Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, _______________________de 2021.
OBSERVAÇÃO: CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA ANTERIOR. TEMA: LENDAS, ELEMENTOS DA NARRATIVA, TEPOS VERBAIS, DISCURSO DIRETO E INDIRETO.
OBSERVE O TRECHO
12. Por que foi utilizado o travessão no trecho? O que esse sinal indica?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na atividade anterior, aprendemos
que discurso direto acontece
quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos (:),
aspas (“ ) e travessão ( __ ) . Nesse tipo de discurso, os “verbos de
elocução”, como são chamados, podem vir antes ou depois da fala dos
personagens.
Já no discurso indireto, o narrador é responsável por explicar a fala dos personagens.
13. Com base nesses
conhecimentos, escreva D para discurso direto e DI para discurso indireto.
a) ( ) __ Que provas podes
dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?
b) ( ) __ As provas do meu
amor! – respondeu o jovem Jaebé.
c) ( ) Contam os índios que
foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.
d) ( ) Podemos constatar a
prova do grande amor que uniu esses dois jovens no cuidado com que o
joão-de-barro constrói sua casa e protege os filhotes.
Vamos relembrar a aula anterior e pensar juntos?
Observe também as pessoas do discurso:
De posse desses conhecimentos, analisemos o trecho a seguir:
“Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.”
Quando conjugamos o verbo “contar”, percebemos que “contam” está na terceira pessoa do
discurso, no presente simples, observe:
Modo indicativo
Presente
Eu conto; tu contas; ele
conta; nós contamos; vós contais, eles
contam.
14. Agora continue esse
exercício. Conjugue os verbos a seguir e diga em que tempo verbal e em que
pessoa do discurso estão empregados no trecho analisado.
Foi:
Nasceu:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Produção
textual
15. Resuma a história lida (Lenda do João-de-barro) usando somente discurso indireto. Não se esqueça de reler o seu texto e fazer
as correções necessárias.