quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B

 

Disciplina

Série

Taquaral de Goiás

 

Página 1 de 4

 

Estudo Orientado

8º ano A e B

08/10/2021

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

Aluno (a): ______________________________________________

 

Atividades complementares de Estudo Orientado referente ao 3º Bimestre de 2021

TEMA: Anotando!

Olá, estudante!

Para compreender um assunto, o primeiro passo é o entendimento, e depois conseguir lembrar o que foi lido ou ouvido, fazendo associações com outros assuntos. Uma forma de facilitar o seu entendimento é a realização de anotações sobre o assunto que está sendo estudado. As anotações podem ser feitas sobre o conteúdo de uma aula, a leitura de um texto, além de filmes, vídeos, músicas, entre outros. Existem várias maneiras de fazer anotações, e é isso que você aprenderá nesta aula! Vamos lá?

 

ATIVIDADES

 

Ao ler um texto ou assistir uma aula, nem sempre é possível entender tudo o que está sendo apresentado, não é mesmo? Por muitas vezes, há a necessidade de reler, assistir de novo, ou seja, retomar o assunto que está sendo tratado. Para ajudar no entendimento e na retomada dos assuntos, nada melhor do que anotar, com as próprias palavras, as informações que foram conhecidas! As anotações facilitam o entendimento, porque são feitas do seu jeito, no seu tempo e na sua linguagem. Anotar o que foi entendido, usando sua linguagem, é uma técnica que facilita a compreensão dos assuntos, pois ajuda a registrar e conservar as informações fundamentais apresentadas. Mas, para que as anotações auxiliem de fato a sua aprendizagem, é necessário que façam sentido e que,

ao relê-las, você consiga entender o que foi anotado e usar as anotações para seu estudo. Sendo assim, dê só uma olhada em alguns passos e informações necessárias para fazer boas anotações.

 

a) Anotar só o fundamental, de forma clara e resumida.

Uma anotação que é uma simples cópia do que foi lido ou ouvido, ou então que seja muito abrangente, não auxilia no entendimento do assunto. É interessante então, que a anotação seja clara e resumida, para que seu entendimento posterior seja facilitado.

 

b) Ler e reler antes de anotar.

No caso das anotações se referirem a um texto, é importante que você leia uma vez para entender o assunto e depois prossiga com as anotações. Na segunda leitura, provavelmente o assunto já estará mais digerido.

 

c) Anotar aos poucos.

Não é produtivo anotar tudo o que foi entendido de uma vez só. É mais eficaz ir realizando as anotações aos poucos, à medida que o texto vai sendo lido ou a aula transcorrida.

 

 

d) Inserir comentários.

Os comentários pessoais são uma boa forma de você se aproximar do assunto. Você pode, por exemplo, comentar sobre algum assunto relacionado, alguma dica ou algum gatilho de memória que faça com que entenda melhor o assunto.

 

e) Personalizar as anotações.

Essa é uma das características que mais fazem diferença para se obter uma anotação eficaz. Isso porque, ao personalizar as anotações, você irá registrar na sua linguagem e podem utilizar títulos, subtítulos, marcações gráficas, desenhos, esquemas e tudo o que achar bacana para realizar associações.

 

 

f) Experimentar novas estratégias.

 

Sua imaginação é o limite! Não há “fórmula pronta” para realizar uma boa anotação, pois o processo de entendimento de cada pessoa é único. Sendo assim, é importante que você experimente, até encontrar o tipo de anotação mais eficaz para seus estudos.

 

Uma outra forma interessante de fazer anotações é por meio  

de perguntas sobre o tema. É aquela anotação na qual você  registra sua dúvida e assim pode ir em busca de respostas.

Veja só um exemplo.

 

Assunto: O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram em torno do Sol.

 

Anotações: o que são asteroides? Qual a diferença entre um planeta e um asteroide? Pesquisar!

 

Ah, outra coisa muito importante é que, ao fazer anotações de uma aula, é importante que você indique a data, o tema abordado e os pontos principais. Isso irá facilitar a localização da informação depois, no momento do seu estudo, melhorando a organização e o aproveitamento do tempo.

 

 


 

 Responda;

 

Agora, que tal colocar em prática a técnica das anotações? Para isso, leia o texto abaixo e faça anotações, no caderno, sobre o entendimento de cada parágrafo, com suas palavras. Ah, não se esqueça de pesquisar no dicionário as palavras que você não sabe o significado e registre em suas anotações também!

 

Qual espaço a internet ocupa em sua vida?

 

Esta temática rapidamente suscita uma questão importante a ser considerada: o limiar entre o uso saudável e benéfico versus a utilização demasiada que pode nos causar danos. E, dentro desta perspectiva, o limiar é tênue. Não podemos apontar a internet como um “lobo mau”. Ela pode ser útil e benéfica, e muito.

 

Hoje, utilizamos a internet para pesquisar, estudar, comprar, trabalhar, obtermos informações locais, regionais, nacionais e internacionais. Também nos serve para contatar pessoas, resolvermos situações cotidianas, inclusive encontrar antigos amigos que já não há a proximidade rotineira e, assim, obtermos notícias de pessoas queridas.

 

Por exemplo, a internet nos possibilita escrevermos o que sentimos e pensamos com maior facilidade, afinal de contas, a solidão do eu com o papel (ou celular, internet) pode gerar a sensação de estar protegido das críticas. Ganhamos coragem para falar por meio escrito e muito elaboramos ao escrevermos.

 

Nem sempre conseguimos transmitir o real significado do que sentimos em palavras. Na escrita, às vezes, até piora, pois perdemos a entonação da voz e as palavras nem sempre ganham uma melodia harmoniosa com aquilo que queremos realmente transmitir. A impulsividade aqui é a inimiga número um das “postagens” e “despostagens” nas redes sociais. Por vezes, a entonação da escrita ganha lugar no estilo nu e cru da publicação e o arrependimento é o maior aliado.

 

Mesmo assim, o mundo digital é extremamente atrativo e facilitador. O alerta da caixa de entrada de e-mails, o bipe da mensagem, a informação imediata, a rede social em tempo real, cativa qualquer sujeito a ficar “conectado” e, por vezes, “desconectado” do mundo a sua volta, do convívio, da troca afetiva, do livro, do que consome tempo.

Folle, Adriana & Zanatta, Denise. Qual espaço a internet ocupa em sua vida? (Adaptado). Jornal O Alto Uruguai. Publicado em 29 de setem-

bro de 2018. Disponível em: https://www.oaltouruguai.com.br/noticia?id=2726 . Acesso em: 30 de junho de 2021.

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Vale a reflexão: qual o espaço que a internet ou tecnologia ou celular ocupa em sua vida? A apropriação da internet e o seu uso na vida diária se dá por meio dos interesses próprios, desejos e motivações. O ideal é que possamos usufruir dos benefícios da internet e ter uma relação satisfatória e saudável com a mesma.