Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professores: Flausa Maria Rosa
Aluno (a): ______________________________________ Série: 8° A
Taquaral de Goiás, 05 de Outubro 2021..
ATIVIDADE DE ARTE- REFERENTE AO 4º BIMESTRE 2021.
No teatro profissional, ou até mesmo em teatros amadores, participam várias pessoas, cada uma com função específica e trabalhando em diferentes lugares.
ATOR/ATRIZ:
representa um ou uma personagem;
CENÓGRAFO:
É aquele que cria o cenário;
COREÓGRAFO:
É aquele ou aquela que cria a sequência de movimentos, passos e gestos dos
personagens;
DIRETOR:
É o responsável artístico pela peça teatral. Ele dirige o espetáculo;
DRAMATURGO:
É o escritor que compõe as peças teatrais. Ele escreve as histórias;
FIGURINISTA:
É o responsável pelas roupas, pelo figurino, pelo traje e acessórios utilizados
na peça teatral;
ILUMINADOR:
É aquele que planeja a colocação das luzes em uma peça teatral;
MAQUIADOR:
É o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes;
SONOPLASTA:
É aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de uma encenação.
Ícone da dança no Brasil, Mercedes
Baptista foi a primeira bailarina clássica negra brasileira, primeira mulher
negra a passar no exigente concurso e fazer parte do corpo de baile do Theatro
Municipal do Rio de Janeiro.
Mercedes Ignácia da Silva nasceu em 1921
no município de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. Filha de João Baptista
Ribeiro e Maria Ignácia da Silva, Mercedes foi criada em uma família humilde
que sobrevivia do trabalho de sua mãe, que era costureira. Antes da dança, ela
trabalhou em uma gráfica, em uma fábrica de chapéus, foi empregada doméstica e
também trabalhou em uma bilheteria de cinema.
Mercedes recebeu a formação em balé clássico e dança folclórica pela bailarina Eros Volúsia, especialista em cultura brasileira. Na década de 1960, Mercedes uniu sua formação erudita com a valorização da cultura negra, lançando o balé afro, voltado para o estudo dos movimentos ritualísticos do candomblé e das danças folclóricas. Suas criações coreográficas permanecem até hoje identificadas como repertório gestual da dança afro.Em 1963, Mercedes idealizou a coreografia da comissão de frente do desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que venceu o Carnaval daquele ano. Entre outras realizações, Mercedes ministrou cursos fora do Brasil – Nova York e Califórnia. Recebeu diversas homenagens e em 2007 o livro Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança, de autoria de Paulo Melgaço, foi publicado pela Fundação Cultural Palmares.
ATIVIDADES:
01.) MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA:
A)FUNÇÃO
DO ATOR E DA ATRIZ
(
)Representar um cantor
(
)Representar um atleta
( )Representar um ou uma personagem
B) FUNÇÃO DO CENÓGRAFO
(
)Criar o cenário
(
)Criar a história
( )Criar a luz
C)
FUNÇÃO DO DIRETOR
(
)Dirigir o carro
(
)Dirigir o espetáculo
( )Dirigir o ar
02.) COLOQUE F SE FOR FALSO E
V SE FOR VERDADEIRO
( )Coreógrafo pinta o cabelo dos
personagens
( )Coreógrafo cria a sequência de
movimentos dos personagens
( )Figurinista é o responsável pela
entrada dos artistas
1- 3- Qual a importância de Mercedes Baptista?______________________________
1- 4- Quais os impulsos criativos de Mercedes Baptista?______________________________
1- 5- Qual era a linguagem artística de Mercedes Baptista?_________________________________
Boa semana meus amores!!!
Prof.Flausa!!!!