segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Atividade de História 6ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 09 de Fevereiro de 2021

Série: 6º A e B

 

OBJETIVO: História: tempo, espaço e formas de registros.

CONTEÚDO: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

 

Data de entrega: 09-02-2021

 

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno/ pode copiar somente a alternativa correta .

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

                                                                            ATIVIDADE

Atenção – continuação da atividade da aula passada, portanto usaremos o mesmo texto para responder essas também.                                              

1.       Divida os itens abaixo em fonte material ou imaterial. Escreva “material” ou “imaterial” na frente de cada uma das palavras:

 

 

a) Brinquedos:

e) Memórias:

b) Canções:

f) Brincadeiras:

c) Roupas:

g) Fotografias:

d) Conhecimento:

h) Livros:


O texto abaixo é um e-mail que a professora Aline enviou para os alunos da EMEF Henrique Scabello contando um pouco sobre a diversidade cultural do estado de Pernambuco.

 

02 - Leia atentamente e responda as questões a seguir. 

Oi alunos da Escola Municipal Henrique Scabello!

Me chamo Aline e sou professora de Geografia em uma escola municipal de Caruaru, cidade do estado

de Pernambuco.

 

Estou enviando esse e-mail para contar a vocês um pouquinho sobre as diferenças culturais entre os estados de Pernambuco e São Paulo.

 

Aqui na minha cidade os meus alunos chamam as carteiras de sala de aula de bancas, a lousa é chamada de quadro e lapiseira tem o nome de apontador, já apontador tem o nome de lapiseira. Diferente, né? Chamamos isso de variação linguística, que são as diferenças nas formas de falar e escrever, geralmente essa variação linguística acontece entre diferentes estados. Por aqui também usamos algumas expressões diferentes, que para vocês podem ser muito curiosas. Conhecem a expressão arrodear? Aqui no estado de Pernambuco ela significa dar a conta, ou contornar. A diversidade também está presente nas comidas. Em todos os bares serve-se o caldinho. Pode ser de feijão ou com carnes, dentro do caldo sempre vem um ovo de codorna, uma azeitona e é servido dentro de um copo pequeno. O que é caldinho para vocês?

 

Por último, quero contar para vocês sobre as casas. As janelas tem apenas vidro, não tem a veneziana que geralmente é de alumínio e serve para deixar o ambiente escuro. Os chuveiros não tem água quente, apenas água gelada.

 

Acharam essas diferenças curiosas? Espero que tenham gostado deste relato! Se cuidem e fiquem em casa! :)

 

a)       Um e-mail é uma fonte histórica material ou imaterial? Justifique sua resposta.

 

b)       Quais as diferenças culturais entre os estados que você achou mais interessantes? Dê três exemplos.

 

c)       Diversidade cultural representa a diferença entre culturas que existem entre diferentes regiões, estados ou países. Em alguma parte do e-mail a professora Aline diz que a cultura de Pernambuco é melhor que a cultura de São Paulo? Existem culturas que são melhores que outras? Explique sua resposta.

 

d)      A cultura é o conjunto de costumes e tradições de um povo que são passadas de geração em geração. O que são tradições? Como elas são passadas de uma geração para outra?