domingo, 3 de outubro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás,    _______________________de 2021.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.

OBSERVAÇÃO: CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA ANTERIOR. TEMA: LENDAS, ELEMENTOS DA NARRATIVA, TEPOS VERBAIS, DISCURSO DIRETO E INDIRETO.

OBSERVE O TRECHO

12. Por que foi utilizado o travessão no trecho?  O que esse sinal indica?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Na atividade anterior, aprendemos que discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos (:), aspas (“ )  e travessão ( __ ) . Nesse tipo de discurso, os “verbos de elocução”, como são chamados, podem vir antes ou depois da fala dos personagens.

 Já no discurso indireto, o narrador é responsável por explicar a fala dos personagens.

13. Com base nesses conhecimentos, escreva D para discurso direto e DI para discurso indireto.

a) (  ) __ Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?

b) (  ) __ As provas do meu amor! – respondeu o jovem Jaebé.

c) (  ) Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.

d) (  ) Podemos constatar a prova do grande amor que uniu esses dois jovens no cuidado com que o joão-de-barro constrói sua casa e protege os filhotes.

Vamos relembrar a aula anterior e pensar juntos?

Observe também as pessoas do discurso:


 De posse desses conhecimentos, analisemos o trecho a seguir:

  “Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.”

Quando conjugamos o verbo “contar”, percebemos que “contam” está na terceira pessoa do discurso, no presente simples, observe:

    Modo indicativo

  Presente

  Eu conto; tu contas; ele conta; nós contamos; vós contais, eles contam.

14. Agora continue esse exercício. Conjugue os verbos a seguir e diga em que tempo verbal e em que pessoa do discurso estão empregados no trecho analisado.

Foi:

Nasceu:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Produção textual

 15. Resuma a história lida (Lenda do João-de-barro) usando somente discurso indireto. Não se esqueça de reler o seu texto e fazer as correções necessárias.