Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, _________ de Outubro de 2021
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.
LÍNGUA E LINGUAGEM.
As pessoas interagem por meio da linguagem. Na interação, elas constroem sentidos, de acordo com as experiências, expectativas e os conhecimentos prévios de cada um. E por causa da linguagem fazemos amigos, criamos laços com várias pessoas, conhecemos histórias, aprendemos, lidamos com opiniões diferentes, etc.
Ao falar e emitir um som, escrever, desenhar, fazer um gesto, cantar uma música, escolher uma roupa não só comunicamos algo, mas também agimos sobre os outros.
Linguagem é uma atividade de interação. É por meio dela que os indivíduos se comunicam, constroem sentidos e agem uns sobre os outros.
a) através da linguagem/fala que
expressamos nossas ideias, opiniões e sentimentos. Dentro da linguagem temos diferentes conceitos.
Hoje vamos falar sobre linguagem verbal, linguagem não verbal e linguagem
mista.
ATIVIDADES
1. Faça um X nas opções que
são exemplos de linguagem não verbal:
( ) Cores das bandeiras e dos semáforos.
( ) Conversa entre professores e alunos.
( ) Um menino fazendo gesto para a mãe que
está longe.
( ) Uma mulher mandando emoticon feliz para
expressar o que está sentindo.
( ) Crianças cantando cantigas infantis.
2. Coloque V quando for
opção verdadeira e F quando for opção falsa.
( ) Linguagem verbal é aquela que utiliza
palavras na comunicação.
( ) Linguagem mista é quando usamos os dois
tipos de linguagem na comunicação.
( ) Linguagem não verbal tem que ter
palavras.
( ) Gestos e postura corporal são exemplos
de linguagem verbal.
( ) Quadrinhos geralmente utilizam linguagem
mista.
( ) Bilhete é um exemplo de linguagem mista.
( ) Linguagem verbal é a linguagem que não
tem palavras.
( ) As placas têm com os três tipos de linguagem, verbal, não verbal e mista.
3.Analise as imagens e coloque se é linguagem
verbal, linguagem não verbal e linguagem mista.
________________________
________________________
_________________________
_____________________________
________________________
____________________________
______________________________
4. As histórias em quadrinhos (HQs) são histórias compostas pela linguagem verbal e não verbal, que podemos chamar de LINGUAGEM MISTA. Essas histórias são apresentadas dentro de quadrinhos, local onde os personagens são expostos, e a fala é escrita dentro de diversos tipos de balões. Há também histórias em que não se usa nenhum tipo de balão. A mensagem é transmitida somente por meio dos desenhos e das expressões faciais. As histórias em quadrinhos que se apresentam em apenas uma linha são chamadas de tiras. Lê a tira que segue e marca a melhor alternativa.
a): A expressão “CHUAC!” reproduz
(A) o som do beijo da personagem no sapo.
(B) o susto que
o sapo levou ao ser beijado.
(C) o surgimento
de uma ideia repentina.
(D) o desejo
realizado por um príncipe.
b) No último quadrinho, a fisionomia do sapo mais os corações ao seu redor revelam
(A) medo em relação à atitude da personagem Mônica.
(B)
reconhecimento do assombro vivido pela personagem Mônica.
(C)
encantamento do personagem em relação à transformação ocorrida.
(D) curiosidade
do personagem sobre a presença da “fada madrinha”.
Outros exemplos de Linguagem Mista: Charges, Cartuns, Tirinhas, Placas, Outdoors, Cartazes de Publicidade
5.Sobre a
linguagem verbal e não verbal, é correto afirmar:
a) A linguagem verbal e não verbal são
duas modalidades de comunicação que nunca são empregadas juntas.
b) A linguagem verbal representa a linguagem formal, enquanto a linguagem não
verbal é representada pela linguagem informal.
c) A linguagem verbal é sempre culta e segue os padrões da gramática da língua.
d) A linguagem não verbal não pode ser realizada nem com a fala, nem com a
escrita.
e) A linguagem verbal também pode ser chamada de linguagem mista, pois utiliza
diversas variantes da língua.
6.
Vamos pesquisar sobre os Emojis e após
assinalar a(as) Afirmações verdadeiras:
a) Os emojis complementam a linguagem verbal expressando as emoções dos
emissores da mensagem.
b) Os emojis utilizam a linguagem mista em que há o uso da linguagem verbal e
não verbal.
c) os emojis representam uma linguagem verbal expressa por diversas figuras.
d) Os emojis são sempre utilizados com os emoticons, outro tipo de linguagem
não verbal.
e) os emojis são essencialmente uma comunicação linguística expressa pela ordem
das palavras.
7. Lê a tirinha da Mafalda:
Segundo a tirinha acima, é INCORRETO afirmar:
a) As linguagens verbal e não verbal são utilizadas pelas duas personagens.
b) Somente a Susanita que utiliza a linguagem não verbal quando levanta o dedo.
c) A linguagem verbal é representada pelas falas das personagens.
d) A linguagem não verbal envolve as expressões e os movimentos das
personagens.
e) Em todos os quadros temos o uso da linguagem verbal e não verbal.
8. Lê a HQ da Mônica:
Sobre a história em quadrinhos acima, podemos afirmar que:
a)
A linguagem verbal pode ser dispensada sem que o sentido da mensagem se altere.
b) A linguagem não verbal é utilizada no segundo e no último quadro.
c) A linguagem não verbal é a mais importante, pois auxilia no entendimento da
mensagem.
d) A linguagem mista é utilizada no último quadro da sequência narrativa.
e) A Mônica, que está tirando a foto, é a única
que usa a linguagem verbal.
9. Observa a tirinha
a)O que tu entendeste da tira?
10. Leia com
atenção a HQ da Mônica e do Cascão:
a) O que a Mônica está fazendo nos 3 primeiros quadros?
b) O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?)
c) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?
d) Qual é a reação da Mônica?
e) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?
f) No último quadro o significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça de Cascão?
g) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?
h) Que tipo de linguagem aparece nesta história?
i) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?