quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B

 

Disciplina

Série

Taquaral de Goiás

 

Página 1 de 4

 

Estudo Orientado

8º ano A e B

29/10/2021

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

Aluno (a): ______________________________________________


Sala de aula invertida: saiba o que é e como usar



O ensino híbrido mescla momentos em que o aluno estuda os conteúdos e instruções usando recursos online, e outros em que o ensino ocorre em uma sala de aula, podendo interagir com outros alunos e com o professor.

Na parte realizada online o aluno dispõe de meios para controlar quando, onde, como e com quem vai estudar.

Qualquer conteúdo online pode ser considerado parte de uma proposta de ensino híbrido?

O conteúdo e as instruções devem ser elaborados especificamente para a disciplina.

É diferente de usar qualquer material que o aluno acessa na internet.

Além disso, a parte presencial deve necessariamente contar com a supervisão do professor.

Valorizar as interações interpessoais e ser complementar às atividades online.

Proporcionado um processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente, interessante e personalizado.

A sala de aula invertida é uma modalidade de e-learning na qual o conteúdo e as instruções são estudados online antes de o aluno frequentar a sala de aula.

A sala de aula passa a ser o local para trabalhar os conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como resolução de problemas e projetos, discussão em grupo, laboratórios etc.

Na abordagem da sala de aula invertida, o aluno estuda antes da aula e a aula se torna o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas.

O professor trabalha as dificuldades dos alunos, ao invés de apresentações sobre o conteúdo da disciplina.

O tipo de material ou atividades que o aluno realiza online e na sala de aula variam de acordo com a proposta sendo implantada, criando diferentes possibilidades para essa abordagem pedagógica.

“Regras” básicas para a aula invertida

As regras básicas para inverter a sala de aula, segundo o relatório Flipped Classroom Field Guide (2014), são:

1) as atividades em sala de aula envolvem uma quantidade significativa de questionamento, resolução de problemas e de outras atividades de aprendizagem ativa.

2) Os alunos recebem feedback imediatamente após a realização das atividades presenciais;

3) Os alunos são incentivados a participar das atividades online e das presenciais.

Sendo que elas são computadas na avaliação formal do aluno, ou seja, valem nota;

 

Com base no texto acima, responda:

1-      Qual a principal diferença da sala de aula invertida para o modelo normal de ensino?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      O que você entendeu por “sala de aula invertida”?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-      Qual a principal vantagem do modelo de sala de aula invertida?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________