segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MATEMÁTICA 6° ANO A E B

 

Atividades de Matemática referente ao 1° ciclo de 2021

Aluno:

Professor: Lucas Eugênio

Série: 6° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data: 26/01/2021

Como surgiram os números

 

Você já parou para pensar nisso? Será que os números surgiram da invenção de um matemático?
O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar. Assim, quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira. Para cada animal ou fruto capturado, o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco.

 

Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois o homem precisava controlar o seu rebanho.
Passou-se, então, a utilizar pedras: cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar, uma pedra era colocada dentro de um saco. Ao final do dia, para cada animal que entrava no cercado, uma pedra era retirada. Assim, era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido.
Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”.

 

Sistema de Numeração Egípcios

Os egípcios da Antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números, baseando em agrupamentos. Essa ideia de agrupar foi utilizada nos sistemas mais antigos de numeração.

Cada unidade era representada por :

1

2

3

4

5

6

7

8

9

I

II

III

II
II

II
II
I

III
III

III
III
I

IIII
IIII

IIII
IIII
I

 

Ao chegar às dezenas os foram substituídos por ∩:

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21


 

∩I
 

∩II

 

∩III
 

∩IIII
 

∩III
II
 

∩III
III 
 

∩III
IIII
 

∩IIII
IIII
 

∩IIII
IIIII
 

∩ ∩


 

∩ ∩ I 


 


Para representar a centena os ∩∩∩∩∩∩∩∩∩∩ foram substituídos por juntando vários símbolos de 100 escreviam o 200, o 300, o 400 e assim até 900.

Dez marcas de 100 eram trocadas pelo símbolo  , assim a cada marca de dez mudamos o símbolo.
Veja os símbolos usados pelos egípcios e o que significa cada marca.


Exemplo:
O número 5068 para os egípcios seria escrito assim:

∩∩∩∩∩∩ IIIIIIII ou seja 1000 + 1000 + 1000 + 1000 + 1000 + 10+ 10+ 10+ 10+ 10+ 10 + 1+ 1+ 1+ 1+ 1+ 1+ 1+ 1

 

Atividades

 

01.Escreva, no sistema de numeração decimal, os números representados abaixo no sistema de numeração egípcio.

 

a)     III

b)     

c)      ∩∩∩∩III

 

02. Quais símbolos são utilizados para representar o número 2021?

 

03. Copie o quadro no caderno e complete os números que faltam relacionando o sistema de numeração egípcia e o decimal.

Sistema de numeração

Decimal

Egípcia

 

∩IIIIII

251

 

400

 

 

∩II

 

IIIIIII