segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Atividade de História para 7ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 09 de Fevereiro de 2021

Série: 7 º A e B

 

CONTEÚDO: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.

OBJETIVO: Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

 

Data de entrega: 09-02-2021

 

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno/ pode copiar somente a alternativa correta 

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

                                       Idade Média

Termo utilizado para fazer referência a um período da história europeia, que vai da desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V, até o século XV. No final do século V, o término de uma série de processos de longa duração, entre eles o grave deslocamento econômico e as invasões e os assentamentos dos povos germanos no Império Romano, transformou a face da Europa.
Durante esse período não existiu realmente um mecanismo de governo unitário nas diversas entidades políticas, embora tenha ocorrido a formação dos reinos. O desenvolvimento político e econômico era fundamentalmente local, e o comércio regular desapareceu quase totalmente. Com o fim de um processo iniciado durante o Império Romano, os camponeses começaram seu processo de ligação com a terra e de dependência dos grandes proprietários para obter proteção. Essa situação constituiu a semente do regime senhorial. Os principais vínculos entre a aristocracia guerreira foram os laços de parentesco, embora também tenham começado a surgir as relações feudais. Durante a Idade Média europeia, os camponeses passaram, obrigatoriamente, a viver e trabalhar em um único lugar a serviço dos nobres latifundiários. Esses trabalhadores chamados servos que cuidavam das terras de seu dono, a quem chamavam de senhor, recebiam em troca uma humilde moradia, um pequeno terreno adjacente, alguns animais de granja e proteção ante os foragidos e os demais senhores. Os servos deviam entregar parte de sua própria colheita como pagamento e estavam sujeitos a muitas outras obrigações e impostos.
A única instituição europeia com caráter universal era a Igreja, mas dentro dela também ocorreu uma fragmentação na autoridade. Em seu núcleo havia tendências que desejavam unificar os rituais, o calendário e as regras monásticas, opostas à desintegração local.

Foi respondendo "Deus o quer" que a multidão reunida em Clermont no dia 27 de novembro de 1095 acolheu a prédica do papa Urbano II em favor da guerra santa destinada a libertar o sepulcro de Cristo do controle dos "infiéis". A repercussão a esse apelo foi tal, que as Cruzadas, que constituíram o fato político e religioso mais importante da Idade Média, marcaram a história do Ocidente durante dois séculos.
A atividade cultural durante o início da Idade Média consistiu principalmente na conservação e sistematização do conhecimento do passado.
Essa primeira etapa da Idade Média foi encerrada no século X com a segunda migração germânica e as invasões protagonizadas pelos vikings, procedentes do norte, e pelos magiares das estepes asiáticas.

A Alta Idade Média

Até a metade do século XI, a Europa se encontrava em um período de evolução desconhecido até esse momento. A época das grandes invasões havia chegado ao fim e o continente europeu experimentava o crescimento dinâmico de uma população já assentada. Renasceram a vida urbana e o comércio regular em grande escala. Ocorreu o desenvolvimento de uma sociedade e uma cultura complexas, dinâmicas e inovadoras.
Durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica, organizada em torno de uma hierarquia estruturada, com o papa como o ápice indiscutível, constituiu a mais sofisticada instituição de governo na Europa Ocidental. As ordens monásticas cresceram e prosperaram participando ativamente da vida secular. A espiritualidade da Alta Idade Média adotou um caráter individual, pelo qual o crente se identificava de forma subjetiva e emocional com o sofrimento humano de Cristo.
Dentro do âmbito cultural, houve um ressurgimento intelectual com o desenvolvimento de novas instituições educativas como as escolas catedráticas e monásticas. Foram fundadas as primeiras universidades; surgiram ofertas de graduação em medicina, direito e teologia, além de ter sido aberto o caminho para uma época dourada para a filosofia no ocidente.
Também surgiram inovações no campo das artes. A escrita deixou de ser uma atividade exclusiva do clero e o resultado foi o florescimento de uma nova literatura, tanto em latim como, pela primeira vez, em línguas vernáculas. Esses novos textos estavam destinados a um público letrado que possuía educação e tempo livre para ler. No campo da pintura foi dada atenção sem precedentes à representação de emoções extremas, à vida cotidiana e ao mundo da natureza. Na arquitetura, o românico alcançou sua perfeição com a edificação de incontáveis catedrais ao longo de rotas de peregrinação no sul da França e Espanha, especialmente o Caminho de Santiago, inclusive quando começava a surgir o estilo gótico, que nos séculos seguintes se converteu no estilo artístico predominante.
O século XIII foi o século das Cruzadas, defendidas pelo Papado para libertar os Lugares Santos no Oriente Médio que estavam nas mãos dos muçulmanos. Essas expedições internacionais foram mais um exemplo da unidade europeia centrada na Igreja, embora também tenham sido influenciadas pelo interesse em dominar as rotas comerciais do oriente.

A Baixa Idade Média

A Baixa Idade Média foi marcada pelos conflitos e pela dissolução da unidade institucional. Foi então que começou a surgir o Estado moderno, e a luta pela hegemonia entre a Igreja e o Estado se converteu em um traço permanente da história da Europa nos séculos posteriores.
A espiritualidade da Baixa Idade Média foi o autêntico indicador da turbulência social e cultural da época, caracterizada por uma intensa busca da experiência direta com Deus, através do êxtase pessoal ou mediante o exame pessoal da palavra de Deus na Bíblia.
A situação de agitação e inovação espiritual culminaria com a Reforma protestante. As novas identidades políticas conduziriam ao triunfo do Estado nacional moderno, e a contínua expansão econômica e mercantil estabeleceu as bases para a transformação revolucionária da economia europeia.

 

                                                      ATIVIDADES                                            

Questões sobre a Idade Média

1. Sobre a o sistema político-econômico na Idade Média (século V ao XV) é correto afirmar que:

A - Havia democracia na Idade Média, pois todos podiam escolher os reis e senhores feudais.

B - O poder político e econômico estava todo concentrado nas mãos do clero católico, principalmente dos padres e monges.

C - O poder era centralizado na figura do senhor feudal que, além do poder político, possuía os poderes econômico e jurídico.

D - Com a formação das monarquias nacionais europeias na Idade Média, todo poder ficou concentrado nas mãos dos monarcas (reis), sendo que os senhores feudais ficaram sem nenhum poder nesta época.

   

2. Qual das alternativas abaixo aponta apenas os principais impostos e taxas que os servos deviam aos senhores feudais na Idade Média?

 A - Dízimo (10% da produção), corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal) e imposto sobre uso da água e esgoto.

B - Dízimo (10% da produção), imposto sobre o uso de armas dos cavaleiros e imposto e taxa pela circulação e uso de moedas.

C - Imposto sobre a venda e compra de todas as mercadorias, imposto sobre os animais abatidos, imposto sobre o nascimento de filhos.

D - Corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção) e banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

 

3. Sobre a economia medieval é correto afirmar que:

A - As moedas eram muito utilizadas, o artesanato era a base da economia medieval e as riquezas eram bem distribuídas entre todos os habitantes.

B - A base era a agricultura, prevalecia o sistema de trocas de mercadorias (as moedas eram pouco utilizadas) e as relações comerciais com outras regiões e feudos era pequena.

C - A pecuária era a base da economia, as terras tinham pouco valor econômico e não todos os integrantes da sociedade eram isentos de impostos.

D - O artesanato era a base da economia, os servos recebiam salários dos senhores feudais e as terras estavam concentradas totalmente nas mãos da Igreja Católica.

 

4. Qual das alternativas abaixo aponta características da religião na Idade Média?

 A - Várias igrejas cristãs e protestantes atuavam na Europa Medieval.

B - A Igreja Católica dominava na Europa Medieval, controlando a produção cultural e tendo grande influência sobre a vida espiritual das pessoas.

C - As pessoas não davam importância à religião na Idade Média, sendo que grande parte da população era composta por ateus.

D - Embora monopolizasse a vida religiosa na Idade Média, a Igreja Católica era muito aberta aos avanços científicos e manifestações culturais diversas.

 

 5. Sobre a arte na Idade Média é correto afirmar que:

A - Na pintura, os temas religiosos predominaram, fruto da influência da Igreja Católica. Na arquitetura, prevaleceram dois estilos: românico e gótico.

B - Busca da perfeição estética e enfoque nos temas mitológicos foram duas importantes características da arte medieval.

C - A arte medieval recebeu grande influência da arte egípcia, sendo que o principal pintor medieval foi Leonardo da Vinci.

D - A pintura rupestre foi a principal característica da arte na Idade Média.

 

6. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas fatos ou processos históricos ocorridos na Idade Média?

A - Cruzadas, Iluminismo, Renascimento Científico e Descobrimento Marítimos.

B - Feudalismo, Guerra do Peloponeso, Política do Pão e Circo e surgimento do Cristianismo.

C - Guerra dos Cem Anos, Peste Negra, Cruzadas e Feudalismo.

D - Surgimento das indústrias, Guerra dos Cem Anos, Reforma Protestante e Mercantilismo.


7. A imagem abaixo representa as três principais camadas sociais da Idade Média na Europa. Quais as camadas retratadas na pintura medieval e quais suas respectivas funções na sociedade?

A - Clero (os que rezam), Nobres (os que guerreiam) e Burgueses (os que trabalham).

B - Clero (os que trabalham), Nobres (os que guerreiam) e Camponeses (os que fazem comércio).

C - Clero (os que rezam), Nobres (os que trabalham) e Camponeses (os que guerreiam).

D - Clero (os que rezam), Nobres (os que guerreiam) e Camponeses (os que trabalham).

 

As três camadas sociais da Idade Média.

 

QUESTÃO EXTRA
 

Quais as principais diferenças entre a Alta e a Baixa Idade Média?

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