Disciplina | Série | Taquaral de Goiás |
Página 1 de 4
|
Estudo Orientado | 8º ano A e B | 29/10/2021 |
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Aluno (a): ______________________________________________
Sala de aula invertida: saiba o que é e como usar
O ensino híbrido mescla momentos em que o
aluno estuda os conteúdos e instruções usando recursos online, e outros em que
o ensino ocorre em uma sala de aula, podendo interagir com outros alunos e com
o professor.
Na parte realizada online o aluno dispõe
de meios para controlar quando, onde, como e com quem vai estudar.
Qualquer conteúdo online pode ser
considerado parte de uma proposta de ensino híbrido?
O conteúdo e as instruções devem ser
elaborados especificamente para a disciplina.
É diferente de usar qualquer material que
o aluno acessa na internet.
Além disso, a parte presencial deve
necessariamente contar com a supervisão do professor.
Valorizar as interações interpessoais e
ser complementar às atividades online.
Proporcionado um processo de ensino e de
aprendizagem mais eficiente, interessante e personalizado.
A sala de aula invertida é uma modalidade
de e-learning na qual o conteúdo e as instruções são estudados online antes de
o aluno frequentar a sala de aula.
A sala de aula passa a ser o local para
trabalhar os conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como
resolução de problemas e projetos, discussão em grupo, laboratórios etc.
Na abordagem da sala de aula invertida, o
aluno estuda antes da aula e a aula se torna o lugar de aprendizagem ativa,
onde há perguntas, discussões e atividades práticas.
O professor trabalha as dificuldades dos
alunos, ao invés de apresentações sobre o conteúdo da disciplina.
O tipo de material ou atividades que o
aluno realiza online e na sala de aula variam de acordo com a proposta sendo
implantada, criando diferentes possibilidades para essa abordagem pedagógica.
“Regras” básicas para a aula invertida
As regras básicas para inverter a sala de
aula, segundo o relatório Flipped Classroom Field Guide (2014), são:
1) as atividades em sala de aula envolvem
uma quantidade significativa de questionamento, resolução de problemas e de
outras atividades de aprendizagem ativa.
2) Os alunos recebem feedback imediatamente
após a realização das atividades presenciais;
3) Os alunos são incentivados a participar
das atividades online e das presenciais.
Sendo que elas são computadas na avaliação
formal do aluno, ou seja, valem nota;
Com base no texto acima, responda:
1- Qual
a principal diferença da sala de aula invertida para o modelo normal de ensino?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O
que você entendeu por “sala de aula invertida”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Qual
a principal vantagem do modelo de sala de aula invertida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________