Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 09 de Fevereiro de 2021
Série: 6º A e B
OBJETIVO: História: tempo, espaço e
formas de registros.
CONTEÚDO: Identificar diferentes formas
de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos
(continuidades e rupturas).
Data de entrega: 09-02-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno/ pode copiar somente a alternativa correta .
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
ATIVIDADE
Atenção –
continuação da atividade da aula passada, portanto usaremos o mesmo texto para
responder essas também.
1.
Divida os itens abaixo em fonte material ou imaterial.
Escreva “material” ou “imaterial” na frente de cada uma das palavras:
a) Brinquedos: |
e) Memórias: |
b) Canções: |
f) Brincadeiras: |
c) Roupas: |
g) Fotografias: |
d) Conhecimento: |
h) Livros: |
O
texto abaixo é um e-mail que a professora Aline enviou para os alunos da EMEF
Henrique Scabello contando um pouco sobre a diversidade cultural do estado de
Pernambuco.
Oi alunos da Escola Municipal Henrique Scabello!
Me chamo Aline e sou
professora de Geografia em uma escola municipal de Caruaru, cidade do estado
de
Pernambuco.
Estou enviando esse e-mail para contar a vocês um pouquinho
sobre as diferenças culturais entre os estados de Pernambuco e São Paulo.
Aqui na minha
cidade os meus alunos chamam as carteiras
de sala de aula de bancas, a lousa é chamada
de quadro e lapiseira tem o nome de apontador, já apontador tem o nome de
lapiseira. Diferente, né? Chamamos isso de variação linguística, que são as diferenças nas formas de falar e escrever, geralmente essa variação linguística
acontece entre diferentes estados. Por aqui também usamos algumas expressões diferentes, que para vocês
podem ser muito curiosas. Conhecem
a expressão arrodear?
Aqui no estado de Pernambuco ela significa dar a conta, ou contornar. A
diversidade também está presente nas comidas. Em todos os bares serve-se
o caldinho. Pode ser de feijão ou com carnes,
dentro do caldo sempre vem um ovo de codorna,
uma azeitona e é servido
dentro de um copo pequeno.
O que é caldinho para vocês?
Por último, quero contar para vocês sobre as casas. As
janelas tem apenas vidro, não tem a veneziana que geralmente é de alumínio e serve para deixar o ambiente escuro.
Os chuveiros não tem água quente,
apenas água gelada.
Acharam
essas diferenças curiosas? Espero que tenham gostado deste relato! Se cuidem e
fiquem em casa! :)
a) Um e-mail é uma fonte
histórica material ou imaterial? Justifique sua resposta.
b) Quais as
diferenças culturais entre os estados que você achou mais interessantes? Dê
três exemplos.
c) Diversidade
cultural representa a diferença entre culturas que existem entre diferentes
regiões, estados ou países.
Em alguma parte
do e-mail a professora Aline diz que a cultura
de Pernambuco é melhor que a
cultura de São Paulo? Existem culturas que são melhores que outras? Explique
sua resposta.
d)
A cultura é o conjunto de costumes e tradições de um
povo que são passadas de geração em geração. O que são tradições? Como elas são
passadas de uma geração para outra?