do pronome de tratamento adequado se torna indispensável;

• Vocativo;

• Corpo do texto, seguido de argumentos que justifiquem o discurso manifestado;

• Expressão de despedida;

• Assinatura;

• Nome do remetente.

Atividades

01.Qual é a finalidade de uma carta de solicitação?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:

Sobral, 05 de abril de 2009.

Assunto: Aquisição de livro Srs. pais de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental,

Solicitamos a aquisição do livro que será usado no início do trabalho da área de Língua Portuguesa. O trabalho terá início na sexta-feira 24/4 e é importante que todos os alunos tenham a obra nessa aula. “Histórias à brasileira”. Autor: Ana Maria Machado (adaptação). Editora: Companhia das Letrinhas.

Atenciosamente,

ROSANA SELIGMANN

COORDENADORA PEDAGÓGICA

2. O texto lido pertence ao gênero textual

a) ( ) entrevista.

b) ( ) carta de solicitação.

c) ( ) carta de reclamação.

d) ( ) reportagem.

3. Qual é o assunto principal abordado nesse texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Para quem é dirigido o pedido feito nesta carta?

a) ( ) Aos pais de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental.

 b) ( ) Aos pais de alunos dos 7ºs anos do Ensino fundamental.

 c) ( ) À coordenadora pedagógica.

 d) ( ) Aos alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental .

5. A carta é assinada por apenas uma pessoa. No entanto, ela fala no plural “solicitamos”. Por quê?

___________________________________________________________________________________

6. Observe a linguagem usada pelo remetente da carta. Que variedade linguística foi empregada?

 a) ( ) Informal.             b) ( ) Coloquial.            c) ( ) Formal.                                d) ( ) Regional.