quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 28 de Janeiro de 2021.

 Data da entrega: Ainda hoje 28/01/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

BOM DIA!! TUDO CERTO COM VOCÊS? VAMOS FALAR DE POESIA?

Hoje iniciaremos nosso estudo sobre poemas. Veremos um pouquinho sobre versos, estrofes, rimas, poesia e conheceremos alguns poemas visuais.  Para iniciarmos pegue seu material de estudo e acomode-se em um lugar tranquilo. Leia tudo com muita atenção antes de responder. Não deixe nada em branco. Podemos começar?

POEMA I

O TREM

Vai que vai, vai que vem

 faz o balanço do trem. A

menina, com o nariz

 achatado na vidraça,

enlaça a paisagem

com o seu olhar encantado.

 

Vem também, vem também

 faz o balanço do trem.

 

Na bolsa a menina leva

 pérolas coloridas,

girassóis e margaridas,

 anõezinhos de voz fina

 

e afinadas flautas mágicas.

 

Você vem, você vem

 faz o balanço do trem.

 

É que a bolsa é cheia de sonhos,

alegres e tristonhos,

 

e ninguém sabe para onde leva

a menina balançando

 

no coração do trem.

 

Vai que vai, vem que vem,

vem também, vem também

você vem, você vem

-Faz o balanço do trem.

01- Releia a primeira estrofe novamente. Esse trecho nos permite dizer que a menina era:

(  ) ansiosa

(  ) curiosa.

(  ) distraída.

(  ) satisfeita.

02- Como a menina olha a paisagem? Encontre um trecho do poema que confirme sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03- Qual a estrofe que traz a informação sobre os itens que a menina leva na bolsa?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04- Na segunda estrofe fala de sonhos. O que seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05- Releia: “e ninguém sabe para onde/leva a menina”. Quem leva a menina?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fique ligado...

De acordo com o dicionário Aurélio, poesia é a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela. Assim, a poesia é um elemento subjetivo e abstrato que está presente em poemas, pinturas, fotografias, músicas e qualquer outra forma de arte.


O poema é a uma estrutura textual organizado em versos e estrofes. Versos são as linhas do poema e estrofes são os grupos de versos que compõe o poema.

Diferença entre poesia e poema (Copie em seu caderno):

Considerando que um poema contém poesia, é comum que os termos sejam utilizados como sinônimos. No entanto, o poema é apenas uma das formas de expressar a poesia:

Poesia

Poema

O que um artista expressa.

Como um artista expressa.

 

 


POEMA II

URGENTE!

Uma

gota

de

orvalho

 

caiu hoje, às 8h, do dedo anelar

direito, do Cristo Redentor, no

Rio de Janeiro

Seus restos

não foram

encontrados

A Polícia

não acredita

em

acidente

 

Suspei-

to:o

vento 

Os meteorolo-

gistas, os poetas e

 

os passarinhos choram in-

consoláveis. Testemunha

 

presenciou a queda: “Horrível!

Ela se evaporou na metade do caminho!”

 

CAPARELLI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995.

06- A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem:

a) (  ) de uma cruz;

b) (  ) de uma gota de orvalho;

c) (  ) de passarinhos;

d) (  ) do Cristo Redentor.

07- O poema lido:

a)  ( ) não possui versos nem estrofes;

b)  ( ) apresenta uma estrofe de vinte e três versos;

c)  ( ) é formado por vinte e três versos, divididos em duas estrofes;

d)  ( ) possui três estrofes de seis versos.

08- Qual a intenção do autor ao criar esse texto?

 

a)   ( ) Mexer com os sentimentos do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de uma notícia: a queda de uma gota de orvalho.

 

b)  ( ) Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime.

c)  ( ) Informar ao leitor um fato de utilidade pública.

d)  ( ) Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.

 

09- Assinale a sequência de ideias apresentada na primeira estrofe do texto.

 

a)  ( ) Primeiro, o autor diz o que aconteceu; depois, quando aconteceu; em seguida, onde aconteceu; ao final, ele diz por que aconteceu.

 

b)   ( ) Primeiro, o autor diz quando aconteceu; depois, o que aconteceu; em seguida, por que aconteceu; ao final, ele diz onde aconteceu.

 

c)  ( ) Primeiro, o autor diz o que aconteceu; depois, por que aconteceu; em seguida, onde aconteceu; ao final, ele diz quando aconteceu.

 

d)  ( ) Não há sequência de ideias no texto.