Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 02 de Fevereiro de 2021
Série: 7 º A e B
Data de entrega: 02-02-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
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Feudalismo - História do Feudalismo
As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o
sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise. Diante da
crise econômica e das invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos
abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses
centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos
medievais. Muitos romanos menos ricos passaram a buscar proteção e trabalho nas
terras desses grandes senhores. Para poderem utilizar as terras, no entanto,
eles eram obrigados a entregar ao proprietário parte do que produziam, estava
instituído assim, o colonato. Aos poucos, o sistema escravista de produção no
Império Romano ia sendo substituído pelo sistema servil de produção, que iria
predominar na Europa feudal. Nascia, então, o regime de servidão, onde o
trabalhador rural é o servo do grande proprietário.
No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua
vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que,
em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a
recebia era um vassalo. As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações
mútuas, estabelecidas através de um juramento de fidelidade. Quando um vassalo
era investido na posse do feudo pelo suserano, jurava prestar-lhe auxílio
militar. O suserano, por sua vez, se obrigava a dar proteção jurídica e militar
ao vassalo.
A sociedade feudal era dividida em estamentos, isto é, uma sociedade composta
por camadas estanques, em que a passagem de uma camada social para a outra era
praticamente impossível. De acordo com a função específica de cada camada
alguns historiadores classificam-na como uma sociedade formada por aqueles que
lutam (nobres), aqueles que rezam (clero) e aqueles que trabalham (servos). Os
servos não tinham a propriedade da terra e estavam presos a ela. Não podiam ser
vendidos como se fazia com os escravos, nem tinham liberdade de abandonar as
terras onde nasceram. Nas camadas pobres, havia também os vilões. Os vilões
eram homens livres que viviam no feudo, deviam algumas obrigações aos senhores,
como por exemplo, as banalidades, mas não estavam presos à terra, podendo sair
dela quando o desejassem. A nobreza e o clero compunha a camada dominante dos
senhores feudais, ou seja, aqueles que tinham a posse legal da terra e do servo
e que dominavam o poder político, militar e jurídico. O alto clero era composto
pelos seguintes membros: papa, arcebispos e bispos. O baixo clero era composto
pelos padres, e monges. A nobreza era também hierarquizada estando dividida em
alta e baixa nobreza. Alta nobreza: duque, marquês e conde. Baixa nobreza:
visconde, barão e cavaleiro.
O feudo (terra) era o domínio de um senhor feudal. Não se sabe o tamanho médio
desses feudos. Cada feudo compreendia uma ou mais aldeias, as terras cultivadas
pelos camponeses, a floresta e as pastagens comuns, a terra pertencente à
igreja paroquial e a casa senhorial, que ficava melhor cultivável. A base do
sistema feudal eram as relações servis de produção. Os servos viviam em extrema
miséria, pois, além de estarem presos à terra por força de lei, estavam presos
aos senhores, a quem deviam obrigações como:
- a talha;
- a corveia;
- as banalidades.
A talha era a obrigação de o servo dar, a seu senhor, uma parte do que
produzia. Essa parte, em geral, correspondia à metade.
A corveia era a obrigação que o servo tinha de trabalhar de graça alguns dias
por semana no manso senhorial, ou seja, no cultivo das terras reservadas ao
senhor.
As banalidades eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso da
destilaria, do forno, do moinho, do celeiro etc.
Além, disso, uma parte da sua produção era destinada à Igreja. Tudo isso levava
a um baixíssimo índice de produtividade, pois, além de as técnicas serem
rudimentares, os servos não tinham a menor motivação para desenvolvê-las porque
sabiam que, quanto mais produzissem, mais os senhores lhes sugariam.
O fator que mais contribuiu para o declínio do sistema feudal foi o
ressurgimento das cidades e do comércio. Com o ressurgimento das cidades, os
camponeses passaram a vender mais produtos e, em troca, conseguir mais
dinheiro. Com o dinheiro alguns puderam comprar a liberdade. Outros
simplesmente fugiram para as cidades em busca de melhores condições de vida.
Atividade
( leia o texto
antes de executar)
1.
Analise a tirinha abaixo, responda o que se pede:
Quem eram os bárbaros e de que forma contribuíram para a formação da sociedade feudal?
a) Os “bárbaros” eram os romanos que
construíram um grande império no interior da Europa que deu origem à sociedade
feudal.
b) Os “bárbaros”
eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da
população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.
c) Os “bárbaros”
eram os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita,
dando origem à servidão feudal.
d) Os “bárbaros”
eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim
transformando-se nos nobres da sociedade feudal.
e) Os “bárbaros”
eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a
religião na sociedade feudal.
2. Leia as afirmações abaixo:
01. O renascimento das cidades após as invasões bárbaras.
02. O ressurgimento do comércio de tecido.
03. A ruralização da sociedade.
04. O fortalecimento do poder do rei.
05. A descentralização do poder político entre os senhores
feudais.
Marque APENAS as opções que apresentam características importantes do Feudalismo
europeu:
a)
Estão corretas
somente 01, 02 e 03.
b)
Estão corretas
somente 02 e 04.
c)
Estão corretas
somente 03 e 05.
d)
Estão corretas
somente 03, 04 e 05.
e)
Estão corretas
somente 04 e 05.
3.
“... nunca bebe o vinho de
suas parreiras, nem prova migalha do bom alimento. Se ele tiver ganso ou
galinha gorda em seu quintal, tudo isso terá de ser do senhor. Muito feliz
será aquele que puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga...”
Que grupo social está representado
na canção?
a) o clero.
b) a nobreza
c) a burguesia.
d) o servo.
e) o proletariado.
4.
Leia
atentamente os dois trechos:
(…) o moleiro do castelo, para
moer o grão do camponês, cobra um alqueire de grão e uma certa quantidade de
farinha; no forno é preciso pagar também, e o forneiro jura que, se não tiver o
seu pagamento, o pão do camponês ficará malcozido e malvirado. Direitos
senhoriais em verso, segundo Luchaire.
La
Société française au temps de Phillipe Auguste. Isaac, J; Alba, A. In: História
Universal, Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1967.
“A Agrishow (feira de tecnologia
agrícola) está mostrando para o mundo muita máquina e tecnologia, mas não a
situação do homem do campo, uma vergonha para a sociedade” disse Elio Neves,
presidente da Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado
de São Paulo).
Folha
de S.Paulo, 5 maio 2007. Agora responda:
a)
Qual
a relação existente entre os dois textos?
b)
Como
era a situação do trabalhador rural no feudalismo, de acordo com o que você
estudou e o que foi apresentado no primeiro texto?
5. Assinale com V(verdadeiro) e
F(falso) para as seguintes afirmações:
( ) A principal unidade produtora do sistema
feudal era o feudo.
( ) Era um sistema que predominava a
produção de bens destinada ao uso interno, ou seja, a subsistência, o que era
produzido era consumido no próprio feudo.
( ) A economia feudal era essencialmente
aberta, permitindo um grande número de intercâmbios comerciais.
( ) O poder político estava centralizado nas
mãos do rei.
( ) Cada pessoa ocupava uma posição social
rigidamente estabelecida.
( ) O poder político era descentralizado,
ficando nas mãos dos grandes proprietários de terras, ou senhores feudais.
6.
Faça
a correspondência: A -
Suseranos B -
Vassalos
( ) Pessoas que recebiam feudos de seus
protetores, tendo para com eles o dever de fidelidade.
( )
Grandes proprietários que concediam feudos a seus protegidos.
7.
Cite
as obrigações do vassalo. (Pesquisa na internet)
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8.
Assinale
a alternativa incorreta:
a) No contrato de
vassalagem, suseranos e vassalos tinham direitos e deveres a cumprir.
b) Um poderoso
vassalo podia ser suserano de outra pessoa.
c) A cerimônia de
homenagem consistia na declaração pública de autonomia do vassalo em relação ao
suserano.
d) A cerimônia de
investidura consistia na entrega do feudo pelo suserano ao vassalo.
9. As imagens a seguir apresentam as três ordens da sociedade feudal. Analise-as e, em seguida, responda ao que se pede. P. 10 e 11
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3
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a)
A que ordem social pertenciam as
pessoas retratadas na imagem 1?
b) Qual a função social que eles
exerciam?
c) A que ordem social pertenciam
os trabalhadores da imagem 2?
d) A que ordem social medieval
pertencia o homem retratado na imagem 3?
10.
Leia
o texto a seguir.
Síntese da História do Vitral
O vitral nasceu na Idade Média, época em que, segundo o Papa Leão XIII, o espírito do Evangelho penetrava todas as instituições. [...] Ele era uma Bíblia feita de luz que ensinava [...] as verdades da fé, a história sagrada e a história dos homens. Ele resumia todo o saber, era um espelho da vida, um apanhado do passado, do presente e do futuro.
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11. Qual a importância da igreja
católica durante a idade média?