segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Atividade de História para 7ª A e B


Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 02 de Fevereiro de 2021

Série: 7 º A e  B

Data de entrega: 02-02-2021

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

                                                         Feudalismo - História do Feudalismo

As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise. Diante da crise econômica e das invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais. Muitos romanos menos ricos passaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores. Para poderem utilizar as terras, no entanto, eles eram obrigados a entregar ao proprietário parte do que produziam, estava instituído assim, o colonato. Aos poucos, o sistema escravista de produção no Império Romano ia sendo substituído pelo sistema servil de produção, que iria predominar na Europa feudal. Nascia, então, o regime de servidão, onde o trabalhador rural é o servo do grande proprietário.

No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que, em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo. As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações mútuas, estabelecidas através de um juramento de fidelidade. Quando um vassalo era investido na posse do feudo pelo suserano, jurava prestar-lhe auxílio militar. O suserano, por sua vez, se obrigava a dar proteção jurídica e militar ao vassalo.

A sociedade feudal era dividida em estamentos, isto é, uma sociedade composta por camadas estanques, em que a passagem de uma camada social para a outra era praticamente impossível. De acordo com a função específica de cada camada alguns historiadores classificam-na como uma sociedade formada por aqueles que lutam (nobres), aqueles que rezam (clero) e aqueles que trabalham (servos). Os servos não tinham a propriedade da terra e estavam presos a ela. Não podiam ser vendidos como se fazia com os escravos, nem tinham liberdade de abandonar as terras onde nasceram. Nas camadas pobres, havia também os vilões. Os vilões eram homens livres que viviam no feudo, deviam algumas obrigações aos senhores, como por exemplo, as banalidades, mas não estavam presos à terra, podendo sair dela quando o desejassem. A nobreza e o clero compunha a camada dominante dos senhores feudais, ou seja, aqueles que tinham a posse legal da terra e do servo e que dominavam o poder político, militar e jurídico. O alto clero era composto pelos seguintes membros: papa, arcebispos e bispos. O baixo clero era composto pelos padres, e monges. A nobreza era também hierarquizada estando dividida em alta e baixa nobreza. Alta nobreza: duque, marquês e conde. Baixa nobreza: visconde, barão e cavaleiro.

O feudo (terra) era o domínio de um senhor feudal. Não se sabe o tamanho médio desses feudos. Cada feudo compreendia uma ou mais aldeias, as terras cultivadas pelos camponeses, a floresta e as pastagens comuns, a terra pertencente à igreja paroquial e a casa senhorial, que ficava melhor cultivável. A base do sistema feudal eram as relações servis de produção. Os servos viviam em extrema miséria, pois, além de estarem presos à terra por força de lei, estavam presos aos senhores, a quem deviam obrigações como:
- a talha;
- a corveia;
- as banalidades.
A talha era a obrigação de o servo dar, a seu senhor, uma parte do que produzia. Essa parte, em geral, correspondia à metade.
A corveia era a obrigação que o servo tinha de trabalhar de graça alguns dias por semana no manso senhorial, ou seja, no cultivo das terras reservadas ao senhor.
As banalidades eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso da destilaria, do forno, do moinho, do celeiro etc.
Além, disso, uma parte da sua produção era destinada à Igreja. Tudo isso levava a um baixíssimo índice de produtividade, pois, além de as técnicas serem rudimentares, os servos não tinham a menor motivação para desenvolvê-las porque sabiam que, quanto mais produzissem, mais os senhores lhes sugariam.
O fator que mais contribuiu para o declínio do sistema feudal foi o ressurgimento das cidades e do comércio. Com o ressurgimento das cidades, os camponeses passaram a vender mais produtos e, em troca, conseguir mais dinheiro. Com o dinheiro alguns puderam comprar a liberdade. Outros simplesmente fugiram para as cidades em busca de melhores condições de vida.

                                                    Atividade

( leia o texto antes de executar)

1.      Analise a tirinha abaixo, responda o que se pede:

 

Quem eram os bárbaros e de que forma contribuíram para a formação da sociedade feudal?

a) Os “bárbaros” eram os romanos que construíram um grande império no interior da Europa que deu origem à sociedade feudal.

b) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.

c) Os “bárbaros” eram os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita, dando origem à servidão feudal.

d) Os “bárbaros” eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim transformando-se nos nobres da sociedade feudal.

e) Os “bárbaros” eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a religião na sociedade feudal.

 

2.      Leia as afirmações abaixo:

 

01.  O renascimento das cidades após as invasões bárbaras.

02.  O ressurgimento do comércio de tecido.

03.  A ruralização da sociedade.

04.  O fortalecimento do poder do rei.

05.  A descentralização do poder político entre os senhores feudais.

 

Marque APENAS as opções que apresentam características importantes do Feudalismo europeu:

a)      Estão corretas somente 01, 02 e 03.

b)      Estão corretas somente 02 e 04.

c)      Estão corretas somente 03 e 05.

d)      Estão corretas somente 03, 04 e 05.

e)      Estão corretas somente 04 e 05.

3.     

“... nunca bebe o vinho de suas parreiras, nem prova migalha do bom alimento. Se ele tiver ganso ou galinha gorda em seu quintal, tudo isso terá de ser do senhor. Muito feliz será aquele que puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga...”

Observe o trecho de uma canção popular medieval:

Que grupo social está representado na canção?

a) o clero.

b) a nobreza

c) a burguesia.

d) o servo.

e) o proletariado.

 

4.      Leia atentamente os dois trechos:

(…) o moleiro do castelo, para moer o grão do camponês, cobra um alqueire de grão e uma certa quantidade de farinha; no forno é preciso pagar também, e o forneiro jura que, se não tiver o seu pagamento, o pão do camponês ficará malcozido e malvirado. Direitos senhoriais em verso, segundo Luchaire.

La Société française au temps de Phillipe Auguste. Isaac, J; Alba, A. In: História Universal, Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1967.

“A Agrishow (feira de tecnologia agrícola) está mostrando para o mundo muita máquina e tecnologia, mas não a situação do homem do campo, uma vergonha para a sociedade” disse Elio Neves, presidente da Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo).

Folha de S.Paulo, 5 maio 2007. Agora responda:

a)    Qual a relação existente entre os dois textos?

b)   Como era a situação do trabalhador rural no feudalismo, de acordo com o que você estudou e o que foi apresentado no primeiro texto?

 

5.      Assinale com V(verdadeiro) e F(falso) para as seguintes afirmações:

(      ) A principal unidade produtora do sistema feudal era o feudo.

(      ) Era um sistema que predominava a produção de bens destinada ao uso interno, ou seja, a subsistência, o que era produzido era consumido no próprio feudo.

(      ) A economia feudal era essencialmente aberta, permitindo um grande número de intercâmbios comerciais.

(      ) O poder político estava centralizado nas mãos do rei.

(      ) Cada pessoa ocupava uma posição social rigidamente estabelecida.

(      ) O poder político era descentralizado, ficando nas mãos dos grandes proprietários de terras, ou senhores feudais.

 

6.      Faça a correspondência: A  -   Suseranos      B  -   Vassalos

(       ) Pessoas que recebiam feudos de seus protetores, tendo para com eles o dever de fidelidade.

(       ) Grandes proprietários que concediam feudos a seus protegidos.

 

7.      Cite as obrigações do vassalo. (Pesquisa na internet)

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8.      Assinale a alternativa incorreta:

a) No contrato de vassalagem, suseranos e vassalos tinham direitos e deveres a cumprir.

b) Um poderoso vassalo podia ser suserano de outra pessoa.

c) A cerimônia de homenagem consistia na declaração pública de autonomia do vassalo em relação ao suserano.

d) A cerimônia de investidura consistia na entrega do feudo pelo suserano ao vassalo.

 

9.      As imagens a seguir apresentam as três ordens da sociedade feudal. Analise-as e, em seguida, responda ao que se pede. P. 10 e 11 

Imagem 1                                          Imagem 2                                  Imagem 3





a)    A que ordem social pertenciam as pessoas retratadas na imagem 1?

b) Qual a função social que eles exerciam?

c) A que ordem social pertenciam os trabalhadores da imagem 2?

d) A que ordem social medieval pertencia o homem retratado na imagem 3?

10.    Leia o texto a seguir.

Síntese da História do Vitral


O vitral nasceu na Idade Média, época em que, segundo o Papa Leão XIII, o espírito do Evangelho penetrava todas as instituições. [...] Ele era uma Bíblia feita de luz que ensinava [...] as verdades da fé, a história sagrada e a história dos homens. Ele resumia todo o saber, era um espelho da vida, um apanhado do passado, do presente e do futuro. 

  Explique a importância das imagens para a religião católica no contexto medieval.

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11.  Qual a importância da igreja católica durante a idade média?