Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professores: Flausa Maria Rosa
Aluno (a): ______________________________________ Série: 8° A
Taquaral de Goiás, 27 de Outubro 2021.
ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO 4°BIMESTRE.
Tema: Materialidades: Processos de Criação: Tecnologias e recursos digitais para acesso, apreciação, produção, registro e compartilhamento de práticas artísticas.
Habilidades: (GO- EF06AR35) Conhecer e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Busca
Ao Tesouro
(Monteiro Lobato)
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as
crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a
vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos
que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas
desapareciam. A nossa história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de
Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a
dormir. (deita-se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)
Pedrinho: Ai, doeu sabia!
Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado pra quê?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de
todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma
maletinha e saiu estrada a fora, em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele
estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e
imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá? Estou perdido. E
agora! O que faço?
Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro,
mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para
atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa
Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro.
Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito
valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer
muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que
não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei
alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro.
Será que você não podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?
Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu
não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
(Fonte: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=725&cat=Infantil&vinda=S )
Professor, converse um pouco com os alunos sobre teatro, aproveite também para
observar se eles já participaram ou assistiram eventos teatrais. Caso a escola
já tenha realizado alguma apresentação, lembre-os desse episódio. Permite que
os alunos narrem as suas experiências com esse tipo de espetáculo.
Teatro
Teatro, do grego théatron,
é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma
história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de
dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo
tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
Teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espetáculos
dramáticos, reuniões, apresentações etc.
Após a discussão, solicite que os alunos leiam novamente o texto. Agora já
familiarizados com a história, oriente-os para que realizem uma leitura
eloquente, interpretando cada fala dos personagens de acordo com a pontuação
empregada. Professor, faça algumas perguntas oralmente aos alunos:
1. Que personagens atuam nessas cenas?
2. Qual era a grande missão de Pedrinho?
3. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao
tesouro?
4. Por que Dona Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem
concorda em ajudá-la? Por quê?
Com base nas cenas lidas, proponha aos alunos que realizem as atividades abaixo
por escrito:
1. Em textos como esse, de que maneira o leitor sabe quem é o personagem que
está falando?
2. Como conversamos, as peças teatrais existem para serem encenadas por atores,
em um teatro, diante de um público. Mas tudo começa com um texto escrito como
esse que você acabou de ler. Dessa forma, quem são os leitores de um texto
teatral?
3. As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens?
Para que elas servem?
4. No trecho: “Pedrinho: Ai, doeu sabia!”, qual é o efeito do ponto de
exclamação?
5. Releia o texto e identifique dois exemplos em que o ponto de interrogação
indica que o personagem espera a resposta para a sua pergunta? Identifique
também um trecho em que o ponto de interrogação indica apenas uma dúvida, um
questionamento do personagem, sem esperar uma resposta do seu interlocutor?
6. O que indicam as reticências empregadas no texto?
7. Com base nas suas respostas anteriores, conclua. Qual é a importância da
pontuação em um texto teatral?
Essa atividade foi extraída da
aula Trabalhando
o gênero: texto teatral, da professora Joseli Rezende Thomaz -
Juiz de fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC.
Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de
responsabilidade do autor.
|