Disciplina | Série | Taquaral de Goiás |
Página 1 de 4
|
Estudo Orientado | 8º ano A e B | 22/10/2021 |
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Aluno (a): ______________________________________________
Atividades complementares de Estudo Orientado referente ao 4º Bimestre de 2021
Metodologias ativas: veja 6 exemplos e confira os seus benefícios
No ensino tradicional, o aluno costuma ficar sentado na sala de aula enquanto ouve o professor. Já em uma escola com metodologias ativas, o estudante participa ativamente do processo de aprendizado, isto é, ele pratica alguma atividade para aprender o conteúdo, em vez de apenas escutar. Neste caso, as aulas não são apenas expositivas, nem o professor é o sujeito principal da sala de aula. No contexto de uma metodologia ativa, o aluno exerce papel central no processo de aprendizado, pois a partir de sua própria postura e ações é que o conhecimento será ou não efetivado.
Como funcionam as metodologias ativas
As
metodologias ativas podem ser colocadas em prática a partir de diferentes
estratégias, como resolução de
problemas, construção
de projetos ou mesmo a chamada “sala de aula invertida”, quando o
aluno ensina determinado conteúdo
para o restante da turma.
Isso
porque esse modelo de ensino e aprendizado baseia-se na Pirâmide de Aprendizado,
desenvolvida pelo psiquiatra norte americano William
Glasser (1925-2013). Segundo
a proposição de Glasser, o aprendizado do estudante melhora
conforme ele apresenta uma postura mais ativa no processo de aquisição de conhecimento.
A partir de tal concepção, o
pesquisador desenvolveu uma pirâmide gráfica indicando o grau de retenção de conhecimento de diferentes estratégias de aprendizado.
Conheça a Pirâmide
de Aprendizado, de William Glasser
De acordo com a pirâmide, um método de aprendizado mais ativo é também mais eficaz. Isso porque o estudante acaba sendo responsável pela construção do conhecimento, conseguindo elaborar os conteúdos
a partir da própria
realidade, estabelecendo, então, relação entre eles.
Para Glasser, estas são as taxas de
aprendizado dos seguintes
métodos de estudo:
e ações é que o conhecimento será ou
não efetivado.
Como funcionam as metodologias ativas
As
metodologias ativas podem ser colocadas em prática a partir de diferentes
estratégias, como resolução de
problemas, construção
de projetos ou mesmo a chamada “sala de aula invertida”, quando o
aluno ensina determinado conteúdo
para o restante da turma.
Isso
porque esse modelo de ensino e aprendizado baseia-se na Pirâmide de Aprendizado,
desenvolvida pelo psiquiatra norte americano William
Glasser (1925-2013). Segundo
a proposição de Glasser, o aprendizado do estudante melhora
conforme ele apresenta uma postura mais ativa no processo de aquisição de conhecimento.
A partir de tal concepção, o
pesquisador desenvolveu uma pirâmide gráfica indicando o grau de retenção de conhecimento de diferentes estratégias de aprendizado.
Conheça a Pirâmide
de Aprendizado, de William Glasser
De acordo com a pirâmide, um método de aprendizado mais ativo é também mais eficaz. Isso porque o estudante acaba sendo responsável pela construção do conhecimento, conseguindo elaborar os conteúdos a partir da própria realidade, estabelecendo, então, relação entre eles. Para Glasser, estas são as taxas de aprendizado dos seguintes métodos de estudo:
Leitura: 10%
Escuta: 20%
Observação: 30%
Escuta mais observação: 50%
Debate, conversa ou discussão:70%
Ensinar para alguém:
95%
As
taxas de sucesso indicadas por Glasser influenciaram a formação de novas
metodologias de ensino, as chamadas metodologias
ativas. Por isso, esses novos métodos não utilizam a aula expositiva
como principal modo de adquirir conhecimento
e propõem novas dinâmicas para sala de
aula.
Confira abaixo 6 exemplos de metodologias ativas
Situações problema
O aprendizado baseado em problemas prevê que o estudante aprenda por meio da resolução colaborativa de desafios. Neste caso,
há um incentivo à capacidade do aluno de analisar, estruturar e criar
diante de uma situação desafiadora.
Neste contexto, o
professor exerce um papel de mediador, que provoca e instiga o aluno a resolver
o problema por conta própria. Ao
final, o docente deve levar os estudantes
à reflexão, para que eles entendam, de modo crítico
e reflexivo, quais
alternativas também eram possíveis para a resolução do desafio.
Desenvolvimento de projetos
Em resumo, a metodologia ativa por meio de projetos
demanda que o aluno elabore um projeto e o faça por conta própria. Um exemplo é a cultura do “faça você mesmo”, na qual o aluno
aprende enquanto faz. Nessa
situação, o aluno desenvolve a capacidade de analisar e resolver problemas por
meio de etapas e ações coordenadas.
Além disso, os projetos devem ser desenvolvidos em grupos, de modo
colaborativo, para que o estudante
desenvolva também a capacidade de trabalhar
em conjunto.
Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é uma das estratégias
para trabalhar uma metodologia ativa com os estudantes. Neste caso, há uma substituição da aula expositiva dada pelo
professor por uma mais dinâmica, em que o conteúdo é ensinado pelo
próprio aluno.
Para que isso seja
possível, o estudante deve ter acesso
antecipado ao conteúdo e interagir com os
demais colegas para realizar projetos e resolver problemas. O intuito é
fazer com que o aluno tenha uma postura mais ativa, além de aumentar o
interesse dele pelo tema abordado.
Deve
haver um incentivo para que recursos variados, como imagens, vídeos ou textos
complementares, sejam utilizados ao
longo da aula invertida. Afinal, o intuito é que ela seja dinâmica e envolvente não apenas para o aluno expositor, mas também para os
demais estudantes da turma.
Ensino Híbrido
O ensino híbrido é uma mescla entre dois modelos de ensino já existentes, o presencial e o online. Por isso, a modalidade híbrida de ensino apresenta características desses dois formatos. O aluno deve seguir um cronograma de estudo estabelecido pelo professor, como acontece na aula presencial, só que a gestão do tempo, o ritmo de estudo e o local, são definidos pelo próprio estudante Nesse exemplo, a aula, em si, nem sempre é dinâmica, mas ela é considerada uma metodologia ativa por exigir do aluno uma postura proativa no processo de aquisição do conhecimento.
Gamificação
A
gamificação é a utilização de jogos em
situações de ensino e aprendizado. Neste caso, valem jogos de tabuleiro, atividades físicas feitas na
quadra escolar ou fora dela, por exemplo. Em geral, essa é uma estratégia de ensino que gera bastante
engajamento entre os alunos, que se sentem
desafiados e estimulados a chegar até o final. Para que ela seja possível, o professor
deve “gamificar” alguns conteúdos da matéria
com o intuito de envolver
os estudantes na resolução de problemas ou de perguntas.
Estudos de caso
Neste exemplo, o
professor apresenta uma situação real para
os alunos e pede a eles que resolvam o caso.
Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante
adquirir um conhecimento prático, além de teórico.
Escolas
com bolsas de estudo
Benefícios das metodologias ativas
Há vários benefícios em se trabalhar
metodologias ativas na sala de aula, por exemplo: aumento
do interesse dos alunos pelo conteúdo, aquisição de
conhecimento feita de modo mais lúdico e eficiente, melhora na capacidade de resolver
problemas por meio de projetos colaborativos.
É
importante destacar que diferentes metodologias de ensino possuem objetivos
também diferentes. No caso das
metodologias ativas, o intuito é formar um aluno mais crítico e proativo, por
isso, é exigido e trabalhado ao longo
de sua vida escolar a capacidade de envolver-se em projetos, de tomar decisões
e de avaliar os resultados obtidos.
RESPONDA:
01. Diante dos novos desafios do século XXI, a educação buscou novos caminhos e ferramentas para se reinventar. Um desses caminhos é o modelo chamado metodologias ativas, em que o aluno deixa de ser passivo no processo de aprendizagem e se torna um agente ativo na construção do seu conhecimento. Você acha que com esse novo método de ensino a sua aprendizagem pode ser melhor? De que forma?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Quais são os benefícios das metodologias ativas?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. O que é ensino
híbrido?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________