Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 02 de Fevereiro de 2021
Série: 6º A e B
Data de entrega: 02-02-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
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O que é História?
História é a
ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no
entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício,
deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de
racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.
A palavra
“história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que
significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento
obtido a partir da investigação e do estudo. A importância da História está em
seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando lhe a possibilidade de
compreender a própria realidade.
O conceito de
História recebe definições distintas de acordo com diferentes historiadores. O
historiador
Marc Bloch, por
exemplo, considera que a História não é a ciência que estuda os acontecimentos
passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo|1|. Outros
entendem como o estudo das transformações na sociedade humana ao longo do
tempo.
Nesse sentido, o
papel do historiador é fazer uma análise crítica que o permita chegar a uma
conclusão sobre determinado acontecimento passado a partir da investigação de
fontes históricas. O historiador não deve glorificar ou demonizar determinado
acontecimento, mas deve analisá-lo criticamente, utilizando todas as fontes que
estiverem ao seu alcance e empregando métodos de análise que o auxiliem em seu
Exercício.
Quando se iniciou a História?
O surgimento da História enquanto ciência e campo
de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da
História. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da
história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios. Um dos
eventos da história grega narrados por Heródoto foram as Guerras Médicas,
conflito travado durante a invasão da Grécia pelos persas. Tucídides foi o
primeiro historiador a utilizar, de fato, um método de análise que permitisse
reconstituir e formular uma análise a respeito de um acontecimento passado. Seu
trabalho foi a respeito da Guerra do Peloponeso, conflito travado entre as
cidades de Atenas e Esparta.
O
trabalho do historiador
O profissional que possui formação no curso de
história acaba se tornando um historiador. E a principal finalidade deste
profissional é buscar o conhecimento dos acontecimentos históricos, ajudando a
humanidade a compreender os acontecimentos do presente e ajudando a projetar o
futuro. Portanto, o principal objeto de estudo dos historiadores é justamente
tudo aquilo que já passou. A partir dos acontecimentos, os historiadores podem
analisar os fatos e também as informações sob diferentes ângulos, o que também
acaba sendo fundamental para a humanidade como um todo. Os historiadores podem
analisar os fatos do ponto de vista social, econômico, técnico, político,
cultural, dentre uma série de outros enfoques que podem sempre serem utilizados
para a análise da história, seja ela de uma determinada pessoa, de uma
determinada região ou do mundo como um todo.
Periodização
Ao longo do tempo, os historiadores
convencionaram-se a organizar os eventos em períodos. Essa periodização,
naturalmente, seguia uma organização cronológica e utilizava acontecimentos
marcantes para determinar o fim de um período e o começo de outro. O fim de um
período, no entanto, não significava o registro de mudanças profundas
imediatas, mas indicava, a partir daquele marco, o acontecimento de mudanças
significativas com o passar do tempo. Apesar de muitos historiadores
questionarem a datação dos marcos de cada período, ela permanece em vigência e
é utilizada como mecanismo para organizar o estudo da história e facilitar o
ensino. Os períodos históricos são Pré-História, Idade Antiga, Idade Média,
Idade Moderna, Idade Contemporânea.
Pré-História
Período que acompanha toda a evolução histórica do
homem, partindo de seu surgimento e estendendo-se até o momento em que a
primeira forma de escrita foi criada, por volta de 4000 a.C. A Pré-História acompanha
todo o processo de desenvolvimento humano, desde a utilização da pedra e do
metal para a produção de ferramentas até o processo de sedentarização.
Idade Antiga
Tem como ponto
de partida a criação da primeira forma de escrita desenvolvida pelo homem: a
escrita cuneiforme, criada pelos sumérios, povo que habitou a Mesopotâmia. Esse
período estuda os acontecimentos que envolveram diferentes povos, como
egípcios, sumérios, assírios, persas, hititas, gregos, romanos, etc. O marco do
fim desse período é a queda do Império Romano do Ocidente, quando o último
imperador romano foi destronado pelos hérulos, em 476
d.C.
Idade Média
Acompanha os eventos históricos do período que se
estende de 476 a 1453. Seu marco inicial é o fim do Império Romano do Ocidente,
e seu marco final é a queda de Constantinopla para os otomanos. Nesse período,
enfocam-se os fatos acontecidos na Europa com o surgimento do feudalismo e a
formação de uma sociedade controlada pela Igreja Católica. Atualmente, o estudo
desse período no Brasil tem expandido seu foco para estudos de outros povos,
como árabes, povos asiáticos, africanos e pré-colombianos.
Idade Moderna
É um período mais curto o qual analisa os
acontecimentos de 1453 a 1789, com destaque para o processo de colonização do
continente americano. São ressaltadas também as diversas transformações que a Europa
enfrentou com o surgimento de novas ideias durante o Renascimento e o Iluminismo.
O marco estipulado para o fim desse período é a Queda da Bastilha, evento que
iniciou a Revolução Francesa, em 1789.
Idade Contemporânea
Período atual em que estamos inseridos. Acompanha
acontecimentos do final do século XVIII até a os dias de hoje. Sendo assim,
esse período engloba fatos que marcaram grandes transformações para a humanidade,
como aqueles causados pelas revoluções industriais.
O Paleolítico
O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra
Lascada, é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C. (época
aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C. (início
do Período Neolítico). Fabricação de ferramentas e caça, Exemplos de ferramentas
do Período Paleolítico Este período da Pré-História se caracteriza pela
fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros
objetos de pedra, ossos e madeira. A vida neste período baseava-se na caça de animais,
pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes).
Nomadismo
Os homens deste período eram nômades, ou seja, se
deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos.
Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias
como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas. Também habitavam
provisoriamente em pequenas choupanas, fabricadas com galhos de árvores e
cobertas com folhas. Porém, estas habitações eram bem rudimentares e eram usadas
por um curto período de tempo.
Economia
A economia na fase do Paleolítico era de
subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, mas apenas
para a sobrevivência do grupo. Os bens de produção do grupo (ferramentas, utensílios
e outros objetos) eram de propriedade coletiva. Quase todo tempo de suas vidas
era destinado à sobrevivência.
Organização social
Os homens se organizavam em pequenos grupos, cuja
liderança era do mais forte e experiente. Aos homens cabia a tarefa de caçar,
pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o
alimento e cuidar dos filhos.
Comunicação
A comunicação neste período era baseada na emissão
de pouca quantidade de sons (ruídos). Outra forma muita usada de comunicação
foram as pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas). Através
destes desenhos (arte rupestre) eles marcavam o tempo, trocavam experiências e
transmitiam mensagens e sentimentos.
O fogo
Uma das grandes descobertas do período foi a
produção do fogo. Este era produzido através de dois processos. O mais
rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca
obtida incendiava a palha. Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto
era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do
aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.
Rituais
No Paleolítico, os homens já realizavam rituais
funerários. Arqueólogos encontraram, em várias regiões, potes de cerâmica com
restos mortais e objetos pessoais dentro de cavernas. Eram também realizados rituais
religiosos com a utilização do fogo. Hominídeos que viveram no Paleolítico Australopitecos,
Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magnon.
Curiosidades pré-históricas históricas:
- De acordo com muitos arqueólogos, os primeiros
instrumentos (ferramentas e artefatos de caça) Começaram a ser feitos pelos
homens pré-históricos há cerca de 2,5 milhões de anos.
- No Paleolítico, os homens faziam as roupas, que
eram bem rudimentares, de peles de animais.
- Foi também nessa fase que o homem começou a fazer
pequenas esculturas de barro e de pedra.
Medição do tempo
Desde a Pré-História o homem já observava alguns
padrões na natureza: por exemplo, os períodos de claridade e escuridão (dia e
noite), as fases da Lua (que originaram os meses) e a repetição de alterações
climáticas (estações). Usava esses ciclos em atividades agrícolas, para
planejar o plantio. Não à toa, os primeiros registros de medição do tempo foram
localizados na fértil região do rio Nilo, na África. Ali, arqueólogos
encontraram um dos primeiros calendários de que se tem notícia, o egípcio,
desenvolvido por volta de 3000 a.C., além dos primeiros relógios (de sol, entre
5000 a.C. e 3500 a.C., e de água, feito em cerca de 1400 a.C.). O
desenvolvimento da ciência (especialmente da astronomia, com os gregos e
romanos) possibilitou cálculos e ajustes mais precisos na mensuração do tempo.
O calendário gregoriano que usamos hoje, foi instituído no século 16. Os
relógios de sol, trazidos para a Grécia pelo contato com os babilônios, também
sofreram sensível aperfeiçoamento.
Fontes históricas
As fontes históricas são vestígios do passado que
permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões
referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total
importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma. O termo
“fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do
passado. Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado
por meio de fontes escritas, o que limitava o trabalho do historiador somente a
esses documentos. Contudo, a partir do século XX, passa-se a compreender como
fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser humano desde os primórdios, ou
seja, desde antes da escrita. Com isso, fontes de natureza oral e material
passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se
compreender o passado. Esse movimento na pesquisa histórica permitiu que
surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento
da produção histórica.
Tipos de fontes históricas
As fontes históricas podem ser desde artefatos
arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que
todos os tipos de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da
pesquisa. Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas.
Fontes
históricas escritas
As fontes históricas escritas consistem em
documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são:
cartas, discursos, leis, livros, letras de músicas, poemas, jornais, revistas, folhetos,
etc.
Fontes históricas materiais
As fontes históricas materiais são os vestígios do
passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo
que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa.
Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como: esculturas, pinturas
rupestres,
Fontes históricas orais
As fontes históricas orais são fontes que envolvem
a fala. Em sociedades que a escrita não é dominada por todos os seus membros
(como algumas comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e
transmitida pela fala dos mais velhos. Assim, a memória do narrador se torna
uma importante ferramenta para se construir a história que passa de geração
para geração. As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo
envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos.
Alguns exemplos de fontes orais são: lendas, mitos, relatos, documentários,
entrevistas, etc. Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas.
Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se
encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa. Nesse
sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa
histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história
será difundida.
Exercícios (Ler os textos e responder as questões):
1. O que é o
significado de História?
2. Quem é que faz a
História?
3. Os historiadores
podem analisar os fatos de quais pontos de vista?
4. Construa uma
linha cronológica dos períodos da História.
5. O que se entende
pelo Paleolítico na Pré-história?
6. Descreva algumas
ferramentas utilizadas pelos hominídeos no período do paleolítico.
7. Escreva o que os
seres humanos nos tempos mais antigos observaram para concluir sobre a passagem
do tempo.
8. As sociedades
humanas criaram diferentes calendários ao longo do tempo. Segundo o texto acima
qual a data do 1º calendário que se tem notícia, onde foi encontrado?