Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 11 de Fevereiro de 2021.
Data da entrega: Ainda hoje 11/02/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
OLÁ GALERAAAAA! HOJE TEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA! OBA!
Tema: Gênero Carta de Solicitação. Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais, normativos, reivindicatórios ou propositivos/ Análise de textos legais/ normativos, propositivos e reivindicatórios.
Habilidades Essenciais: (EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação; (EF67LP17-A) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição), carta aberta, entre outros; (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras da norma padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
Olá,
galera!
O que é carta de solicitação?
A carta de solicitação é um
gênero pertencente à modalidade argumentativa, cuja finalidade é buscar
soluções para uma problemática instaurada. No que se refere à linguagem, cabe
ressaltar que além de fazer uso do padrão formal, a precisão, objetividade e consistência
nos argumentos elencados são, sobretudo, fatores imprescindíveis,
preponderantes. Não esquecendo, sobremaneira, de que tal modalidade, assim como
os demais gêneros, obedece a uma estrutura previamente definida, a qual deve
ser rigorosamente seguida. Dessa forma, entre os elementos, cabe ressaltá-los:
• Local e data;
• Identificação do destinatário –
por se tratar de alguém cujo cargo ocupado requer um tratamento mais
respeitoso, o uso do pronome de tratamento adequado se torna indispensável;
• Vocativo;
• Corpo do texto, seguido de
argumentos que justifiquem o discurso manifestado;
• Expressão de despedida;
• Assinatura;
• Nome do remetente.
Atividades
01.Qual é a finalidade de uma
carta de solicitação?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:
Sobral, 05 de abril de 2009.
Assunto: Aquisição de livro Srs. pais de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental,
Solicitamos a aquisição do livro que será usado no início do trabalho da área de Língua Portuguesa. O trabalho terá início na sexta-feira 24/4 e é importante que todos os alunos tenham a obra nessa aula. “Histórias à brasileira”. Autor: Ana Maria Machado (adaptação). Editora: Companhia das Letrinhas.
Atenciosamente,
ROSANA SELIGMANN
COORDENADORA PEDAGÓGICA
2. O texto lido
pertence ao gênero textual
a) ( )
entrevista.
b) ( ) carta de
solicitação.
c) ( ) carta de
reclamação.
d) ( ) reportagem.
3. Qual é o
assunto principal abordado nesse texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Para quem é
dirigido o pedido feito nesta carta?
a) ( ) Aos pais
de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental.
b) ( ) Aos pais de alunos dos 7ºs anos do
Ensino fundamental.
c) ( ) À coordenadora pedagógica.
d) ( ) Aos alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental .
5. A carta é
assinada por apenas uma pessoa. No entanto, ela fala no plural “solicitamos”.
Por quê?
___________________________________________________________________________________
6. Observe a
linguagem usada pelo remetente da carta. Que variedade linguística foi
empregada?
a) ( ) Informal. b) ( ) Coloquial. c) ( ) Formal. d) ( ) Regional.