Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 28 de
Janeiro de 2021.
Data da entrega: Ainda hoje
28/01/2021 até as 22:30 horas da
noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
BOM DIA!! TUDO CERTO COM VOCÊS? VAMOS FALAR DE POESIA?
Hoje iniciaremos nosso estudo sobre poemas. Veremos um pouquinho sobre versos, estrofes, rimas, poesia e conheceremos alguns poemas visuais. Para iniciarmos pegue seu material de estudo e acomode-se em um lugar tranquilo. Leia tudo com muita atenção antes de responder. Não deixe nada em branco. Podemos começar?
POEMA I
O TREM
Vai que
vai, vai que vem
faz o balanço do trem. A
menina, com
o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a
paisagem
com o seu olhar encantado.
Vem também,
vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a
menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e
margaridas,
anõezinhos de voz fina
e afinadas flautas mágicas.
Você vem, você
vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe
para onde leva
no coração do trem.
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.
( ) ansiosa
( ) curiosa.
( ) distraída.
( ) satisfeita.
02- Como a menina olha a paisagem? Encontre um trecho do poema que confirme sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03- Qual a estrofe que traz a informação sobre os itens que a menina leva na bolsa?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04- Na segunda estrofe fala de sonhos. O que seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05- Releia: “e ninguém sabe para onde/leva a menina”. Quem leva a menina?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fique ligado...
De acordo com o dicionário Aurélio, poesia é a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de
uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”. No
sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza
e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é
sublime e bela. Assim, a poesia é um
elemento subjetivo e abstrato que
está presente em poemas, pinturas, fotografias, músicas e qualquer outra forma de arte.
O poema é a uma estrutura textual organizado em versos e estrofes.
Versos são as linhas do poema e estrofes são os grupos de versos que compõe o
poema.
Diferença
entre poesia e poema (Copie em seu caderno):
Considerando que um poema contém poesia, é comum que os termos sejam utilizados como sinônimos. No entanto, o poema é apenas uma das formas de expressar a poesia:
Poesia |
Poema |
O que um artista expressa. |
Como um artista expressa. |
|
|
POEMA II
URGENTE!
Uma
gota
de
orvalho
caiu hoje, às 8h, do dedo anelar
direito, do Cristo Redentor, no
Rio de Janeiro
Seus restos
não foram
encontrados
A Polícia
não acredita
em
acidente
Suspei-
to:o
vento
Os meteorolo-
gistas, os poetas e
os passarinhos choram in-
consoláveis. Testemunha
presenciou a queda: “Horrível!
Ela se evaporou na metade do caminho!”
CAPARELLI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995.
06- A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem: a) ( ) de uma cruz; b) ( ) de uma gota de
orvalho; c) ( ) de passarinhos; d) ( ) do Cristo Redentor. 07- O poema lido: a) (
) não possui versos nem estrofes; b) (
) apresenta uma estrofe de vinte e três versos; c) (
) é formado por vinte e três versos, divididos em duas estrofes; d) ( ) possui três estrofes de seis versos. 08- Qual a intenção do autor ao criar esse texto? a)
( ) Mexer com os sentimentos do leitor, representando
de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de uma notícia: a
queda de uma gota de orvalho. b) (
) Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime. c) (
) Informar ao leitor um fato de utilidade pública. d) (
) Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro. 09- Assinale a sequência de ideias apresentada na primeira estrofe
do texto. a) (
) Primeiro, o autor diz o que aconteceu; depois, quando aconteceu; em seguida,
onde aconteceu; ao final, ele diz por que aconteceu. b)
( ) Primeiro, o autor diz quando aconteceu; depois, o
que aconteceu; em seguida, por que aconteceu; ao final, ele diz onde aconteceu. c) (
) Primeiro, o autor diz o que aconteceu; depois, por que aconteceu; em seguida,
onde aconteceu; ao final, ele diz quando aconteceu. d) (
) Não há sequência de ideias no texto. |