Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 09 de Fevereiro de 2021
Série: 7 º A e B
CONTEÚDO: A construção da ideia de
modernidade e seus impactos na concepção de História.
OBJETIVO: Caracterizar e comparar as dinâmicas de
abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em
diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores
e servos.
Data de entrega: 09-02-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
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Idade
Média
Termo utilizado
para fazer referência a um período da história europeia, que vai da
desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V, até o século XV. No
final do século V, o término de uma série de processos de longa duração, entre
eles o grave deslocamento econômico e as invasões e os assentamentos dos povos
germanos no Império Romano, transformou a face da Europa.
Durante esse período não existiu realmente um mecanismo de governo unitário nas
diversas entidades políticas, embora tenha ocorrido a formação dos reinos. O
desenvolvimento político e econômico era fundamentalmente local, e o comércio
regular desapareceu quase totalmente. Com o fim de um processo iniciado durante
o Império Romano, os camponeses começaram seu processo de ligação com a terra e
de dependência dos grandes proprietários para obter proteção. Essa situação
constituiu a semente do regime senhorial. Os principais vínculos entre a
aristocracia guerreira foram os laços de parentesco, embora também tenham
começado a surgir as relações feudais. Durante a Idade Média europeia, os
camponeses passaram, obrigatoriamente, a viver e trabalhar em um único lugar a
serviço dos nobres latifundiários. Esses trabalhadores chamados servos que
cuidavam das terras de seu dono, a quem chamavam de senhor, recebiam em troca
uma humilde moradia, um pequeno terreno adjacente, alguns animais de granja e
proteção ante os foragidos e os demais senhores. Os servos deviam entregar
parte de sua própria colheita como pagamento e estavam sujeitos a muitas outras
obrigações e impostos.
A única instituição europeia com caráter universal era a Igreja, mas dentro
dela também ocorreu uma fragmentação na autoridade. Em seu núcleo havia
tendências que desejavam unificar os rituais, o calendário e as regras
monásticas, opostas à desintegração local.
Foi respondendo
"Deus o quer" que a multidão reunida em Clermont no dia 27 de
novembro de 1095 acolheu a prédica do papa Urbano II em favor da guerra santa
destinada a libertar o sepulcro de Cristo do controle dos "infiéis".
A repercussão a esse apelo foi tal, que as Cruzadas, que constituíram o fato
político e religioso mais importante da Idade Média, marcaram a história do
Ocidente durante dois séculos.
A atividade cultural durante o início da Idade Média consistiu principalmente
na conservação e sistematização do conhecimento do passado.
Essa primeira etapa da Idade Média foi encerrada no século X com a segunda
migração germânica e as invasões protagonizadas pelos vikings, procedentes do
norte, e pelos magiares das estepes asiáticas.
A Alta Idade Média
Até a metade do século XI, a Europa se encontrava em um período de evolução
desconhecido até esse momento. A época das grandes invasões havia chegado ao fim
e o continente europeu experimentava o crescimento dinâmico de uma população já
assentada. Renasceram a vida urbana e o comércio regular em grande escala.
Ocorreu o desenvolvimento de uma sociedade e uma cultura complexas, dinâmicas e
inovadoras.
Durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica, organizada em torno de uma
hierarquia estruturada, com o papa como o ápice indiscutível, constituiu a mais
sofisticada instituição de governo na Europa Ocidental. As ordens monásticas
cresceram e prosperaram participando ativamente da vida secular. A
espiritualidade da Alta Idade Média adotou um caráter individual, pelo qual o
crente se identificava de forma subjetiva e emocional com o sofrimento humano
de Cristo.
Dentro do âmbito cultural, houve um ressurgimento intelectual com o
desenvolvimento de novas instituições educativas como as escolas catedráticas e
monásticas. Foram fundadas as primeiras universidades; surgiram ofertas de
graduação em medicina, direito e teologia, além de ter sido aberto o caminho
para uma época dourada para a filosofia no ocidente.
Também surgiram inovações no campo das artes. A escrita deixou de ser uma
atividade exclusiva do clero e o resultado foi o florescimento de uma nova
literatura, tanto em latim como, pela primeira vez, em línguas vernáculas.
Esses novos textos estavam destinados a um público letrado que possuía educação
e tempo livre para ler. No campo da pintura foi dada atenção sem precedentes à
representação de emoções extremas, à vida cotidiana e ao mundo da natureza. Na
arquitetura, o românico alcançou sua perfeição com a edificação de incontáveis
catedrais ao longo de rotas de peregrinação no sul da França e Espanha,
especialmente o Caminho de Santiago, inclusive quando começava a surgir o
estilo gótico, que nos séculos seguintes se converteu no estilo artístico
predominante.
O século XIII foi o século das Cruzadas, defendidas pelo Papado para libertar
os Lugares Santos no Oriente Médio que estavam nas mãos dos muçulmanos. Essas
expedições internacionais foram mais um exemplo da unidade europeia centrada na
Igreja, embora também tenham sido influenciadas pelo interesse em dominar as
rotas comerciais do oriente.
A Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média foi marcada pelos conflitos e pela dissolução da unidade
institucional. Foi então que começou a surgir o Estado moderno, e a luta pela
hegemonia entre a Igreja e o Estado se converteu em um traço permanente da
história da Europa nos séculos posteriores.
A espiritualidade da Baixa Idade Média foi o autêntico indicador da turbulência
social e cultural da época, caracterizada por uma intensa busca da experiência
direta com Deus, através do êxtase pessoal ou mediante o exame pessoal da
palavra de Deus na Bíblia.
A situação de agitação e inovação espiritual culminaria com a Reforma protestante.
As novas identidades políticas conduziriam ao triunfo do Estado nacional
moderno, e a contínua expansão econômica e mercantil estabeleceu as bases para
a transformação revolucionária da economia europeia.
ATIVIDADES
Questões sobre a
Idade Média
1. Sobre a o sistema político-econômico na Idade Média (século V ao XV) é correto afirmar que:
A - Havia
democracia na Idade Média, pois todos podiam escolher os reis e senhores
feudais.
B - O poder
político e econômico estava todo concentrado nas mãos do clero católico,
principalmente dos padres e monges.
C - O poder era
centralizado na figura do senhor feudal que, além do poder político, possuía os
poderes econômico e jurídico.
D - Com a formação
das monarquias nacionais europeias na Idade Média, todo poder ficou concentrado
nas mãos dos monarcas (reis), sendo que os senhores feudais ficaram sem nenhum
poder nesta época.
2. Qual das
alternativas abaixo aponta apenas os principais impostos e taxas que os servos
deviam aos senhores feudais na Idade Média?
B - Dízimo (10% da
produção), imposto sobre o uso de armas dos cavaleiros e imposto e taxa pela
circulação e uso de moedas.
C - Imposto sobre a
venda e compra de todas as mercadorias, imposto sobre os animais abatidos,
imposto sobre o nascimento de filhos.
D - Corveia
(trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da
produção) e banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do
senhor feudal).
3. Sobre a economia medieval é correto afirmar que:
A - As moedas eram
muito utilizadas, o artesanato era a base da economia medieval e as riquezas
eram bem distribuídas entre todos os habitantes.
B - A base era a
agricultura, prevalecia o sistema de trocas de mercadorias (as moedas eram
pouco utilizadas) e as relações comerciais com outras regiões e feudos era
pequena.
C - A pecuária era
a base da economia, as terras tinham pouco valor econômico e não todos os
integrantes da sociedade eram isentos de impostos.
D - O artesanato
era a base da economia, os servos recebiam salários dos senhores feudais e as
terras estavam concentradas totalmente nas mãos da Igreja Católica.
4. Qual das
alternativas abaixo aponta características da religião na Idade Média?
B - A Igreja
Católica dominava na Europa Medieval, controlando a produção cultural e tendo
grande influência sobre a vida espiritual das pessoas.
C - As pessoas não
davam importância à religião na Idade Média, sendo que grande parte da
população era composta por ateus.
D - Embora monopolizasse
a vida religiosa na Idade Média, a Igreja Católica era muito aberta aos avanços
científicos e manifestações culturais diversas.
5. Sobre a arte na Idade Média é correto afirmar que:
A - Na pintura, os
temas religiosos predominaram, fruto da influência da Igreja Católica. Na
arquitetura, prevaleceram dois estilos: românico e gótico.
B - Busca da
perfeição estética e enfoque nos temas mitológicos foram duas importantes
características da arte medieval.
C - A arte medieval
recebeu grande influência da arte egípcia, sendo que o principal pintor
medieval foi Leonardo da Vinci.
D - A pintura
rupestre foi a principal característica da arte na Idade Média.
6. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas fatos ou processos históricos ocorridos na Idade Média?
A - Cruzadas,
Iluminismo, Renascimento Científico e Descobrimento Marítimos.
B - Feudalismo,
Guerra do Peloponeso, Política do Pão e Circo e surgimento do Cristianismo.
C - Guerra dos Cem
Anos, Peste Negra, Cruzadas e Feudalismo.
D - Surgimento das
indústrias, Guerra dos Cem Anos, Reforma Protestante e Mercantilismo.
7. A imagem abaixo representa as três principais camadas sociais da Idade Média na Europa. Quais as camadas retratadas na pintura medieval e quais suas respectivas funções na sociedade?
A - Clero (os que
rezam), Nobres (os que guerreiam) e Burgueses (os que trabalham).
B - Clero (os que
trabalham), Nobres (os que guerreiam) e Camponeses (os que fazem comércio).
C - Clero (os que
rezam), Nobres (os que trabalham) e Camponeses (os que guerreiam).
D - Clero (os que
rezam), Nobres (os que guerreiam) e Camponeses (os que trabalham).
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As três camadas
sociais da Idade Média. |
QUESTÃO EXTRA
Quais as
principais diferenças entre a Alta e a Baixa Idade Média?
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