segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Atividade de Arte- 7ª Ano A

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

    Diretor: Wattson Mamedes de Souza

     Professores: Flausa Maria Rosa                       

     Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A     

     Taquaral de Goiás, 27  de Outubro 2021.

ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO 4°BIMESTRE.

Objetivos: Conhecer e escrever sobre Teatro.

Conteúdo: Produzir teatro e relato, observando os elementos constitutivos dos gêneros em estudo (forma, estilo e conteúdo) em função das condições de produção

O QUE É TEATRO? É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.

BUSCA AO TESOURO

   (MONTEIRO LOBATO)

 1ª CENA

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

 Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.

Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)

Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.

Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)

Pedrinho: Ái, doeu sabia.!

Emília: Você não pediu?

Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.

Emília: E então, está preparado?

Pedrinho: Preparado prá que?

Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

Emília: O que você vai procurar.

Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

Emília: Porque você foi o escolhido.

Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

2ª CENA

Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...

Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço?

Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?

Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

Visconde: Que tesouro é esse?

Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

Visconde: Posso ir com você?

 Pedrinho:Eu acho que pode.

Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

3ª CENA

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca. Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?

Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?

Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.

ATIVIDADE

Agora é com você! Você já conhece sobre teatro e acabou de ler um texto teatral. Diante disso, escolha uma entre as duas propostas: 1ª Utilize o texto de Monteiro Lobato para encenar seja com fantoches, desenhos ou itens de sua escolha e grave um vídeo. 

2ª Utilize o texto de Monteiro Lobato como base e escreva uma peça teatral com no mínimo duas cenas e no máximo três. Lembrando que é necessário ter descrição dos personagens, bem como cenário, bastidores, coerência e coesão.

1) Quanto tempo você levou para responder as atividades?

_________________________________________________

2) O que você aprendeu?

__________________________________

3) Qual a sua dedicação para resolver as atividades? (atribua uma nota de 0 a 10)

_____________________

4) Qual o seu nível de conhecimento do conteúdo após a interação com os materiais (vídeo, interação, texto e exercícios)? (0 a 10)_________________________________________

 

 

                                                                      SE PUDER, FIQUE EM CASA!!!