Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professores: Flausa Maria Rosa
Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A
Taquaral de Goiás, 27 de Outubro 2021.
ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO 4°BIMESTRE.
Objetivos:
Conhecer e escrever sobre Teatro.
Conteúdo:
Produzir teatro e relato, observando os elementos constitutivos dos gêneros em
estudo (forma, estilo e conteúdo) em função das condições de produção
O QUE É TEATRO? É uma forma de arte na qual um ou vários
atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos
variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo
o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. Existem muitos
gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche,
ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.
BUSCA AO TESOURO
(MONTEIRO LOBATO)
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar
histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito
interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito
valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os
problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa
noite de luar.
Pedrinho: (Deitado
em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a
realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não?
Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um
sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)
Pedrinho: Ái, doeu sabia.!
Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é
para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de
viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal
tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego
as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para
cá.? Estou perdido. E agora. O que faço?
Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está
indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que
encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande
tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho:Eu acho que
pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai
na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim
resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele
tesouro. Era a bruxa Cuca. Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo
procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando
esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas
mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau
amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece
o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um
baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?
Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse
grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
ATIVIDADE
Agora é com você! Você já conhece sobre teatro e acabou de ler um texto teatral. Diante disso, escolha uma entre as duas propostas: 1ª Utilize o texto de Monteiro Lobato para encenar seja com fantoches, desenhos ou itens de sua escolha e grave um vídeo.
2ª Utilize o texto de Monteiro Lobato
como base e escreva uma peça teatral com no mínimo duas cenas e no máximo três.
Lembrando que é necessário ter descrição dos personagens, bem como cenário,
bastidores, coerência e coesão.
1) Quanto tempo você levou para responder as atividades?
_________________________________________________
2) O que você aprendeu?
__________________________________
3) Qual a sua dedicação para resolver as atividades?
(atribua uma nota de 0 a 10)
_____________________
4) Qual o seu nível de conhecimento do conteúdo após a
interação com os materiais (vídeo, interação, texto e exercícios)? (0 a 10)_________________________________________
SE PUDER, FIQUE EM CASA!!!