segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Atividade de Arte - 8°B

Disciplina

Série

Data

Arte  

8° ANO B 

     26-10-2021

Colégio Estadual Princesa Izabel     -     Taquaral de Goiás-G0     

Professor: Pabliny Ribeiro Souto 

Aluna(o):

ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO 4°BIMESTRE  

Tema: Materialidades: Processos de Criação: Tecnologias e recursos digitais para acesso, apreciação, produção, registro e compartilhamento de práticas artísticas. 

Habilidades: (GO-EF06AR35) Conhecer e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Compartilhamento de repertórios artísticos – Clown



O Clown, ou palhaço, é mais que uma linguagem teatral, é um estado do ser, onde este se defronta com uma possibilidade de encontro com suas contradições enquanto sujeito social e indivíduo, descobrindo um caminho para desenvolvimento de sua sensibilidade, entendido por nós como ferramenta fundamental para as produções no campo da arte. Eles já foram chamados de bobos da corte, saltimbancos, histriões, jograis, fanfarrões, arlequins, bufões, gaiatos, parlapatões e por aí vai. Já divertiram reis e poderosos, já fizeram crianças deprimidas sorrirem, moribundos gargalharem no leito da morte e mil outras incursões na graça e no riso, que parece que o papel do palhaço já está escrito na história da humanidade de forma intensa e definitiva. Contudo, nem só de riso é feito a arte do Clown. Há quem defenda que a técnica do palhaço não se encena. É-se palhaço!

O clown não é uma personagem como conhecemos e criamos habitualmente quando estamos iniciando um processo de encenação. Cada clown é pessoal e inimitável, pois é uma dilatação do eu interior de cada um. É como se expandíssemos ao máximo quem somo e as nossas características pessoais, chegando e brincando com o ridículo. Quanto mais verdadeira é essa exposição, maior será o resultado com o público, pois geralmente todos se identificam com o que é autêntico e original. Então não se encena um clown/palhaço você precisa SER. 

Veja os vídeos a seguir com algumas apresentações de cenas que se utilizam da linguagem do clown:

 1. Cabaré Palhaços em Rede - Cena: "O Show", do Grupo Operação de Riso - Disponível em: Acesso em: 20 out. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=MDKloop5EkE> 

2. Cabaré Palhaços em Rede - Cena "Chapéuzinho Vermelho?", do Grupo Operação de Riso – Disponível em: Acesso em: 20 out. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=cuoVS4Rf5EI> 

3. Just for Laughs - KGB Clowns – Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020. 

<https://www.youtube.com/watch?v=tgUlMV2AaCg&feature=youtu.be>


ATIVIDADE 

1- Você já havia visto esse tipo de palhaço/clown antes? Fale sobre os palhaços que você já havia antes e o que você achou de diferente.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – O que você entendeu por “é preciso ser um clown/palhaço”?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Você consegue identificar, após ver os vídeos e ler sobre essa linguagem, quais características suas seriam mais fortes se fizesse um trabalho de criação para encontrar seu clown/palhaço? Fale sobre como você imagina que seria.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Vendo o vídeo e pesquisando por imagens na internet tente criar como seria a sua maquiagem de clown/palhaço. Você pode usar pintar o modelo abaixo ou mesmo se maquiar e enviar uma foto para o seu professor.