terça-feira, 5 de outubro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, _________ de Outubro de 2021

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.

LÍNGUA E LINGUAGEM.

As pessoas interagem por meio da linguagem. Na interação, elas constroem sentidos, de acordo com as experiências, expectativas e os conhecimentos prévios de cada um. E por causa da linguagem fazemos amigos, criamos laços com várias pessoas, conhecemos histórias, aprendemos, lidamos com opiniões diferentes, etc.

Ao falar e emitir um som, escrever, desenhar, fazer um gesto, cantar uma música, escolher uma roupa não só comunicamos algo, mas também agimos sobre os outros. 

Linguagem é uma atividade de interação. É por meio dela que os indivíduos se comunicam, constroem sentidos e agem uns sobre os outros. 

a) através da linguagem/fala que expressamos nossas ideias, opiniões e sentimentos. Dentro da linguagem temos diferentes conceitos. Hoje vamos falar sobre linguagem verbal, linguagem não verbal e linguagem mista.




ATIVIDADES

1.             Faça um X nas opções que são exemplos de linguagem não verbal:

 

(      ) Cores das bandeiras e dos semáforos.

 

(      ) Conversa entre professores e alunos.

 

(      ) Um menino fazendo gesto para a mãe que está longe.

 

(      ) Uma mulher mandando emoticon feliz para expressar o que está sentindo.

 

(      ) Crianças cantando cantigas infantis.

2.             Coloque V quando for opção verdadeira e F quando for opção falsa.

 

(      ) Linguagem verbal é aquela que utiliza palavras na comunicação.

 

(      ) Linguagem mista é quando usamos os dois tipos de linguagem na comunicação.

 

(      ) Linguagem não verbal tem que ter palavras.

 

(      ) Gestos e postura corporal são exemplos de linguagem verbal.

 

(      ) Quadrinhos geralmente utilizam linguagem mista.

 

(      ) Bilhete é um exemplo de linguagem mista.

 

(      ) Linguagem verbal é a linguagem que não tem palavras.

 

(      ) As placas têm com os três tipos de linguagem, verbal, não verbal e mista. 


3.Analise as imagens e coloque se é linguagem verbal, linguagem não verbal e linguagem mista.

_____________________________
________________________
________________________
_________________________

_____________________________



________________________
________________________
____________________________
______________________________



4. As histórias em quadrinhos (HQs) são histórias compostas pela linguagem verbal e não verbal, que podemos chamar de LINGUAGEM MISTA. Essas histórias são apresentadas dentro de quadrinhos, local onde os personagens são expostos, e a fala é escrita dentro de diversos tipos de balões. Há também histórias em que não se usa nenhum tipo de balão. A mensagem é transmitida somente por meio dos desenhos e das expressões faciais. As histórias em quadrinhos que se apresentam em apenas uma linha são chamadas de tiras. Lê a tira que segue e marca a melhor alternativa.

 a): A expressão “CHUAC!” reproduz

 (A) o som do beijo da personagem no sapo.

(B) o susto que o sapo levou ao ser beijado.

(C) o surgimento de uma ideia repentina.

(D) o desejo realizado por um príncipe.

 b) No último quadrinho, a fisionomia do sapo mais os corações ao seu redor revelam

 (A) medo em relação à atitude da personagem Mônica.

(B) reconhecimento do assombro vivido pela personagem Mônica.

(C) encantamento do personagem em relação à transformação ocorrida.

(D) curiosidade do personagem sobre a presença da “fada madrinha”.

  Outros exemplos de Linguagem Mista: Charges, Cartuns, Tirinhas, Placas, Outdoors, Cartazes de Publicidade

5.Sobre a linguagem verbal e não verbal, é correto afirmar:

a) A linguagem verbal e não verbal são duas modalidades de comunicação que nunca são empregadas juntas.

b) A linguagem verbal representa a linguagem formal, enquanto a linguagem não verbal é representada pela linguagem informal.

c) A linguagem verbal é sempre culta e segue os padrões da gramática da língua.

d) A linguagem não verbal não pode ser realizada nem com a fala, nem com a escrita.

e) A linguagem verbal também pode ser chamada de linguagem mista, pois utiliza diversas variantes da língua.

6.

Vamos pesquisar sobre os Emojis e após assinalar a(as) Afirmações verdadeiras:

a) Os emojis complementam a linguagem verbal expressando as emoções dos emissores da mensagem.
b) Os emojis utilizam a linguagem mista em que há o uso da linguagem verbal e não verbal.
c) os emojis representam uma linguagem verbal expressa por diversas figuras.
d) Os emojis são sempre utilizados com os emoticons, outro tipo de linguagem não verbal.
e) os emojis são essencialmente uma comunicação linguística expressa pela ordem das palavras.

 7.  Lê a tirinha da Mafalda:

Segundo a tirinha acima, é INCORRETO afirmar:

a) As linguagens verbal e não verbal são utilizadas pelas duas personagens.
b) Somente a Susanita que utiliza a linguagem não verbal quando levanta o dedo.
c) A linguagem verbal é representada pelas falas das personagens.
d) A linguagem não verbal envolve as expressões e os movimentos das personagens.
e) Em todos os quadros temos o uso da linguagem verbal e não verbal.

 8. Lê a HQ da Mônica:

 Sobre a história em quadrinhos acima, podemos afirmar que:

a) A linguagem verbal pode ser dispensada sem que o sentido da mensagem se altere.
b) A linguagem não verbal é utilizada no segundo e no último quadro.
c) A linguagem não verbal é a mais importante, pois auxilia no entendimento da mensagem.
d) A linguagem mista é utilizada no último quadro da sequência narrativa.
e) A Mônica, que está tirando a foto, é a 
única que usa a linguagem verbal.


 












9. Observa a tirinha

a)O que tu entendeste da tira?







10. Leia com atenção a HQ da Mônica e do Cascão:
a) O que a Mônica está fazendo nos 3 primeiros quadros?





b) O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?)

c) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?

d) Qual é a reação da Mônica?

e) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?

f) No último quadro o significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça de Cascão?

g) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?

h) Que tipo de linguagem aparece nesta  história?                                                                                                        

i) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?

 11- Transforme a tirinha abaixo em exemplo de linguagem mista depois pinte-a: